Portal da Educao Adventista

*Professora Katia Timm *

26

jul
2010

IDEIAS E ATIVIDADES PARA MATERNAL E PR

IDIAS E PROJETOS MATERNAL - 3 ANOS

 

Primeiras acrobacias

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Desafios corporais

Objetivo

Fortalecer a musculatura.

Tempo estimado
Livre.

 Desenvolvimento

Preparando a creche
- O piso no deve ser escorregadio, e o ideal que haja rampas com pouca inclinao para subir e descer engatinhando ou escadas de poucos degraus.
- Espalhe colchonetes se alguma atividade envolver risco de queda.
- Coloque equipamentos que dem suporte s crianas, como almofadas para as que esto comeando a sentar e pufes, caixas de papelo e uma barra para as que querem ficar em p.

Atividade 1

Cada frase que o professor disser ser repetida pelas crianas.
"Vamos passear na floresta?"
"Ento, vamos!" (caminhar pelo espao)
"Xiii! Olha l! Um rio!"
"Vamos passar?"
"Por cima no d!" (esticar o corpo)
"Por baixo no d!" (abaixar o corpo)
"Ento vamos nadar?" (movimentar os braos)
O jogo prossegue com variaes nas propostas de movimentos:
"Xiii! Olh l! Uma rvore! Vamos subir?" (movimentar braos e pernas, como se estivesse subindo)
"Uma caverna! Vamos entrar?" (arrastar-se pelo cho ou andar agachado)
Entrando na caverna, o professor diz:
"Xiii! Est tudo escuro!" (fechar os olhos e tocar nos colegas)
"Xiii! Uma cauda comprida... um plo macio... um focinho gelado... uma ona! Vamos correr?" (correr, fazendo o caminho inverso)
"Xii! Uma caverna! Vamos sair? Xii! Uma rvore! Vamos subir? Xii! Um rio! Vamos nadar? Xii! Uma casa! Vamos entrar? Xii! Uma porta! Vamos fechar?" (deitar no cho)
Para concluir:
"Ufa! A ona no pegou ningum! Ainda bem!" (descansar)

Atividade 2

Os desafios corporais podem variar conforme a proposta. Por exemplo, passear no fundo do mar: nesse caso, os movimentos de braos e pernas so feitos com todos deitados no cho. Outras opes so entrar em cavernas, passar por muitas algas, afundar num abismo profundo e fugir de um tubaro.

Atividade 3

Uma outra opo fazer de conta que est voando: as crianas podem fazer a seqncia de p, para se locomoverem no espao. Sugira que elas sejam pssaros, que voem sobre a montanha, pousem numa rocha, mergulhem num abismo e fujam de um gavio.

Avaliao
O importante aqui no saber quem consegue ou no fazer o que foi proposto ou comparar a agilidade de um e outro. Avalie se o tempo de durao foi adequado, se os pequenos se envolveram e seguiram suas sugestes. Verifique se alguma coisa dever ser modificada numa prxima vez.

 

 

Ritmo de aprendizado

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Linguagem musical e expresso corporal

Objetivo

Estimular a percepo dos sons e as habilidades musicais.

Tempo estimado
30 minutos, uma ou duas vezes por semana.

Materiais necessrios
Instrumentos de percusso, sucatas que produzam som, guizos e CDs.

Organizao da sala
Em roda.

Desenvolvimento

Atividade 1

Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam marcao do pulso bsico ou do tempo forte da msica.
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
P, p, p (bater o p no cho)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe ! (no , agachar no cho)

Outras propem uma experincia rtmica.
R, r, r, a minha machadinha,
R, r, a minha machadinha,
Quem te ps a mo sabendo que s minha?
Quem te ps a mo sabendo que s minha? (rodar de mos dadas)
Se tu s minha eu tambm sou tua,
Se tu s minha eu tambm sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua no hei de ficar
No meio da rua no hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda)

Atividade 2

O ritmo est presente tambm no falar, nos poemas e nas parlendas.
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua cala tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua cala est furada

Atividade 3

A roda comea girando devagar e acelera at chegar ao dez
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota trs, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)

Atividade 4

Estimule o acompanhamento de canes com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de cotidifonos, pois so construdos com base no que se tem disponvel. So dessa categoria peas como maanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metlico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraado).

Avaliao
No espere uma coordenao rtmica exata nas atividades. Esse ainda no o objetivo nessa faixa etria. O mais importante proporcionar a experincia de fazer msica e compartilh-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

 

Brincar explorar

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Explorao dos objetos e brincadeiras

Objetivos
- Organizar um ambiente interno com diversas opes de jogos de exerccio.
- Favorecer o movimento da criana e a explorao de materiais.

Tempo estimado
Durante o ano todo.

Material necessrio
Jogos de exerccio variados, brinquedos de encaixar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclvel etc.

Desenvolvimento
1 etapa
Ao conceber um espao para receber jogos de exerccio, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos disponveis. Sobre a quantidade, importante verificar se h material suficiente para todos. Nessa faixa etria, deve haver um bom nmero do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas - nesse ltimo caso, em atividades que no exijam tempo de espera, adaptadas ao comportamento dessa faixa etria. Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com tamanhos maiores que o da boca dos bebs aberta e com diferentes cores e texturas.

