Portal da Educao Adventista

*educar para salvar *

30

set
2014

Capelania? O que esperar deste departamento.

Entre as necessidades que assinalam as prioridades da Igreja Adventista ao definir os diversos campos de ação pastoral, põe-se hoje com urgência crescente à relação entre a teologia e a pedagogia, especificamente no que
concerne ao desempenho de uma pastoral escolar, considerando o crescimento da educação adventista, fazem das escolas um ambiente de ação pastoral ordinário e específico.

A função de Capelão escolar se conjuga duas vocações: a de pastor e a de professor. O Capelão é um pastor. Sua igreja são seus alunos, os pais dos alunos e seus colegas de trabalho e a função primordial do Capelão, é a assistência espiritual aos alunos. Tapia (1998)

A Capelania participa do processo educativo em todos os segmentos da escola. Tem o aluno como primeira pessoa na
sua atenção, mas passa também pelo apoio a familiares, além dos professores e funcionários que também experimentam as oportunidades de crescimento espiritual que a Bíblia oferece. Dirigida por um pastor, com o compromisso de valorizar o projeto pedagógico, o capelão coordena a área de ensino religioso, estimula momentos
de busca a Deus e coopera com a direção, em ações que tornem o colégio um divulgador dos ensinos do Senhor Jesus
. (Capelania do Colégio Batista, 2005.)

Desafios:

Neste século vivemos a meio de uma enorme mistura global de culturas religiosas. E por sua vez, estas culturas não subsistem num vazio, estão incorporadas nas sociedades. No passado, a religião desempenhava um papel central na sociedade. Fisher (2000) comentando sobre este aspecto lembra que as crenças religiosas são consideradas escolhas subjetivas em vez de leis absolutas.

Jerônimo (2002) adverte-nos dizendo que a ordem deste "mundo moderno" e o destino da humanidade passaram a ser conduzidos pelo próprio homem, com base nas suas capacidades intelectuais. Por outro lado a ciência apodera-se de um poder secularizado, racional, e tenta de todas as formas erradicar, afastar ou silenciar tudo que esta relacionado com Deus.

Deus aos estabelecer um plano educacional, o fez com objetivos bem claros e definidos.

O sistema de educação instituído no princípio do mundo, devia ser um modelo para o homem em todos os tempos.
Como ilustração de seus princípios se estabeleceu uma escola modelo no Éden... O jardim do Éden era a sala de aula, a natureza o livro texto, o Criador o professor, e os pais da família humana os alunos.
(White, 1964, p.17).

É exatamente neste contexto que aparece a grande importância do Plano Educativo de Deus. Só há uma esperança para a humanidade, o poder de Jesus restaurador. White (1964) diz: "A maior necessidade do homem é cooperar com este poder. Não deveria ser por acaso esta cooperação o propósito mais elevado de todo esforço educativo?". (p.29).

Assim, a Capelania deve ser o elemento catalizador entre todos os departamentos da esfera da escola, leva a responsabilidade por fazer a ligação espiritual de todos os elementos que compõem uma escola.

Como "pastor espiritual", ele recorda a toda gente que somente há vida em Jesus Cristo e que nossa vida somente tem sentido com Ele. O Capelão lembra a toda gente da importância de seguir os princípios de vida estabelecidos por Deus. Sua presença abençoa as pessoas e lhes fortalece a seguir avante um dia de cada vez, mantendo a visão em Cristo. (Abels, 2005, p. 1).

 

Bibliografia

Abels, Gilberto. Cómo empezar um ministério de capellanía civil. [consulta em    16 de Setembro de 2014] Available from Internet: <URL: http://www.sermon dominical.com/manual7.htm>

Capelania do Colégio Batista. Capelania: o porquê e pra quê? [consulta em 20 Agosto 2005] Available from Internet: <URL:http://www.colegiobatista.com.br/brasilia/index.php?modo=conteudo&link=/institucional/diretoria.php>

Fisher, Mary Pat. (2000). A religião no século XXI (Jorge Manuel Costa Almeida  e Pinho, Trad.). Lisboa: Edições 70. (Versão original publicada em 1999).

Jerónimo, Helena Mateus. (2002). Ética e religião na sociedade tecnológica. Lisboa: Notícias.

Tapia, Óscar Félix. (1998). Diseño de una capellanía para instituciones adventistas. Christ in the classroom Vol. 20, pp. 293-310.  Adventist   Approaches to the Integration of Faith and Learning. Humberto M. Rasi (Comp.). Silver Spring, MD; USA: Institute for Cristian Teaching Education Department General Conference of Seventh-day Adventists.

White, Ellen G. (1964). La Educación. Buenos Aires: Casa Editora Sudamericana.

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.