Portal da Educao Adventista

*Pro Mi Atividades e Projetos *

10

jan
2016

Avaliação

Pro Miriam

comentários[0]

15

abr
2014

Projeto do livro "O Amor Tem Todas as Cores"

 

Projeto do livro "O Amor Tem Todas as Cores"  Márcia Honora

Introdução

  

   Pais, professores devem ficar atentos na formação de seus filhos e alunos no que diz respeito ao preconceito que se apresenta de várias formas entre as crianças.

   Entre as lições centrais, vale lembrar que aquele que reconhece o valor de alguém pelas batalhas que enfrenta, e não pelo que aparenta, jamais será preconceituoso. Da mesma forma, quem percebe que cada um de nós tem o desafio de admitir e afirmar a própria singularidade diante do mundo não faz a crueldade de humilhar alguém por causa disso. A alegria que se sente em instituições em que se respeita e se aprecia a pluralidade, como as que conheci, constitui a melhor razão para aprendermos com elas.

... Quando se enfrenta a discriminação ou se dá o tratamento adequado a alunos com defasagem, síndromes e deficiências (como mostrado no especial Inclusão, de NOVA ESCOLA), o desempenho de todos melhora, sem contar o ganho maior que é o de conviverem solidariamente e em paz. 

                                                       Luis Carlos de Menezes

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

   Sabemos que a primeira semana de aula é um período de adaptação e acolhimento, onde as crianças precisam interagir uma com as outras no ambiente escolar.

   Portanto pensamos neste projeto como incentivo a interação e onde podemos trabalhar também as diferenças que possivelmente teremos em sala.

   "O Amor Tem Todas As Cores" é um livro paradidático que tem como objetivo levar os leitores a uma discussão e análise de como as diferenças podem aproximar as pessoas.

   O bom humor e a cortesia devem especialmente ser cultivados pelos pais e professores. Todos podem possuir fisionomia radiante, voz mansa, maneiras corteses, que são elementos de poder. As crianças são atraídas por uma atitude prazenteira e radiante. Mostrem-lhes bondade e cortesia, e manifestarão o mesmo espírito para com vocês, e umas para com as outras. Ellen White, Educação.

 

"Como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34. 

 

   Mediante a estes conselhos da escritora Ellen White e aos ensinamentos bíblicos, torna-se necessário um projeto que priorize o respeito e o amor no ambiente escolar.

 

 

Objetivo Geral

  • Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.

 

Objetivos Específicos

  • Apropriar de valores como o respeito a si próprio e ao outro.
  • Promover discussão sobre os valores humanos, da beleza negra e da diversidade.
  • Levar a criança a perceber, que suas heranças, desde o seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares.
  • Respeitar as diferenças.
  • Conhecer atitudes que promovem a interação e o respeito.

 

Objetivos relacionados as disciplinas

  • Avançar na hipótese da escrita.
  • Ler e escrever com auxílio da professora.
  • Interpretar um texto.
  • Reconhecer um texto instrucional (receita de bolo).
  • Identificar as letras do alfabeto no teclado de um computador.
  • Realizar contagens.
  • Seriar de acordo com o tamanho.
  • Interpretar um gráfico simples.
  • Resolver histórias matemáticas simples.
  • Identificar as características dos coelhos através de pesquisa.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Saber que Deus ama a todos igualmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades

 

1. Apreciação do tema: Mostrar aos alunos a gravura de uma vaca, de um boi, coelhos e conversar com os alunos sobre fantasia e realidade. Perguntar sobre as características do ser humano e dos animais que os diferenciam.

2. Mostrar o livro, pedir para que leiam o título observem a capa, o nome do autor e editora.

3. Leitura do livro: O Amor Tem Todas As Cores.

4. Interpretando o texto: Conversa em roda sobre a história. Momento das perguntas onde os alunos respondem oralmente. A professora escreve as resposta na lousa.

  • Quem são os personagens?
  • Onde acontece a história?
  • Qual o trabalho dos personagens?
  • Características de cada personagem.
  • Pedir para que um aluno relate o começo da história e outro o final.
  • Conclusão do que aprenderam com o texto.
  1. 5.  Religião: DVD: Crianças Iguais - Luiz Claudio.