2 etapa
Organize os brinquedos em cantos diferenciados, de acordo com a habilidade que cada um deles possibilita desenvolver. Por exemplo, colches, almofadas e rolos num lado da sala, opes de jogos para encaixar e empilhar em outro e instrumentos em uma prateleira ao alcance da turma. Com o tempo, as crianas podem ajudar na reformulao dos ambientes. Para entender a mensagem delas, ateno ao modo como se comportam os pequenos. Se reparar que h um canto aonde ningum vai - ou que deixou de ser popular depois de algumas semanas de diverso -, vale a pena reorganizar os materiais e acrescentar novos elementos.

3 etapa
Quando comear o momento da brincadeira, investigue de que forma os materiais disponveis so usados. Com base nas descobertas, devem surgir outras possibilidades de explorao. Aqueles que comeam a reagir aos brinquedos com sons, por exemplo, vo adorar experimentar diferentes instrumentos. J os que conseguem empilhar peas podem brincar com cubos de diversos tamanhos e, assim, testar cada vez mais os limites de equilbrio de uma torre.

4 etapa
Ateno questo do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noo de permanncia vem com a experincia. Por isso, importante no mudar os jogos com muita freqncia. Ao longo do ano, as crianas iro busc-los diversas vezes e, aos poucos, tentaro realizar novas experincias com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor muito importante. Mas no se deve impor regras ou rotular aes como certas ou erradas. Ao contrrio: a mediao precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Coloque questes como "Voc gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta pea aqui?" e "Quer pegar o aviozinho?". Esse tipo de estmulo serve at mesmo para quem ainda no desenvolveu plenamente a fala.

Avaliao
Observe os movimentos exploratrios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnstico pode servir de base para a reorganizao do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a explorao - e para propor desafios individuais. possvel, por exemplo, estimular a experimentao perguntando: "O objeto com que voc est brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? Abre uma portinha?" Faa anotaes sobre o comportamento dos pequenos e, se possvel, filme ou fotografe as interaes com os jogos e com os amigos.

 

Desenho na sombra

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Explorao e linguagem plstica

Objetivos
- Desenvolver a observao
- Observar as formas das sombras
- Marcar as sombras com desenho

Contedos
- Desenho
- Sombra

Tempo estimado
20 minutos

Material necessrio
Giz de lousa branco, um para cada criana

Desenvolvimento da atividade
Buscar um espao cimentado em que h uma sombra bem visvel e sentar em volta. Brincar de colocar partes do corpo na sombra e depois tirar. Criar outras sombras com a mo, com a cabea... Combinar com as crianas de fazer marcas no interior das sombras. Propiciar que uma criana faa sombra com o corpo e as outras desenhem no interior desta sombra. Deixar que elas explorem o desenho e criem suas marcas sem necessidade de contornar as sombras. No apagar os desenhos e voltar para eles depois que a sombra mudou de lugar, portanto necessrio ter uma sombra de um elemento fixo. Questionar: o que ser que aconteceu? Deixar que criem suas explicaes orais e corporais. Pode haver crianas que no queiram desenhar no interior das sombras, mas onde tem luz, observe ento o que ela pesquisa e intervenha sem rigidez, pois o objetivo para aguar a observao e trabalhar com sombra/luz e desenho.

Avaliao
Observe a explorao das crianas, quais as curiosidades que tm em relao sombra. Valorize a observao, incentivando-as a buscar outras sombras, assim como a cri-las.

Ao desenharem no interior da sombra, comente a pesquisa das crianas, socializando as descobertas enquanto trabalham. Registre a pesquisa das crianas, o que falaram, como agiram, desenharam, para que possa utilizar como ponto de partida para uma prxima explorao com sombra e desenho.

 

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histrias

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Linguagem oral e comunicao

Objetivos
Criar o hbito de escutar histrias.
Favorecer momentos de prazer em grupo.
Enriquecer o imaginrio infantil
Favorecer o contato com textos de qualidade literria.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

Para crianas de at 1 ano
Dirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizaes, entre outros) e expresses faciais.
Imitar sons com base na fala do educador.
Estabelecer situaes comunicativas significativas com adultos e outras crianas do grupo.
Reconhecer o livro como portador de histria, manifestando prazer ao explor-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que ser lido.
Ouvir o professor com progressiva ateno.

Para crianas de at 3 anos
Alm dos objetivos acima:
Ampliar repertrio de palavras e histrias conhecidas.
Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.
Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.
Reconhecer e nomear alguns livros.
Manipular o livro, folheando as pginas e fazendo referncias s imagens.
Cuidar do livro e valoriz-lo.
Imitar o adulto lendo histria

Desenvolvimento
O trabalho comea com a sua preparao. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustraes de qualidade. As histrias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreenso e a memorizao. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descries, destacando os personagens e retomando as partes que as crianas consideram mais queridas. Aps apresentar um livro novo, repita a leitura dele vrias vezes para que a turma possa se apropriar da narrao, memorizar partes da histria e interagir com seu contedo. Alterne, na semana, a leitura de histrias repetidas e a introduo de novas. Esteja sempre atento s iniciativas das crianas e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expresses faciais. Sempre promova conversas entre as crianas sobre o que foi lido.

ATIVIDADE 1
Leia o livro para conhecer bem a histria. Treine a entonao e a fluncia da leitura lendo em voz alta para si mesmo antes de apresent-lo aos pequenos. Prepare o espao para que todos fiquem confortveis. Eles podem deitar-se entre almofadas, sentar-se em roda ou no beb-conforto. importante que todos consigam ver o livro. Apresente-o para o grupo destacando as informaes da capa (ttulo, ilustrao, nome do autor, ilustrador etc.). Faa uma breve apresentao da histria despertando o interesse em escut-la. Leia de forma fiel ao texto e v mostrando as ilustraes conforme l. No fim, converse com as crianas sobre a histria: pergunte se e do que gostaram, volte s partes comentadas, mostre novamente as ilustraes e deixe que elas explorem o livro.

