Portal da Educao Adventista

*Geografia - Deisi *

21

mar
2013

22 de março - Dia da Água

ÁGUA É CONSCIÊNCIA

 

Pr. Hebert D. Liessi

 

A palavra do momento é economizar, afinal cada gota economizada é um ponto a mais na luta para a conservação da Água no Planeta. Gastar mais de 200 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. A bióloga Mariana Araguaia explica como podemos economizar água - e dinheiro - sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e das pessoas. O desperdício residencial é o campeão, sendo que no Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isso pode mudar com simples mudanças de hábitos.

No banheiro:

1. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (numa casa) ou 16 litros (num apartamento).

2. Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros.

3. Regule as válvulas de descarga. As convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados. Achou difícil, chato, ou importante para sua vida? Depois de uma semana ouvindo e aprendendo coisas sobre água, o que você fará com seu domínio sobre este bem da natureza?

Em Apocalipse 21:6, Deus nos conforta com a grande esperança de sua segunda vinda, quando ele falará para nós: "Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Aquele que tem sede, Eu darei de graça da fonte da água da vida". E você, aceita receber a água da salvação que somente Jesus pode lhe dar?

 

1Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-agua.htm>. Acesso em: 11 mar. 2013

Fonte: http://static.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/educadores/sexta_agua_consciencia.pdf

 

 

comentários[0]

19

mar
2013

22 de março - Dia Mundial da Água

ÁGUA É HIGIENE

Pr. Hebert Davi Liessi

 

A água é essencial para a higienização. Podemos usar a água para cuidar de nossa  higiene pessoal, mas também para evitar a proliferação de doenças. A higiene bucal, por exemplo, é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau hálito (halitose). Água é essencial para a limpeza bucal, pois é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca. Dentes saudáveis têm menos cáries1.

Além de ser eficaz para a limpeza bucal, a água é primordial para a higiene do corpo.  Ao tomar banho, lavar o cabelo ou, até mesmo, lavar as mãos antes de comer qualquer coisa, usamos a água para nossa limpeza. Até quando espirramos, necessitamos lavar as mãos, caso a tenhamos usado. De outra forma, a água pode ser usada na limpeza do meio ambiente. Quando limpamos nossa casa e a calçada, nos protegemos de possíveis enfermidades infecciosas. Quando não há lixo na rua, o qual muitas vezes é a água da chuva que retira, evitamos transmissão de doenças. Enfim, a água é uma das melhores ferramentas para a higienização e limpeza de nosso corpo e do ambiente.

Jesus usou a água para lavar os pés dos discípulos não somente para mostrar higiene, mas para simbolizar que somente Ele pode limpar nossos mais ocultos pecados se permitirmos. Nós falaremos igual Pedro: "Lava-me, Senhor, não somente meus pés, mas também as mãos e a cabeça." João 13:9. Podemos aprender a lição de humildade em servir aos outros, mostrada por Jesus. E você, deseja usar a água para higiene e serviço da humanidade?

 

1 Disponível em: <http://www.escolakids.com/higiene-do-corpo.htm>. Acesso em: 11 mar. 2013.

 

Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/sugestoes-de-projetos/1065/meditacoes-para-a-semana-do-dia-da-agua-.html

 

comentários[0]

18

mar
2013

22 de março - Dia Mundial da Água

ÁGUA É VIDA

Pr. Hebert D. Liessi

 

A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Estamos começando uma semana especial com ênfase na Água. Nosso desafio é tornar este presente de Deus como nossa vida. Lembre-se que Jesus a fonte da Vida: "aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4:14.

 

Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/sugestoes-de-projetos/1065/meditacoes-para-a-semana-do-dia-da-agua-.html

 

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.