Portal da Educao Adventista

*educar para salvar *

16

jun
2016

O Plano Educacional de Deus

A Perfeição
Salmos 144:12

“Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio.”

Deus aos estabelecer um plano educacional, o fez com objetivos bem claros e definidos. Ao estabelecer este plano a Adão e Eva ainda quando viviam na beleza do jardim do Éden, o fez para que perpetuasse por toda extensão da terra, e por extensão aos seus descendentes, ou seja, toda a raça humana. A citação a seguir é esclarecedora.

“O sistema educacional instituido no principio do mundo, seria um modelo para o homem em todos os tempos. Como um modelo de seus principios se estabeleceu uma escola modelo no Éden, o lar de nossos primeiros país. O Jardim do Éden era a sala de aula, a natureza o livro teste, o Criador mesmo era o profesor, e os país da familia humana os alunos.” (Ellen G. White, Educação, p.17).

Deus ao criar o ser humano o criou a sua imagem e semelhança (Gênesis 1: 27) com potencialidades de desenvolvimento. Perfeitos, mas não completos. Capacidade e vigor deveriam aumentar continuamente, através do estudo. Com um propósito bem definido Deus criou o ser humano, para comunhão com o Criador. Com o passar dos anos de sua existência descobriria novas fontes de felicidade e desenvolveria mais e mais seu caráter e então poderia cumprir o propósito de Deus que é refletir a glória do Criador.

A desordem

Infelizmente todo este privilégio que tinham nossos primeiros pais no jardim do Éden se perdeu pela desobediência. O ser humano ao desobedecer a Deus entrou num processo de degradação:

  • Mental
  • Física
  • Espiritual
  • moral

    ..., separando o homem de Deus. O pecado trouxe à natureza do homem uma inclinação natural para a prática do mal. Pela desobediência a semelhança divina obliterou-se.

O Plano Educacional Adaptado

É exatamente neste contexto que aparece o Plano Educativo de Deus. Só há uma esperança para a humanidade, o poder de Jesus restaurador. White diz: “A maior necessidade do homem é cooperar com este poder. Não deveria acaso ser está cooperação o propósito mais elevado de todo o esforço educativo?” (Educação, pág.29). O objetivo deste plano é restaurar a imagem do Criador na criatura. 

Uma vez que o pecado causou uma barreira entre Deus e o homem, o plano educativo de Deus tem como objetivo restaurar nele a imagem perdida, através da formação do caráter e como a fonte de todo a sabedoria e do conhecimento estão ocultas em Deus (Colossenses 2:3), a restauração da imagem de Deus no homem só é possível se este apoderar-se deste conhecimento, dependendo completamente de uma interação com Sua palavra revelada, e com o mundo criado. Educação verdadeira significa educação global, total e completa. Tem que estar composta de pelo menos estes próximos três elementos:

  • É equilibrada: é o desenvolvimento de todos os aspectos da vida do ser humano, físico, mental e espiritual. Não esta limitada ao desenvolvimento de uma parte somente do ser humano. Concepção de educação em harmonia com concepção bíblica do ser humano, como um ser indivisível.
  • Não esta limitada ao tempo: podemos aprender mesmo na velhice. White no seu livro Educação declara que a educação não é terminar um determinado curso, mas significa uma preparação para a vida atual, abarcando todo o ser e todo o período da existência acessível do homem. Prepara o estudante para esta vida e para a vida eterna. A educação está ligada com a vida e seu permanente desenvolvimento, não se completando nesta vida, mas continuará na vida eterna.
  • Prepara o educando ao serviço: a educação tem também como objetivo, levar o ser humano ao serviço, a ser útil aos outros, ter gosto pelo trabalho. Incluem todos os deveres e privilégios da vida.

    “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mateus 25: 23).

     

comentários[0]

15

jun
2016

Sermão: Fonte e Objetivo da Verdadeira Educação

 I – Introdução:

Nosso conceito sobre educação é muito fechado, acanhado, porque achamos que educação é estudar por um período, um determinado curso, vejamos o que Diz Jó 12: 13 "Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento." A educação tem que ver com todo o período possível da vida de um ser humano.

Qual a fonte da verdadeira educação?