ATIVIDADE 2
Leia a mesma histria nos outros dias observando sempre o interesse do grupo. Observe se solicitam a leitura do livro. Sempre que for iniciar a atividade, cuide do espao garantindo que este seja sempre um momento confortvel e prazeroso. Mostre o livro s crianas e pergunte se lembram da histria: pergunte sobre o ttulo, os personagens e os acontecimentos que lembram. S ento conte novamente a histria. Essa atividade pode ocorrer em mdia trs vezes na semana.

ATIVIDADE 3
Prepare-se para a apresentao de um novo livro realizando os mesmos procedimentos relatados na atividade 1. Inicie conversando com as crianas sobre aquele que j conhecem. Conte que ir apresentar uma nova obra que tem uma histria diferente. Repita o que foi destacado anteriormente durante a leitura e a conversa sobre a histria

Avaliao
Verifique se as crianas ficam atentas a sua fala e s ilustraes. Veja se conseguem comentar a histria com os colegas e se respondem s perguntas feitas sobre um livro j conhecido. Observe se conseguem se lembrar se algum ttulo conhecido quando perguntado.

 

Brincadeiras na frente do espelho

Faixa etria
0 a 3 anos

Contedo
Identidade e autonomia

Objetivos
- Familiarizar-se com a imagem do corpo.
- Trabalhar imitaes, gestos e expresses.
- Construir a identidade.

Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia. 

Material necessrio
Dois espelhos grandes (de preferncia presos parede), cartazetes com fotos de diferentes expresses faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapus, maquiagem infantil e colchonete.

Desenvolvimento
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observao.

Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a prpria imagem. Pea que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balanar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braos. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do Joo! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Coloque msicas do cancioneiro popular (Caranguejo No Peixe, Cabea, Ombro, Perna e P etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.

Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em p, d os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posio, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.

Atividade 4
Para brincar com expresses faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faa caretas variadas.

Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Oferea novas possibilidades de acessrios e de brincadeiras.

Avaliao
Observe se houve concentrao, interao com o espelho e com os colegas e explorao dos gestos e materiais. Sempre que possvel, repita a seqncia com outras propostas e brincadeiras.

 

 

IDIAS E PROJETOS - 4 e 5 ANOS

 

No ao preconceito

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Identidade e autonomia

Objetivos
- Estimular o respeito diversidade.
- Formar cidados preocupados com a coletividade.

Tempo estimado
O ano todo.

Materiais necessrios
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botes, papel, lpis de cor e giz de cera.

Desenvolvimento
Atividade 1
Rena a turma em crculo para ouvir voc ler histrias que tratem da diversidade e valorizem o respeito diferena. Pea que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.

Atividade 2
Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Oferea o material necessrio.
Depois de prontos, deixe-os disposio na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianas possam lev-los para casa.
Os pequenos criam laos com esses objetos e se reconhecem neles.

Atividade 3
Um dos problemas enfrentados pelas crianas negras relacionado aos cabelos. No difcil ouvir algumas falando que gostariam de t-los lisos.
Mexer nos cabelos e trocar carinho uma forma de cuidar delas, romper possveis barreiras de preconceitos e aprender que no existe cabelo ruim, s estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.

Atividade 4
Pea pesquisas sobre a histria de alimentos e msicas de diversas origens. Planeje momentos de degustao e de escuta. As aulas de culinria so momentos ricos para enfocar heranas culturais dos vrios grupos que compem a sociedade brasileira. Conhecer msicas em diferentes lnguas um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.

Avaliao
Observe em brincadeiras e falas se as crianas aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.

 

Brinquedos que voam

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Jogos e brincadeiras

Objetivos
- Elaborar hipteses sobre os fenmenos da natureza.
- Explorar problemas de ordem fsica com brinquedos voadores.
- Construir pensamentos para observar o mundo cientfico.

Anos
Pr-escola.

Tempo estimado
Uma semana.

Material necessrio
Cata-ventos de tamanhos diferentes, papel carto, de seda, vegetal, sulfite e cartolina. Folhas de jornal cortadas em quadrados, com 32 centmetros de lado e em tiras finas. Giz, palitos de dente, pedaos de linha com 30 e de 70 centmetros de comprimento e carretel de linha prpria para pipas.

Desenvolvimento
1 etapa
Deixe os cata-ventos disposio das crianas e leve-as para o parque. Estimule a observao do movimento deles. Por que o cata-vento gira? Por que s vezes ele roda rpido? De onde vem a fora que faz com que ele se mova? Como possvel faz-lo girar mais rpido?

2 etapa
Convide a turma a construir avies de papel e participar de uma competio. Oferea papel carto, vegetal, sulfite e de seda e cartolina, cortados em diferentes tamanhos, e ajude-os a fazer as dobras, passo a passo. interessante lev-los a pensar sobre a diversidade de papis. Quais julgam ser mais adequados? Por qu?

