Portal da Educao Adventista

*Lia *

16

jun
2014

Caminhar, trotar ou correr? Qual é mais saudável?

 

 

 

 

..............................................................

por Simone Sarti

Caminhar, correr ou trotar são três atividades aeróbias, repletas de benefícios e fáceis de serem realizadas.Vamos falar um pouco de cada uma delas e você poderá decidir qual escolher ou escolher as três num programa intervalado, cuidadosamente elaborado por um profissional de acordo com sua condição física.

Caminhada

A caminhada é o mais simples e natural dos exercícios, todos já sabem como fazer. Porém, caminhar como passeio é diferente de caminhar como exercício. Mesmo sendo de fácil execução e fácil de se controlar a intensidade, antes de iniciar, é necessário um exame cardiológico e uma avaliação postural, como forma de prevenção para que o indivíduo não desenvolva lesões que são características das práticas esportivas.

Algumas pessoas podem sentir dores na coluna (principalmente na região lombar) após uma simples caminhada, provavelmente por uma hiperlordose (curva acentuada da região lombar ). Na avaliação, esses desvios e outros problemas em joelhos, tipos de pisada, desequilíbrios musculares, etc, são detectados e o profissional lhe dará dicas de como aliviar os desconfortos, ou exercícios e alongamento específicos que vão complementar seu programa. Isso vale para qualquer atividade que se queira iniciar.

Para caminhar e obter benefícios, é preciso que o exercício seja ininterrupto. Comece com 10 a 15 minutos e vá aumentando gradativamente até chegar a 45 minutos ou 1 hora, no máximo .É fundamental monitorar a frequência cardíaca.

Além de ser o melhor exercício aeróbio para quem está iniciando, é também o mais indicado para gestantes e pessoas que estão acima do peso ou obesas, pois aqui o impacto nas articulações é muito pequeno.

O ritmo vai ser ajustado de acordo com o condicionamento do praticante, mas em média pode-se fazer 1 km em 15 minutos.

Trote

No geral, o trote é uma passagem para quem já está acostumado a caminhar e quer aumentar a intensidade do exercício ou ainda começar a correr. A passada no trote não é tão larga, são passadas mais curtinhas e o ritmo pouco mais acelerado, aumentando um pouco o impacto no solo e consequentemente nas articulações. A elevação de joelhos e tornozelos ainda é bem baixa. Os benefícios cardiológicos e musculares são os mesmos, porém como é um pouco mais intenso outras fibras musculares são solicitadas e portanto aumenta o gasto calórico em comparação com a caminhada.

O trote pode ser então uma solução para quem já caminha longas distâncias, mas ainda não consegue correr.

Corrida

Para passar à corrida, aumenta-se a velocidade ou o ritmo, que deve continuar sendo determinado e controlado pela frequência cardíaca. A principal diferença é que a corrida possui uma fase aérea, ou seja, um momento em que os dois pés, não tocam o solo e o contato deles com o solo, também é mais rápido. Essa mecânica de movimento torna a corrida a atividade de maior gasto calórico (600 a 800 kcal/hora, considerando um indivíduo de 70 kg ).

A desvantagem em relação às outras atividades é que o impacto sobre as estruturas articulares na corrida é aproximadamente o dobro do peso corporal.

Então, principalmente na corrida, porém valendo para as três atividades, não podemos esquecer que não estamos apenas trabalhando o sistema aeróbio, mas também exigindo esforço de várias outras estruturas do nosso corpo, como tendões, ligamentos, ossos, etc... Daí a importância de uma preparação específica para o treinamento escolhido, visando melhorar previamente a tonicidade, força muscular, níveis de coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, porque cada estrutura do nosso corpo (cartilagens, ossos, músculos) tem um tempo específico para se adaptar ao esforço.

Os benefícios são iguais para as três atividades, porém com prazos diferentes, sendo a mais intensa, de resultados mais rápidos.

Esses prazos são muito diferentes de pessoa para pessoa, pois eles dependem da idade, grau de condicionamento físico em que o indivíduo se encontra, de um histórico de atividade física, do empenho de cada um durante as sessões de treinamento, da genética e outros fatores. No mínimo, os resultados são conseguidos em alguns meses. Digamos uns 4 meses, pelo menos. A partir do momento que a pessoa começa a se exercitar, ela fisiologicamente já começa a ter adaptações no organismo e portanto já começa a ter benefícios.

Alguns dos benefícios são a melhora e o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, aumento da densidade mineral óssea, melhora na qualidade do sono, na postura e na aparência física, aumenta a disposição no dia a dia, fortalece a musculatura, principalmente de membros inferiores, alivia o estresse e a ansiedade, é comprovadamente eficaz contra a depressão e ainda queima os quilos extras, pois no exercício aeróbio o organismo utiliza a gordura como principal combustível.

comentários[0]

30

jan
2013

Estudo comprova benefícios da natação para os asmáticos

image

A asma, uma doença inflamatória nas vias aéreas, pode ser combatida com a natação. A constatação é de um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo.

Segundo o estudo, a natação atua com uma terapia auxiliar do tratamento com medicamentos.

A explicação para o sucesso do esporte no combate à asma é simples: a pressão da água, combinado à alta umidade e ao fato de o exercício ser praticado na posição horizontal, melhora a respiração do da pessoa com asma.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Unicamp acompanharam 30 pacientes de sete a 18 anos. Esses jovens fizeram aulas de natação durante duas vezes por semana, durante 50 minutos.

Ao final de três meses eles tiveram uma melhora surpreendente na asma e muitos até se sentiram curados.

origem da noticía :portal noticias.r7 - Saúde

comentários[0]

18

jul
2012

VEGETARIANÌSMO Revista Vida e Saude

...

 

comentários[0]

3

jul
2012

O Frio não é desculpa para Engordar

.

image

 

image

 

 

...

comentários[0]

3

jul
2012

Resumo dos Segredos para não Engordar


 

image

 

image

 

image

 

image

 

 

...

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.