Portal da Educao Adventista

*Informatica *

1

nov
2011

Nokia anuncia o fim da plataforma Symbian

 

Em entrevista concedida ao AllThingsD no dia 10 de agosto, o presidente da Nokia, Chris Weber, declarou em nota oficial que a empresa está descontinuando a plataforma "Symbian" na América do Norte. Ainda de acordo com Chris Weber, a Nokia pretende voltar o seu mercado mais para o SO da Microsoft, o Windows Phone 7.

Então, a companhia anunciou finalmente que vai retirar do mercado o Symbian, enquanto plataforma oficial, antes de começar o lançamento dos produtos com o Windows Phone 7. A previsão para o acontecimento, inclusive, é que ele ocorra até o final deste ano, começando pela América do Norte (que é o seu consumidor principal).

Certamente, esse foi um dos movimentos da Nokia para reocupar a liderança na "guerra" pelos consumidores de smartphones. É provável que logo sejam feitas campanhas de divulgação em larga escala dos novos produtos, para mostrar o novo investimento da companhia. Se a escolha por deixar de lado o Symbian em prol do Windows Phone 7 será um sucesso, apenas as vendas mostrarão.

 

Fonte da imagem: Divulgação/Nokia

Para os fãs do Symbian, a notícia não é nada boa: a Nokia acaba de anunciar que pretende descontinuar o desenvolvimento de seu sistema operacional. Mesmo após dizer que continuaria fabricando e vendendo aparelhos com a plataforma no ano de 2011, agora a empresa divulgou gráficos que mostram a completa extinção do Symbian.

Segundo previsões, o sistema deve ser completamente substituído pelo Windows Phone, que passa a integrar os aparelhos da marca. A mudança não é imediata, porém, o Symbian deve ser totalmente substituído em pouco tempo.

Fonte da imagem: Divulgação/Nokia

Outra novidade é a diminuição de participação do MeeGo para os próximos anos. A Nokia ainda está começando com a fazer investimentos na plataforma (o primeiro aparelho com o sistema deve ser lançado ainda em 2011), mas a fabricante parece também estar prevendo o fim do MeeGo para um futuro não tão distante.

Ainda não existe uma data para o fim do Symbian, porém, em declarações recentes, executivos já afirmaram que a empresa passa a contar com uma nova estrutura a partir de agora. Por isso, é muito provável que o sistema dure até 2012, ano marcado como o final das transições que se iniciam hoje.

 # Nokia libera Symbian Anna para quatro modelos #
 
O N8 é um dos contemplados pela atualização do Symbian (Foto: Divulgação)O N8 é um dos contemplados pela atualização do Symbian (Foto: Divulgação)

Dentre as novas funcionalidades disponíveis no Symbian Anna estão um teclado melhorado, um navegador mais rápido e mais compatível com os novos padrões web, Ovi Mapas com integração a redes sociais e rotas de transporte público e, especificamente para usuários empresariais, mais segurança nas conexões a Intranet e e-mail.

Além disso, especificamente para o modelo Nokia C7 o Symbian Anna também destravará a funcionalidade de NFC, que passou a ser bastante usada por empresas de pagamento nos EUA, dentre outras coisas. Usuários desse aparelho e que também tiverem instalado o jogo Angry Birds vão poder destravar fases novas com o uso do NFC, bastando apenas que dois aparelhos sejam aproximados um do outro.

Por enquanto apenas quem tem Symbian no Egito, Tailândia, China, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, República Tcheca, Finlândia, Índia, Indonésia, Kuwait, Noruega, Polônia, Rússia, Suécia, Reino Unido ou Emirados Árabes Unidos pode baixar a atualização. Ela está disponível por meio de download over-the-air (pelo próprio celular) ou por meio do aplicativo para desktop Nokia Ovi Suite, e o tamanho das atualizações são, respectivamente, de 24 e 290 MB.

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.