3 etapa
De volta ao parque, as crianas vo competir em duplas: uma arremessa o avio e o colega marca com um giz o ponto onde ele caiu. Depois que todos tiverem jogado, o grupo deve observar os resultados e retomar as ideias sobre o tipo de papel mais adequado para fazer os avies. Pergunte tambm se os grandes voaram para mais longe que os pequenos. Por fim, as crianas devem montar mais avies, dessa vez do tamanho e com o papel que julgam mais pertinentes, e brincar com eles.

4 etapa
Os pequenos vo montar capuchetas, uma variao simples da pipa (ou papagaio, como se diz em algumas regies). Distribua o jornal e explique que o primeiro passo dobr-lo ao meio, formando um tringulo. Depois, preciso abrir a folha, deixando a marca em posio vertical, e virar para trs a ponta de cima. Com um palito, ajude-os a fazer um furo em cada uma das outras pontas. Depois, distribua as linhas de 30 centmetros para que ela seja passada pelos furos das pontas da direita e da esquerda, e amarre. Para fazer a rabiola, amarre as tirinhas de jornal em uma linha de 70 centmetros lado a lado e prenda-as na ponta de baixo. Por fim, amarre a linha do carretel no centro do fio preso s laterais.

5 etapa
Ao ar livre, ensine a turma a empinar as capuchetas. importante que nesse momento o grupo perceba que o vento tem uma direo e que de acordo com ela que a capucheta voa.

6 etapa
Pergunte aos pequenos se venta todo dia e se a capucheta voaria sem ele. E se ela fosse feita com um papel mais pesado que o jornal? Por que ela voa ao ser puxada durante a corrida? A turma deve fazer associaes a respeito do que o ar em movimento provoca.

Avaliao
Avalie se as crianas, durante todo o processo, passaram a conhecer o impacto do vento no movimento dos objetos com que brincaram e se perceberam a influncia do material usado na confeco deles.

 

Atividades com giz

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Linguagem corporal

Objetivos
- Promover momentos de vivncia ldica e socializao.
- Favorecer o aprendizado de regras.
- Trabalhar o movimento e a expresso corporal.

Contedo
Movimento.

Anos
Com as devidas adaptaes, estas atividades podem ser feitas com turmas de creche ou de pr-escola.

Tempo estimado
O ano todo, uma vez por semana.

Material necessrio
Giz (ou carvo) e pedrinhas.

Desenvolvimento
Regras do caracol
Para a creche Uma por vez, as crianas saltam, de casa em casa, em direo ao centro do caracol, que o cu. Chegando l, descansam e voltam primeira casa. Elas podem pular com os dois ps e, para isso, as casas so um pouco maiores do que as usadas com as turmas do pr. No vale pisar nas linhas ou fora.
Para a pr-escola As casas podem ser um pouco menores e numeradas e s vale pular num p s. Cada criana lana uma pedrinha no 1 e comea a pular de casa em casa a partir do nmero 2. No cu, ela descansa e faz o percurso de volta, recolhendo a pedra e continuando os pulos at terminar. J fora do caracol, ela lana a pedrinha no 2, no 3 e assim por diante. Quem pisar nas linhas, saltar fora, jogar a pedra na casa errada ou se esquecer de peg-la perder a vez.

Regras da toca do coelho
Para a creche O nmero de crculos igual ao de crianas. Cada uma se posiciona dentro de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um, dois, trs!". No fim da frase, todos saem de seu crculo e procuram um novo o mais rpido que conseguirem. Nessa faixa etria, a simples troca de toca j um desafio.
Para a pr-escola H um crculo a menos do que o nmero de crianas. Elas tiram na sorte quem ser a raposa, ou seja, o pegador. O restante da turma, depois de cantar "coelho sai da toca, um, dois, trs!", trocam de casa enquanto a raposa tenta capturar um coelho. Quem for pego se torna o novo pegador.

Regras do labirinto
Para a creche Uma possibilidade estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criana, e pedir para que ela chegue at l. O desafio seguir apenas pelas linhas riscadas no cho.
Para a pr-escola As crianas tiram na sorte quem ser o pegador, que comea o jogo no centro do crculo. Os demais participantes escolhem posies em outros lugares do circuito. S permitido andar e correr sobre as linhas. Ao encontrar um amigo, preciso dar a volta e escolher outro caminho. Quem for capturado tambm passa a seguir os amigos. Vence o ltimo a ser pego. Se a classe for grande, divida a turma em blocos para evitar congestionamentos.

Regras do circuito
Para a creche As crianas percorrem trilhas riscadas no cho pisando em linhas retas e curvas. A graa variar os modos de completar os circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois ps, andando de lado ou com as mos dadas com um amigo.
Para a pr-escola Alm de ganhar crculos e elipses de diferentes tamanhos, o circuito pode conter elementos variados, includos pelo professor e tambm pelos pequenos. Alguns exemplos: colchonetes para cambalhotas, cordas que vo de um apoio a outro para que elas passem por baixo, tneis e rolos como obstculos para saltos. No incio da brincadeira, mostre como atravessar os obstculos. Em um segundo momento, deixe trechos em branco para que as crianas inventem movimentos ou bifurque o caminho para que elas escolham entre um e outro desafio. Mais tarde, tambm possvel dividir a turma em grupos para que construam percursos sozinhos.

Avaliao
De acordo com a faixa etria das crianas, observe se elas praticam os movimentos exigidos com mais qualidade, incluem novas expresses corporais em seu repertrio, aproveitam as oportunidades de socializao para avanar em questes como colaborao e competio, conseguem seguir regras cada vez mais elaboradas e constroem jogos.

