Portal da Educao Adventista

*Professor Halama *

4

mai
2015

CORREÇÕES 7º ANO CAPÍTULO 3

ATIVIDADES CAPÍTULO 3

 

1. Emigração - saída de pessoas de um lugar para outro, do ponto de vista do país de origem.

Imigração - entrada de pessoas em um determinado lugar, do ponto de vista do país de destino.

Segunda parte, é pessoal.

 

2. Migração inter-regional:

É o deslocamento de população dentro deum mesmo país.

Migração intrarregional:

É o deslocamento populacional dentro de uma mesma região.

Movimento pendular:

Deslocamento populacional diário, mais comum nos grandes centros urbanos, nos quais as pessoas moram em uma cidade e exercem suas atividades em outra.

 

3. As principais causas são baixos salários no campo, precárias condições de vida no campo, uso intensivo de máquinas no campo, indústrias nas cidades, maiores facilidades de educação, assistência médica e lazer nas cidades.

As principais consequências são: desemprego, subemprego, ocupações irregulares, aumento da violência, precariedade nos transportes coletivos e na infraestrutura das cidades.

 

4. O Brasil recebeu poucos imigrantes devido à falta de infraestrutura de atendimento ao imigrante, o regime de escravidão que vigorou até 1888, as políticas que restringiam a entrada de imigrantes e as doenças tropicais.

 

5. A maior entrada de imigrantes europeus ou asiáticos poderia ter influído em sua cultura, neste caso o Brasil poderia ser diferente do que é na atualidade.

 

6. Ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México ficam sujeitos aos coiotes, que os conduzem por áreas desérticas, muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino.

 

7. Refere-se ao movimento que ocorre entre as cidades. Com o processo de desconcentração industrial cidades pequenas e médias tem crescido bastante nos últimos anos.

 

8. Resposta pessoal.

 

9.

a) A busca por melhores oportunidades de emprego. No caso do Nordeste do Brasil, em muitas situações ainda é a seca que impulsiona os deslocamentos.

 

b) A partir de casas típicas e receitas típicas do Nordeste.

 

c) Curitiba tem recebido muitos imigrantes estrangeiros a muitos anos, bem como migrantes da região Sul e de diversas regiões do Brasil.

 

10.

a) Infelizmente, o preconceito racial ainda está presente na população brasileira, como resultado das desigualdades sociais que foram impostas a diversos grupos desde a sua colonização.

 

b) Positivo: diversidade de costumes disseminados em todo o país.

Negativo: o desenvolvimento de uma sociedade desigual, marcada pela escravidão.

 

11. Resposta pessoal.

 

12. Resposta pessoa.

 

CAPÍTULO 4

1. Resposta pessoal.

 

2. Resposta pessoal.

 

3. A população de um país aumenta por meio do crescimento vertical, como resultado o saldo positivo entre nascimentos e mortes. E por meio do crescimento horizontal que é a diferença obtida entre os imigrantes e os emigrantes.

 

4. Essa concentração está relacionada ao processo de ocupação do território brasileiro que ocorreu a partir do litoral do oceano Atlântico.

 

5. Os fatores responsáveis pelas quedas da natalidade são: urbanização, casamentos tardios, elevação do padrão socioeconômico, difusão de métodos anticoncepcionais, trabalho feminino e crises econômicas.

 

6. Melhorias nos sistemas de saneamento, acesso à assistência médica, melhorias nas infraestruturas hospitalares e difusão de técnicas de higiene.

 

7.

1. DENSIDADE

2. EMIGRAÇÃO

3. MORTALIDADE

4. EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA

5. IBGE

6. LITORAL

7. PRIMÁRIO

8. FEMININO

9. NATALIDADE

10. VEGETATIVO

 

 

 

 

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

Não há comentários a serem exibidos!

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.