12
jun
2015
Ensinei números primos para minha turma do 5º ano, utlizando o Crivo de Eratóstenes.
Eratóstenes foi um matemático que viveu na cidade de Cirene , na Grécia.
Para desenvolvimento da aula, fizemos uma breve reflexão sobre os números no dia a dia e estes sendo usados no momento da criação. Cada equipe foi dividida por cores e cada cor representavam o múltiplo de um número.
Equipe vermelha - Múltiplos de dois
Equipe amarela - Múltiplos de três
Equipe azul - Múltiplos de quatro
Equipe branca - Múltiplos de cinco
Equipe rosa - Múltiplos de seis
Equipe verde - Múltiplos de sete
As equipes escolhidas, ao comando do professor, identificavam os múltiplos de seu respectivo número até 50. Ao final, perceberam que alguns números não foram marcados por nenhum dos múltiplos encontrados, identificando assim, os números primos.
Esta atividade teve como objetivo:
Desenvolver o conceito de número primo;
Identificar os números primos até 50;
Perceber que o algarismo 2 é o único número primo que é par;
Compreender que o algarismo 1 não é um número primo;
Diferenciar números primos e números compostos.
Pedagoga
Verônica Lopes