 

Placas do cotidiano

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Linguagem oral, leitura e escrita

Objetivos
- Conhecer a funo da sinalizao no dia a dia.
- Levantar hipteses, confrontar ideias e buscar informaes para interpretar smbolos.

Tempo estimado
Trs meses.

Material necessrio
Material para registro (lpis, canetinha, giz de cera, tesoura e cola), manuais de trnsito etc.

Desenvolvimento
1 etapa
Inicie a atividade perguntando s crianas sobre as placas e os sinais encontrados em diversos locais. De quais elas se lembram? Onde viram? O que querem dizer? Faa um passeio com elas pela escola com a proposta de observar as sinalizaes, pensando sobre o que acham que cada uma quer dizer. Pea que escolham uma para registrar, reproduzindo o desenho e indicando o significado.

2 etapa
Planeje com a turma um passeio pelo bairro para observar a sinalizao. Durante a caminhada, questione os pequenos sobre o significado dos smbolos que encontram. Lembre-se de reservar momentos de paradas para que eles possam fazer registros. Ao voltar para a escola, sugira que os complementem com a ajuda das informaes dos colegas e pendure as produes no mural da sala.

3 etapa
Proponha uma exposio das placas no mural e incentive a organizao delas de acordo com o formato e a cor. Explique que essas variveis so um indicativo da funo. Leve material sobre o assunto, com imagens da sinalizao com significados e categorizao das funes - manuais de trnsito e o site trazem bons exemplos.

4 etapa
Lance a ideia de a turma criar placas que julguem importantes e necessrias para o bairro e para a escola. Comece levantando regras sugeridas pelas crianas e faa uma distino entre as ideias divertidas e as de fato funcionais. Sugira que produzam sinalizaes para a escola, traando junto com elas um plano com etapas para a confeco dos sinais. Nesse processo, leve o grupo a conversar com funcionrios e outras turmas da escola para colher sugestes de sinalizaes teis ao convvio. Use cartazes para elaborar as placas.

Produto final
Placas de sinalizao.

Avaliao
Avalie se as crianas passaram a conhecer um nmero maior de placas, se sabem seu significado e se evoluram na compreenso de como elas so feitas, que elementos utilizam e para que servem.

 

E os bichos? Ser que tm profisses?

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Natureza e sociedade

Objetivos
- Utilizar procedimentos de pesquisa para a busca de informaes em fontes variadas como livros, revistas, enciclopdias, sites da Internet, visitas a campo etc.
- Utilizar diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos.
- Fazer uso da Biblioteca buscando autonomia nos procedimentos de pesquisa.
- Produzir cartazes com pequenos textos que apiem a exposio do que sabem na Feira de Cincias.
- Organizar seminrio para a Feira de Cincias: planejar como e quais as informaes sero apresentadas, redigir rascunhos das falas, revisar e cuidar da apresentao.
- Utilizar a linguagem oral para expor o que aprenderam.
- Utilizar recursos de produo de imagens relacionados aos cartazes preparados para a exposio final.

Contedo
- Definio do que inseto e de quais deles mantm uma organizao hierrquica em suas colnias.
- Comparao de semelhanas e diferenas entre abelhas, formigas e cupins.
- Estudo de tpicos relacionados organizao da colnia, funes de cada membro, alimentao, reproduo, partes do corpo de cada inseto etc.

Tempo previsto
6 meses

Materiais necessrios
- Diferenciadas fontes de informao: de informaes em fontes variadas como livros, revistas, enciclopdias, sites da Internet, visitas a campo etc.
- Vdeos informativos
- Sucata, diferenciados papis e recursos de informtica para preparar a exposio para a Feira de Cincias.

Desenvolvimento das atividades
1. Assistir ao vdeo "Vida de inseto", ou "Lucas, um intruso no formigueiro"; "Formiguinhas".

2. Introduza a discusso perguntando: Ser que os bichos tm profisses? Que profisses seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro de uma colnia? O que ser ou quem ser que define cada tarefa?

3. Faa um levantamento do que sabem a respeito. Voc poder criar um quadro de informaes: O QUE J SABEMOS, O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, O QUE APRENDEMOS.

4. Planeje o estudo de cada um dos insetos num ms diferente: abelhas, formigas e cupins. Lembre-se que o objetivo comparar semelhanas e diferenas entre estes seres vivos que se organizam em colnias.

5. Solicite s crianas que tragam material de pesquisa para descobrir informaes sobre os insetos.

6. Buscar informaes sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas s profisses existentes na colmia, formigueiro e cupinzeiro: a diviso das tarefas, comida, "trabalho", rainha, reproduo etc.

7. Listar tpicos mais importantes para direcionar a pesquisa destes 3 grupos de insetos: organizao da colnia, funes de cada membro, alimentao, reproduo, partes do corpo de cada inseto etc.

8. Agendar estudos do meio para aprender novas informaes sobre o que est sendo estudado. Na cidade de So Paulo, sugerimos Cidade das Abelhas - Emb das Artes e Zoolgico de So Paulo - formigueiro.

9. Entrevistar um apicultor, um mirmeclogo e um especialista em cupins a partir de uma entrevista planejada previamente.

10. Buscar na Internet informaes sobre estes insetos que complementem as pesquisas.

11. Aprender a partir da observao de legendas em jornais, revistas e outras fontes o uso e funo da mesma: textos curtos, objetivos, com informaes principais.

