Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

23

set
2011

Em Andamento

Já Iniciou a Oficina Interativa de Textos, uma oportunidade do aluno escrever um livro com a gente. O primeiro livro já escrevemos este ano, se você não viu, entre no blog do RB (Rato de Biblioteca), foi infantil, agora vem o segundo. Corra, entre já no blog e dê a sua contribuição, precisamos apenas do seu endereço eletrônico para autorizar o seu acesso e postagens de suas produções. O blog vai dar oportunidade de trocar textos, sugerir, estimular, facilitar, ajudar e construir idéias legais entre outras coisas mais. Dele vai sair um livro de contos e crônicas, um parceria de alunos e professores da escola, sob a supervisão do professor de redação, José Henrique (Pirata) já conhecido de todos. Você não pode ficar fora dessa. Leia mais... clique na imagem abaixo.  Malton

comentários[0]

15

set
2011

Mais Interatividade na Escrita

A geração Z extinguirá o manuscrito?

15/09/2011 às 10:00 | Por Lilian Larroca

Ao comparar a própria Bíblia recém-adquirida com a do rei Carlos VII, ambas impressas por Gutenberg, e perceber que tinham a mesma quantidade de páginas, compostas por 48 linhas iniciadas e finalizadas com as mesmas palavras, o arcebispo da França exclamou que isso só poderia ser obra do diabo (GAZETA, 2000). Sua reação ingênua e alarmista, provocada pela ignorância a respeito do então recente e revolucionário invento, suscita o riso em nossos dias. Se analisada atentamente, no entanto, a reação do arcebispo não difere muito da militância antitecnológica por vezes presente na sociedade atual.


Uma medida recente do estado de Indiana (EUA), que pode ser adotada em outros 40 estados americanos que seguem o mesmo currículo, tende a acirrar o debate. Em decisão inédita, o governo desse estado desobrigou as escolas de ensinar a escrita cursiva e recomendou o uso de teclados de computador para a realização de atividades escolares (BARRUCHO, 2011). O objetivo seria preparar os estudantes para a sociedade contemporânea, na qual o domínio das ferramentas digitais mostra-se mais significativo para o exercício profissional e atividades comunicativas em geral que a apresentação de uma boa letra.Leia Mais...

 

 

comentários[0]

9

set
2011

Dica de Leitura e Biografia

Einstein, O Gênio

 

Aqui vai um resuminho pra você sobre este cara que todo mundo conhece, mas nem sempre sabe direito o que ele fez.

Bom, vamos começar do começo.
Albert Einstein nasceu em 1879, na cidade de Ulm, que fica na Alemanha.
Com 3 aninhos, ele ainda tinha dificuldade para falar e os pais ficaram até preocupados. Na escola, ele não se acostumava muito com o tipo de ensino porque devia ser muito criativo e diferente dos outros.

Quando já era mocinho, morou na Itália e depois na Suíça, onde fez faculdade e estudou bastante.

Entre muitas coisas importantes, as mais marcantes foram:

- provar que existem os átomos
- Teoria da Relatividade

O que é essa tal de Teoria da Relatividade?
Ela mostra que os movimentos são relativos, dependendo de qual é a nossa referência.
Daí vem a frase: "Tudo é relativo."

Einstein disse que a única coisa que não é relativa é a velocidade da luz.

Veja que frase legal, dele também:
"O homem é livre para fazer o que quiser. Só não é livre para querer o que quer."

Muito interessante. Faz a gente pensar que muitas vezes nós desejamos coisas que parecem muito importantes, mas apenas nos convenceram disso.

Além de gênio, Einstein deve ter sido um sujeito muito engraçado, sempre com frases divertidas na ponta da língua.
Uma vez ele disse que não era especialmente inteligente, nem gênio, apenas curioso, muito curioso.

E é verdade que a curiosidade é a melhor professora que existe! A gente precisa ir atrás das respostas, mesmo que ainda não existam! Foi isso que ele fez.

Se você quiser saber mais e ler um livro sobre Einstein, aqui vai uma dica:
Albert Einstein e Seu Universo Inflável

 

comentários[0]

2

set
2011

História Natural

Evento...

comentários[0]

Campanha de Doação