"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Colossenses 2:2-3

Jesus é a fonte de todo o conhecimento

A base de toda a filosofia dos seres humanos trata da: origem, natureza e destino do homem.

- de onde viemos, quem somos e para onde vamos.

A filosofia da educação cristã também trata dos três temas. E esta filosofia é que nos dá base para construirmos a educação. Somos criaturas de Deus, feitos a sua imagem e semelhança e caminhamos para a eternidade.

II – Ideia Central: Educar é Salvar

A – A escola do Éden

1. Modelo para outras escolas

No Éden havia uma escola, seu método deveria ser o modelo para todas as outras escolas.

2. A organização da Escola.

- A sala de aula: o Jardim do Éden

- O Livro Texto: A Natureza

- O professor: Deus

- Os alunos: Adão e Eva

Esta escola tinha uma grade curricular para se orientar. Estudavam:

- Teologia: A glória de Deus nos Céus

- Astronomia: Os incontáveis mundos existentes

- Física: O mistério da luz, do som, da noite e do dia

- Química e Matemática: As leis e operações da Natureza

- Direito (Canônico): Os grandes e exatos princípios que governam o Universo espiritual e moral.

O objetivo de Deus segundo, era que de acordo com que o Éden se saturasse com a procriação, criar outros Édens. Com o tempo toda a Terra seria ocupada com lares escolas.

Gênesis 1: 27 – "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Adão e Eva eram santos e perfeitos, porém tinham capacidade de desenvolvimento, crescimento de caráter. O plano de Deus era que eles conhecessem o pecado só por teoria e não na pratica.

3. A desobediência aos ensinamentos da Escola do Éden

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2: 16-17

Você conhece a história e Eva preferiu desobedecer, comeu do fruto e ficou extasiada. Não caiu sozinha, levou Adão com ela.

Passaram a partir daquele momento a serem agentes do mal, conhecedores do mal na prática. Antes só conheciam por teoria.

- O Resultado:

# Mente confusa e suas faculdades mentais e espirituais entorpecidas.

# Foram expulsos do Éden (Gênesis 3: 24: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.")

Mas antes de ouvirem dos espinhos e cardos, dos trabalhos e tristezas, do pó que deveriam voltar, ouviram da certeza de que o descendente da mulher (Jesus) esmagaria a cabeça da serpente.

O que havia se perdido em Adão, para Satanás, seria recuperado de Satanás, por meio de Cristo.

Após a entrada do pecado Deus adaptou seu plano educativo às condições do homem, mas o princípio era o mesmo.

B – A escola adaptada

1. Exemplo de Abraão:

Gênesis 12: 7

"E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera."

Gênesis 26: 25

"Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço."

Abraão foi o modelo de escola no lar, onde passava erigia um altar, na sua casa havia mais de mil pessoas, entre familiares e servos. Era uma multidão aprendendo de Deus e seus ensinamentos.

O tempo foi passando e o pecado aumentando. A desobediência levou o povo de Deus à escravidão no Egito.

2. A Escola do Deserto

a) Preparo especial para os pais:

As más influências modificou a vida educacional deles. Assim, os pais já não tinham condições de ensinarem seus filhos. Eram ignorantes, indisciplinados, tinham pouco conhecimento de Deus por causa da escravidão. Diante disto Deus fez um plano de Educação emergencial, a Escola do Deserto.

O objetivo de Deus era preparar aquela geração, especialmente os pais, para que pudessem ser bons professores, levando-os para o deserto Deus lhes ensinaria grandes lições. Seria um período de preparo especial para a Herança de Canaã.

b) As lições a serem aprendidas:

1) A coluna de nuvem: Ensinava que Deus era com eles, que eles dependiam de Deus.

2) O Maná: Todo o dia tinham que colher uma porção. Bem cedo tinham que ir colher (é bem cedinho que temos que buscar a Deus). Ensinava que tinham que ser temperantes no apetite.

A organização do povo, a estrutura política, o sistema de governo Teocrático, as leis de saúde, de higiene, etc... tudo fazia parte do plano Educacional Emergencial de Deus.

C – A missão de Jesus (missão das nossas escolas)

1. A separação que o pecado causou:

O pecado fez separação entre Deus e o homem, e seria eterna de Deus na sua infinita bondade e amor não tivesse elaborado o plano da redenção.

