17
set
2014
Para nossa aula de Língua Portuguesa, solicitei aos meus alunos que trouxessem um jornal da semana.
Compreendo que é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive. Para desenvolvermos esta atividade pedagógica, foram feitas alguma reflexões sobre esse gênero literário.
-Que notícias mais interessam aos adultos? E às crianças?
-É importante ler jornal? Por quê?
-Existem jornais para crianças? Quais eles conheciam?
Os alunos foram divididos em grupos e saíram de sala para perguntar aos funcionários da escola se eles tinham o hábito de ler jornal.
Após esse momento, conversamos sobre o resultado do que foi pesquisado.
O representante de cada grupo leu uma reportagem. Destacamos o valor da imprensa como um meio que veicula informações, comunicando fatos que acontecem no Brasil e a quantidade de informações contidas em uma reportagem.
Ainda realizaremos as seguintes estrátegias:
-Dramatização do texto O cidadão e o jornalista;
-Interpretação e fatos significativos em uma reportagem;
-Confeccionar um quadro com reportagens políticas;
-Entrevistar 5 familiares;
-Confeccionar um gráfico, basaedo no resultado da entrevista realizada;
-Ler, escrever, reler e reescrever textos jornalísticos;
-Elaboração de um jornal da nossa turma.
Objetivo principal é transformar o jornal em um recurso pedagógico complementar às atividades curriculares e oferecer aos alunos um reforço concentrado na leitura e na escrita, incentivando o desenvolvimento da aprendizagem e o gosto pela leitura.
Pedagoga
Verônica Lopes