12. Tirar fotos dos estudos do meio e deixar que as crianas escrevam legendas explicando aspectos importantes que foram aprendidos.

13. Criar "ambientes" caractersticos das colnias de insetos para auxiliar a exposio oral na feira de Cincias: colmia com caixa de ovos, abelhas com massa de porcelana fria, formiga gigante de jornal, fita crepe e cola (utilizar tcnicas de empapelamento), caminhos de um formigueiro e/ou cupinzeiro etc.

14. Dividir as crianas em trs grupos para preparar a feira de Cincias (um grupo para cada inseto).

15. As crianas devero se subdividir e escolher o que expor sobre cada inseto, planejando o texto oral e a apresentao aos pais ou crianas de outras classes, ou toda a comunidade escolar.

16. Produzir cartazes que complementem a exposio oral (os grupos podero optar por transparncias e/ou slides criados no Power point ao longo do semestre).

17. Fazer receitas utilizando mel, escrev-las e criar um pequeno informativo para ser distribudo na Feira de Cincias com receitas e benefcios do mel sade.

18. Escrever informativos e curiosidades (de uma folha) sobre cupins e formigas tambm para serem distribudos na Feira de Cincias.

19. Comparar semelhanas e diferenas entre a organizao e "profisses" de cada uma destas colnias de insetos.

20. Fazer o convite para a Feira de Cincias, organizar grupos, arrumar a sala etc.

Avaliao
A Feira de Cincias ser o momento de avaliar se a criana:
- Tm domnio do contedo aprendido.
- Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras.
- Tm clareza ao explicitar suas idias.
- Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se consegue transmitir as informaes de maneira objetiva e articulada, demonstrando domnio do contedo.
- Faz uso dos cartazes e outros recursos visuais como recurso para suas explicaes.

 

Explorando os slidos

Faixa etria
4 e 5 anos

Contedo
Matemtica

Objetivos
- Compreender propriedades bsicas dos slidos geomtricos.
- Conhecer o nome de alguns slidos.

Contedo especfico 
Slidos geomtricos.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessrio
Caixas de papelo e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares, cilndricos, em forma de prisma etc.).

Desenvolvimento
- 1 etapa
Realize uma atividade de levantamento de informaes sobre os slidos apresentando as caixas e os objetos que voc levou para a classe e fazendo perguntas: quantos lados tem cada uma? Alguma delas tem lados iguais? Quais so mais parecidas entre si? Por qu? Quais so as mais adequadas para empilhar? Como se chamam?

- 2 etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianas. Entregue a cada um caixas e objetos e lance o desafio: construir a torre mais alta possvel com o material disponvel. Explique que, para a torre no cair, eles devem debater entre si e levar em conta a forma com que os objetos tm de ser usados. Durante a tarefa, voc pode propor algumas questes: como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir? Uma embalagem de CD fica mais alta de p ou deitada? Qual o melhor jeito para manter o equilbrio? Verifique o critrio usado pelas crianas para classificar as figuras e us-las na construo.

- 3 etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma examine as duas construes. Na torre campe, que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta? Como conseguiu sustentar o equilbrio? Se uma das torres tiver cado, leve a classe a entender o porqu. Quais caixas foram usados na base? Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos? Em que medida isso fez diferena?

- 4 etapa
Rena novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo: agora, um dos grupos ter de pegar, no menor tempo possvel, o slido descrito pelo outro grupo. A dificuldade consiste em no poder apontar o objeto. Se a criana sentir dificuldade, intervenha, perguntando, por exemplo, quantos lados tem o objeto, se so iguais etc.

- 5 etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes que a turma formulou para diferenciar um slido do outro. Com base nessas diferenas, apresente os nomes de alguns slidos (cubo, paraleleppedo, cilindro, esfera, pirmide e prisma so os principais) e proponha s crianas jogar de novo - dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos. No fim, promova uma reflexo coletiva: ficou mais fcil jogar com as novas dicas?

Avaliao
Avalie a evoluo de cada criana em termos da caracterizao dos diferentes slidos e do vocabulrio especfico (verifique, por exemplo, se indicativos genricos do tipo "aquele ali" e "a figura pontuda" foram substitudos por outros mais prximos da linguagem geomtrica). Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades com algumas variaes, trabalhando com duplas, em vez de grupos, e propondo desafios diferentes, como localizar a pirmide, em vez do cubo, no meio dos slidos.

 

 

 

 

 

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

11

mar
2014

Jucely

Parabens pelas atividades vou compartilhar com as minhas colegas de trabalho

9

mar
2014

Mnica Antonia Alves

Amei sua pagina,estou atuando pela primeira vez no maternal 3,me ajudou muito a elaborar as atividades e que Deus continue te iluminando cada dia mais,que Ele te abene.

9

mar
2014

Mnica Antonia Alves

Amei sua pagina,estou atuando pela primeira vez no maternal 3,me ajudou muito a elaborar as atividades e que Deus continue te iluminando cada dia mais,que Ele te abenoe.

3

mar
2014

Elaine de Oliveira Castro

Adorei todos as atividades...so bem elaboradas e com objetivos. Me ajudou muito. Obrigada!!!!

1

mar
2014

Maria Eugenia mesquita alves

oi!ctia adorei,mas estou precisando de ajuda pois e a 1vez que vou trabalha com o maternal;para completar vou trabalha tambem com o jardim 1 e o 2 tudo junto me socorre por favor nao sei por onde comea me de umas dicas mande pelo meu email.obrigada.