A missão da educação adventista é reverter o efeito do pecado, é levar o homem de volta a se encontrar com Deus, salvar o ser humano do pecado.

Desfazer a obra do mal, abrir ao homem perdido, as belezas do Universo. Restaurar no homem a imagem e semelhança com Deus, este é a missão de Jesus e das escolas adventistas.

2. Obra de Redenção (Salvação) e a Educação Cristã são uma só:

Deus ao instituir nossas escolas o fez com um plano bem definido, salvar o ser humano do pecado. Educar é redimir, salvar.

A escola neste contexto se torna uma agência salvadora de almas.

Não existe educação neutra, não existe vida sem influência de educação, não existe ninguém que não sofra processo educativo. O que existe é boa e má educação. O que há é verdadeira e falsa educação. Só nos resta educar corretamente em Cristo.

III – Conclusão

Resumo

A – A escola do Éden

1. Modelo para outras escolas

2. Era uma Escola organizada com uma grade curricular

3. A desobediência aos ensinamentos da Escola do Éden

B – A escola adaptada

1. Exemplo de Abraão

2. A Escola do Deserto

C – A missão de Jesus (missão das nossas escolas)

1. A separação que o pecado causou

2. Obra de Redenção (Salvação) e a Educação Cristã são uma só:

Apelo:

Cada lar deve seguir o exemplo da Escola do Éden. Educar nossos filhos no caminho do Senhor, "Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;" (Salmos 144:12)

É exatamente neste contexto que aparece a grande importância do Plano Educativo de Deus. Só há uma esperança para a humanidade, o poder de Jesus restaurador. White (1964) diz: "A maior necessidade do homem é cooperar com este poder. Não deveria ser por acaso esta cooperação o propósito mais elevado de todo esforço educativo?". (p.29).

comentários[0]

8

jun
2016

A Bíblia é por excelência uma fonte literária

Poesia - caracteriza-se pelo paralelismo, não pela metrica, ritmo ou rima. Ex. Prov. 28: 26 - “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo”. (Contraste)

Biografia - A história dos grande homens e mulheres da Bíblia. (Daniel, José, Rute, Jesus, etc)

AS FIGURAS DE RETÓRICA 

Metáfora - comparação, onde o sentido não é literal mas figurativo.

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor” (João 15.1)

“Eu sou a porta “Eu sou o caminho”; “Eu sou o pão vivo”; “Vós sois a luz, o sal”; “a candeia do corpo são os olhos”;

Prosopopeia - E a personificação de coisas inanimadas, atribuindo-se lhes os efeitos e ações das pessoas. Isaias 55:12, “Os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas”. 

Ironia - Expressão que significa o contrário do que se está pensando ou sentindo; é usada para diminuir e depreciar, mas também para louvar e engrandecer. o profeta Elias, no Carmelo, fala aos sacerdotes do falso deus Baal: “Gritai em altas vozes, pois ele é um deus; ou está em viagem, ou porventura está dormindo, e necessita que o acordem”.

Hipérbole - Figura que engrandece ou diminui exageradamente a verdade das coisas, para apresentá-las vivas à imaginação. Os Espias - “Vimos ali gigantes... e éramos aos nossos olhos como gafanhotos... as cidades são grandes e muradas até o céu” (Nm 13.37; Dt 1.28).

Fábula - Narrativa em que seres irracionais e objetos inanimados são apresentados falando, com paixão e sentimento humano para ensinar lições morais.

2 Reis 14.9 - “O cardo que estava no Líbano, mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: dá tua filha por mulher a meu filho; mas passou uma fera que estava no Líbano e pisou aos pés o cardo”. 

As narrativas

Epopéia -  Os feitos de um herói nacional. Por exemplo, Abraão, Gedeão, e Davi.

Épico - aparecem as narrativas de pessoas com façanhas militares. Lembramos a vida dos israelitas no deserto e a conquista de Canaã.

Tragédia - é a história da decadência de um indivíduo, da fama e honradez ao desastre e a miséria (Sansão, Saul e Salomão).

Romance  - Aparece este gênero nos livros de Rute e de Cânticos dos Cânticos.

 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).  

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.