6. Interpretando o texto: Desenhar para representar a história lida pela professora.

7. Exposição dos desenhos.

8. Artes: Confecção de fantoches com os personagens. Material: papel colorido, tesoura, cola, lápis de cor, canetinha hidrocor, palito de sorvete.

9. Artes: Dobradura do coelho. Em anexo.

  1. Dramatização: Em grupo as crianças irão apresentar a história umas as outras, utilizando os fantoches.
  2. Como tarefa de casa os alunos irão apresentar a história para a família.
    1. Ciências: Pesquisa coletiva sobre os coelhos no NIE.
    2. Linguagem escrita: Receita do bolo de cenoura.
    3. Linguagem Oral: Conversando sobre as diferenças: Introdução ao Projeto Identidade.
    4. Natureza e Sociedade: Meio de comunicação que os personagens utilizaram na história (computador). Encontrar  as letras que a professora ditar no teclado de um computador (NIE).
    5. Matemática: Seriação com coelhinhos. Gráfico: Coelhos e suas cores. Contando as patinhas (História matemática envolvendo a adição). Números: Contando os coelhinhos, relação número e numeral.
    6.  Linguagem escrita: Utilização do alfabeto móvel para escrita das palavras retiradas do texto. Atividade em duplas. Primeira letra do alfabeto: Explorar a palavra AMOR.
    7. Artes: Deixar as crianças experimentarem o toque, nos cabelos umas das outras, para perceber que nem todo mundo é igual. Em seguida, elas representaram essas sensações em bonecos de massinha. "Tanto o toque como a massa de modelar tem o objetivo de experimentar um contato prazeroso com o outro".
    8. Produção de texto coletiva: lista de cores, reescrita da história, acróstico (AMOR), receita do amor...
    9. Avaliação: Observação do desempenho do aluno durante o projeto e do relacionamento com os coleguinhas da escola.
    10. Culminância: Produção de um "álbum da diversidade" coletivamente, com desenhos e colagens de fotos e gravuras com pessoas de todos os jeitos e gêneros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes de Pesquisa

 

  • Bíblia Sagrada

 

 

 

Leitura

comentários[0]

13

abr
2014

Ciranda da Leitura

image

Leitura

comentários[0]

13

abr
2014

Ciranda da leitura - A descoberta de Leita

A Descoberta de leila, projeto que fiz para o 1º ano!image

Leitura

comentários[0]

9

abr
2014

Projeto de leitura

Livro: Com Rimas Também se Brinca - Hulda Cyrelli de Souza - Ilustrações Madalena Irokawa Tseng

Projeto de Leitura

Professora Miriam  - 1º ano A e B

Justificativa: É indispensável à prática da leitura nas séries iniciais utilizando paradidáticos que estimulem a imaginação, criatividade e a interação do aluno e autor do livro. Contando e recontando histórias.

Objetivos

Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da leitura.
Desenvolver a oralidade.
Despertar também o interesse pela escrita. 
Interagir com as rimas do texto.
Produzir novas rimas de forma oral ou escrita.

Desenvolvimento

Apreciação do livro: Observando a capa, ilustração.
Apresentação da autora e ilustradora. Projetar a foto e outros trabalhos realizados pela autora, inclusive o livro didático de português.
Leitura do livro pela professora com a entonação necessária ao texto.
Interpretando o texto junto com os alunos.
Pedir para os alunos contarem o texto utilizando suas próprias palavras, cada aluno apresenta uma página.
Produzir novas rimas, numa brincadeira divertida.
A professora escreve na lousa estas rimas, digita e os alunos ilustram no caderno de produção de texto.

Material

Paradidático: Com palavras Também se Brinca...
Dicionário para pesquisa de novas rimas e como realizar a escrita correta se surgir dúvidas na sala.
Mural
Epson Interativo - Escrita de rimas utilizando as cores para os finais das palavras
Epson Projeção - Projeção das rimas do livro.
Lousa
Bíblia Sagrada - Interação fé e ensino. A Página 15 do livro apresenta uma rima sobre a "fofoca".
"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." Levíticos 19:16.
Caderno de produção textual
Lápis de cor

Duração

15 dias aproximadamente.

Culminância

image

 

leitura

comentários[0]



Scrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text Generator


Custom Myspace Clock

Ilustrações da música Pindorama - 2º ano

Visualizar todas
Obtenha o seu
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.