Portal da Educao Adventista

*Professor Halama *

4

mai
2015

CORREÇÕES 7º ANO CAPÍTULO 3

ATIVIDADES CAPÍTULO 3

 

1. Emigração - saída de pessoas de um lugar para outro, do ponto de vista do país de origem.

Imigração - entrada de pessoas em um determinado lugar, do ponto de vista do país de destino.

Segunda parte, é pessoal.

 

2. Migração inter-regional:

É o deslocamento de população dentro deum mesmo país.

Migração intrarregional:

É o deslocamento populacional dentro de uma mesma região.

Movimento pendular:

Deslocamento populacional diário, mais comum nos grandes centros urbanos, nos quais as pessoas moram em uma cidade e exercem suas atividades em outra.

 

3. As principais causas são baixos salários no campo, precárias condições de vida no campo, uso intensivo de máquinas no campo, indústrias nas cidades, maiores facilidades de educação, assistência médica e lazer nas cidades.

As principais consequências são: desemprego, subemprego, ocupações irregulares, aumento da violência, precariedade nos transportes coletivos e na infraestrutura das cidades.

 

4. O Brasil recebeu poucos imigrantes devido à falta de infraestrutura de atendimento ao imigrante, o regime de escravidão que vigorou até 1888, as políticas que restringiam a entrada de imigrantes e as doenças tropicais.

 

5. A maior entrada de imigrantes europeus ou asiáticos poderia ter influído em sua cultura, neste caso o Brasil poderia ser diferente do que é na atualidade.

 

6. Ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México ficam sujeitos aos coiotes, que os conduzem por áreas desérticas, muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino.

 

7. Refere-se ao movimento que ocorre entre as cidades. Com o processo de desconcentração industrial cidades pequenas e médias tem crescido bastante nos últimos anos.

 

8. Resposta pessoal.

 

9.

a) A busca por melhores oportunidades de emprego. No caso do Nordeste do Brasil, em muitas situações ainda é a seca que impulsiona os deslocamentos.

 

b) A partir de casas típicas e receitas típicas do Nordeste.

 

c) Curitiba tem recebido muitos imigrantes estrangeiros a muitos anos, bem como migrantes da região Sul e de diversas regiões do Brasil.

 

10.

a) Infelizmente, o preconceito racial ainda está presente na população brasileira, como resultado das desigualdades sociais que foram impostas a diversos grupos desde a sua colonização.

 

b) Positivo: diversidade de costumes disseminados em todo o país.

Negativo: o desenvolvimento de uma sociedade desigual, marcada pela escravidão.

 

11. Resposta pessoal.

 

12. Resposta pessoa.

 

CAPÍTULO 4

1. Resposta pessoal.

 

2. Resposta pessoal.

 

3. A população de um país aumenta por meio do crescimento vertical, como resultado o saldo positivo entre nascimentos e mortes. E por meio do crescimento horizontal que é a diferença obtida entre os imigrantes e os emigrantes.

 

4. Essa concentração está relacionada ao processo de ocupação do território brasileiro que ocorreu a partir do litoral do oceano Atlântico.

 

5. Os fatores responsáveis pelas quedas da natalidade são: urbanização, casamentos tardios, elevação do padrão socioeconômico, difusão de métodos anticoncepcionais, trabalho feminino e crises econômicas.

 

6. Melhorias nos sistemas de saneamento, acesso à assistência médica, melhorias nas infraestruturas hospitalares e difusão de técnicas de higiene.

 

7.

1. DENSIDADE

2. EMIGRAÇÃO

3. MORTALIDADE

4. EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA

5. IBGE

6. LITORAL

7. PRIMÁRIO

8. FEMININO

9. NATALIDADE

10. VEGETATIVO

 

 

 

 

comentários[0]

28

abr
2015

Correções - 6 ano Caítulo 3

ATENÇÃO ALUNOS DO SEXTO ANO - CORREÇÕES DO CAPÍTULO 3

Página 44

1. As marés são ocasionadas pela ação da gravidade do Sol e da Lua. A maior implicação está relacionada à movimentação de embarcações em áreas portuárias.

2. b

3. As ressacas são provocadas pela ação das marés em conjunto com a entrada de ventos fortes, produzidos por exemplo por uma frente fria. Destroem calçadas e ruas, alteram a rotina de pescadores e moradores da orla.

4. A Terra, nela encontram-se as condições ideais de água, atmosfera e temperatura.

5. Plutão dexou de ser classificado planeta por decisão da União Astronômica Internacional.

6 - C

Página 47

1. A principal consequência da rotação são os dias e noites, além de perturbar a direção dos ventos alísios, enquanto a translação em conjunto com a inclinação do eixo da Terra é responsável pelas estações do ano.

2. B

3 - D

Página 49

1 - D

2 - V,V, F,V,F

3- V,F,V,F

4 - A

Página 53

1.Os povos antigos baseavam-se nos movimentos dos astros para definir diversas atividades, como plantar, colher, pescar. Até hoje esses cohhecimentos de certa forma influenciam a vida de muitas pessoas, por exemplo existem pessoas que escolhem a fase da Lua para cortar os cabelos.

2. A) Essa conclusão só foi possível após a experiência de Foucault.

B) A curvatura da Terra, a escuridão do espaço, a luminosidade das estrelas e a visão da Terra suspensa no vazio do espaço.

comentários[0]

21

out
2010

RESULTADOS DA VII EXPOGEO

Olá,

Estou na fase final de computação das notas da VII Expogeo, assim que todos os resultados tiverem sido devidamente tabulados, postarei neste blog estas informações. Espero que isto seja possível no próximo domingo.

Um abraço a todos

 

comentários[0]

20

out
2010

Relatório da VII Expogeo

Olá,

Você pode baixar o download de um modelo para fazer o relatório da Expogeo.

Data de entrega até 22/10.

Um abraço

 

comentários[0]

17

out
2010

Agradecimentos e Orientações para o Relatório da Expogeo

Quero neste momento após o fim das apresentações expressar minha gratidão a todos os que participaram da VII Expogeo. A lista é grande, porém posso começar pelos alunos, principais responsáveis pelos brilhantes projetos desenvolvidos, aos pais pelo apoio e pela vibração com as apresentações, à equipe administrativa do CAB, aos meus colegas professores  e colaboradores deste colégio que acompanharam as equipes, incluo aqui também a equipe de limpeza que rapidamente colocou em ordem as salas e corredores.  Não posso deixar de demonstrar gratidão aos meus colegas professores de Geografia que atuam em nossa rede e  também em outras instituições de ensino, que com competência avaliaram o domínio de conteúdo e os projetos de apresentação visual.

                Agora ainda falta uma pequena etapa a ser vencida, é a preparação e entrega no prazo dos relatórios pessoais da exposição. Se você buscar encontrará neste blog todas as orientações para a elaboração deste trabalho, porém vou apresentar novamente aqui para facilitar o seu trabalho.

**O relatório deve ser impresso de acordo com as normas de apresentação de trabalhos. ( você encontra orientações no site do CAB).

Deve conter:

1. Histórico da elaboração do trabalho (todos os procedimentos adotados desde a elaboração do projeto até a apresentação do trabalho.

2. Descrição pormenorizada do tema abordado.

3. Fontes de consulta (bibliografias utilizadas, sites consultados, entrevistas etc.)

4. Relatório de visitação a cinco outros trabalhos.

*** Não receberei trabalhos com atraso. (A data limite para entrega deste relatório é 22/10/2010 - sexta-feira)

Um grande abraço a todos...

 

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.