17

fev
2014

suelen

Otimas ideas,me ajudou muito no curso de professore.parabns

16

fev
2014

berenice

EXCELENTE AS ATIVIDADES,SER MUITO BEM UTILIZADOS.

15

fev
2014

ivone

por favor so timas atividades, pode me ajudar enviando estas e outras para meu e-mail? Obrigada.

13

fev
2014

maria lucia da silva almeida

maravilhos para auxiliar o trabalho de muitas professoras , achei muito rico esta pagina.obrigada

13

fev
2014

maria lucia da silva almeida

maravilhos para auxiliar o trabalho de muitas professoras , achei muito rico esta pagina.obrigada

12

fev
2014

juciane

Adorei as sugestes.Vou aproveitar todas

9

fev
2014

marilda

amei seu blog vou visita-lo sempre

8

fev
2014

Viviani

Muito bom de verdade, me ajudou bastante.Gostaria que pudesse me ajudar com msicas.

7

fev
2014

eliana

gostaria se vc puder mandar para o meu email essas atividades agradeceria muito amei

21

jan
2014

alexandra gustavo

sera que dar para mandar essas atividades para o meu imail

27

nov
2013

KASSYA

Fiquei encantada com as atividades,muito obrigada,que Deus ilumine sua caminhada.

13

out
2013

jaine rodrigues

Achei tudo maravilhoso, possvel utilizar vrias idias e fazer adaptaes para a turma que se vai trabalhar. Parabns

4

out
2013

Heide Herchen

Amei tudo obrigado pelo apoio.

30

set
2013

Angela Aparecida da Silva

Adorei as atividades espero conhecer mais,e aprender como elaborar uma boa aula.

30

set
2013

Angela Aparecida da Silva

Adorei as atividades espero conhecer mais,e aprender como elaborar uma boa aula.

4

set
2013

ANA FLORENTINA DA SILVA

Todas as orientaes so muito boas.Gostaria,se possvel ,receber mais indicaes para trabalhos com educao infantil....Bjs

29

ago
2013

LILIAN

parabns pela sua criatividade; eu tenho certeza que meus pequenos vo aprender muito com elas

20

ago
2013

Ronaldo Maia

Oi Katia. Tenho um filho de 03 anos, que em dificuldade na fala. Ele j esta na escola desde os 02 anos e vem apresentando melhoras. Que outras atividades posso desenvolver com ele, para desenvolver as dificuldades que ele tem?

19

ago
2013

Erica Silva

Muito Bom! Gostei!

19

ago
2013

Erica Silva

Muito Bom! Gostei!

11

ago
2013

Eva Vieira Gonalves de Oliveira

Parabns, Suas atividades so incrveis, sei que irei desenvolver um excelente trabalho com os meus pequenos...

10

ago
2013

odailza

adoreiasatividades

10

ago
2013

odailza

adoreiasatividades

6

jul
2013

juliana

amei seu blog muitas atividades legal

30

jun
2013

ROSELENE NEGRAO DE FREITAS

GOSTARIA DE RECEBER IDEIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM CRIANAS DE MATERNAL I

30

jun
2013

ROSELENE NEGRAO DE FREITAS

MUITO BOM, ADOREI.

22

jun
2013

vera

parabns pelo seu trabalho,amei as atividades vou experimentar com a minha turminha,muito agradecida.

16

jun
2013

Gabriela

Seu blog muito bom, parabns.Gostaria que voc me mandasse sugestes como posso trabalhar com criana com deficincia. a primeira vez que trabalho como professora colaborativa.

5

jun
2013

Alessandra

parabens as atividades so otimas, gostaria de receber sugestes para maternal 2. desde ja agradeo

13

mai
2013

maria

as atividades so timas, trabalho com o maternal 3, gostaria de receber sugestes de atividade para o matrnal3

13

mai
2013

CARINA FRAGA

AMEI ! ADOREI AS ATIVIDADES.....

25

abr
2013

marileia

parabens!! seu blog esta otimo.

21

abr
2013

ANDREA

MARAVILHA!!!

20

mar
2013

gleice

muito bom seu blog

20

mar
2013

Isabel Cristina da Silva

Amei seu trabalho, continue nos ajudando, a primeira vez que trabalho na creche com Maternal 2, me ajudou muito. Deus lhe abenoe. Beijos.

20

mar
2013

Isabel Cristina da Silva

Amei seu trabalho, continue nos ajudando, a primeira vez que trabalho na creche com Maternal 2, me ajudou muito. Deus lhe abenoe. Beijos.

20

mar
2013

Isabel Cristina da Silva

Amei seu trabalho, continue nos ajudando, a primeira vez que trabalho na creche com Maternal 2, me ajudou muito. Deus lhe abenoe. Beijos.

20

mar
2013

Isabel Cristina da Silva

Amei seu trabalho, continue nos ajudando, a primeira vez que trabalho na creche com Maternal 2, me ajudou muito. Deus lhe abenoe. Beijos.

20

mar
2013

Isabel Cristina da Silva

Amei seu trabalho, continue nos ajudando, a primeira vez que trabalho na creche com Maternal 2, me ajudou muito. Deus lhe abenoe. Beijos.

