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*Professora Verônica *

7

set
2014

O REINADO DO CAFÉ

Hoje, ensinei para os meus alunos sobre o "Reinado do café" no período imperial, características da produção cafeeira e o caminho para o fim da escravidão. Para que a aula tivesse significado, saímos da sala de aula e escolhemos um cantinho no pátio da escola, para que pudéssemos de forma mais descontraida e a vontade abordamos o tema. Iniciei minha aula mostrando-lhes um pacote de café descafeínado, onde foram trabalhados os seguintes pontos:

 

-Descrição da embalagem;

 

-O significado da palavra descafeínado;

 

-Debatemos sobre a substância contida no café (CAFEÍNA);

 

-Trabalhamos os maleficíos dessa substâncias;

 

-Consequências quando consumidos em excesso (Taquicardia, escurecimento dos dentes, agitação, insônia, dores de cabeça, etc.);

 

-A popularização do café em nosso país;

 

-Significado de expressões que levam essa palavra "café", mostrando o quanto o café se tornou popular;

 

-Quem fazia o trabalho que envolvia a produção do café;

 

-Dramatização do período em que a Lei Áurea foi assinada e a falta de assistência e de oportunidades de trabalho assalariado e digno aos ex-escravos;

 

-Formação de favelas (lugar onde os ex-escravos procuraram se estabelecer);

 

-A importância de cuidarmos do nosso corpo e a preocupação de ingerirmos bebidas saudáveis (Terminamos nossa aula tomando um delicioso suco de laranja).

 

Devido os escravos serem considerados um nada para os barões do café, destaquei o valor e a importância do respeito ao próximo. Eles compreenderam, que todos independente de raça ou cor são importantes, pois somos a imagem e semelhança de Deus.

 

Materiais utilizados; copos descartáveis, TNT, um pacote de café descafeínado e um suco de laranja ADES.

 

Professora Verônica Lopes

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