4

mar
2013

adriana

adorei suas atividades parabns

4

mar
2013

adriana

adorei suas atividades parabns

4

mar
2013

adriana

adorei suas atividades parabns

3

mar
2013

Lauria

Adorei suas sugestes, vcs. esto de Parabns,

17

fev
2013

JOSIANE MENDES DA SILVA

EU GOSTARIA DE UMA GRANDE AJUDA ESTO COM DIFICULDADE DE FAZER UM PLANEJAMENTO PARA O MATERNAL I EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ,NATUREZA E SOCIEDADE,MOVIMENTO, CONHECIMENTOS MATEMATICOS,LINGUAGEM ARTSTICA. EU A GRADESSO MUITO SE FOR POSSIVEL EM ME AJUDAR, ESTOU COMESANDO AGORA NA SALA DO MATERNAL .POR FAVOR OBRIGADA. JOSIANE

17

fev
2013

cristiane

Maravilhoso...Amei seu blog

17

fev
2013

cristiane

Maravilhoso...Amei seu blog

15

fev
2013

Rosana

Adorei teu blog!! Tem ideias timas e muito criativas, j copiei umas pra eu aplicar com minha turma!

6

fev
2013

iuzamir

Tenho pesquisado bastante sobre atividades e tudo que diz respeito a educao, estou mto insegura, pois tenho pouca tempo na faculdade e nunhuma experincia, mas j assumi uma salinha de 4 aninhos. por favor gostaria de receber todas as informaes possveis para enriquecer o meu trabalho. grata!

5

fev
2013

Maria Leildes

Estou atuando pela primeira vez como professora do Maternal l. Amei seu trabalho e suas dicas. Parabns!

5

fev
2013

Maria Leildes

Estou atuando pela primeira vez como professora do Maternal l. Amei seu trabalho e suas dicas. Parabns!

5

fev
2013

Maria Leildes

Estou atuando pela primeira vez como professora do Maternal l. Amei seu trabalho e suas dicas. Parabns!

5

fev
2013

Maria Leildes

Estou atuando pela primeira vez como professora do Maternal l. Amei seu trabalho e suas dicas. Parabns!

5

fev
2013

Patricia Ferrazi Enz

Amei suas atividades, vou aproveitar muito em minha sala. Gostaria muito de receber mais sugestes.Parabns!!!

14

jan
2013

Vanessa

timo seu blog... Adorei

26

dez
2012

Carlen

Adorei seu blog... Gostaria de receber mais sugestes...

25

nov
2012

Ariana

Adorei!

30

ago
2012

Priscila

So timas essas atividades. Para mim ser muito til.

30

ago
2012

Priscila

So timas essas atividades. Para mim ser muito til.

16

ago
2012

maria

Adorei, que Deus te ilumine!

13

ago
2012

Lauria Schweig

Adorei suas atividades so fantsticas, principalmente para o trabalho nos maternais e creches, educao infantil. Parabns!!!

6

ago
2012

alex

gostaria de receber atividades.

20

jul
2012

Maria Aparecida Barbosa

So timos essas atividades, principalmente para os iniciante

20

jul
2012

Maria Aparecida Barbosa

So timos essas atividades, principalmente para os iniciante

5

jul
2012

rosa

adorei as ideias

3

jul
2012

Alder

Ol pessoal. Tenho "passeio feliz" para vender. So aquelas serpentes ou jibias, usadas para passear com crianas. Especialmente desenvolvido para Maternais, Escolas de Educao Infantil, Creches, Etc... Tenho 5 modelos (lpis, cobrinha, ratinho, coelho e cachorro). Meu fone (51) 9434.5220) Novo Hamburgo = alderdumbock@gmail.com Envio para todo o Brasil Obrigado

3

jun
2012

Cssia

Que delcia j poder visualizar as atividades sendo realizadas!!! Elas so fantsticas... Muito obrigada mesmo!

3

jun
2012

Alexandra

Adorei o seu site, pois trabalho com crianas de 1 a 1ano e dois meses,se possvel envie mais ideias ou sugestes de atividades, bjs...Al.

20

mai
2012

Dbora

Simples,acessvel,divertida e muito contagiante,Amei!!!!Parabns!

20

mai
2012

Dbora

Simples,acessvel,divertida e muito contagiante,Amei!!!!Parabns!

20

mai
2012

Dbora

Simples,acessvel,divertida e muito contagiante,Amei!!!!Parabns!

20

mai
2012

Dbora

Simples,acessvel,divertida e muito contagiante,Amei!!!!Parabns!

20

mai
2012

Dbora

Simples,acessvel,divertida e muito contagiante,Amei!!!!Parabns!

16

mai
2012

JOANA CELIA DE SOUZA SILVEIRA

AMEI SEU PROJETO, SOU INICIANTE RECEM FORMADA PODEMOS TROCAR EXPERIENCIAS? ME ENVIE SUA RESPOSTA.

1

mai
2012

LUCIGLEI

Trabalho com a faixa etria de 2 anos, realmente as atividades propostas aqui so maravilhosas para as crianas. Obrigada pela contribuio.

24

mar
2012

cristina

genial!!!!!!

28

fev
2012

Rita de Cassia

Considerei muito interessante e importante para o desenvolvimento da criana. Parabns, continuem assim.

12

set
2010

ana paula soares de sousa

timo

31

ago
2010

raquel

amei as dicas de atividades se tiver mais para crianas de 1 a 3 anos por favor mandem para o meu e-mail. desde j obrigada Raquel

13

ago
2010

ione celeste pereira silva

gostei demais. So adventista e voces so bastantes criativos

AMIGOS QUE VISITAM O BLOG

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.