Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

29

ago
2012

Qual é a origem da lua.

image

Qual é a origem da lua.

 A Lua, satélite natural da Terra que apresenta extrema beleza, desperta a curiosidade de muitas pessoas. Como teria surgido essa estrutura fascinante? A resposta para essa pergunta não é fácil, pois existem inúmeras teorias para o surgimento da Lua no universo.A teoria mais aceita pelos astrônomos é de 1975 e afirma que a lua se formou por meio de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte. Isso teria acontecido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

A teoria do Grande Impacto foi proposta pelo Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e pelo Instituto Harvard de Astrofísica.Outra teoria, publicada em 1873, pelo astrônomo Francês Edouard Albert Roche, diz que a Terra e a Lua teriam se formado ao mesmo tempo e pela mesma matéria. Segundo essa explicação, a Terra teria começado com uma bola de gás que depois resfriou e se contraiu, lançando um anel de gás que se aglutinou até formar a Lua. No entanto, essa teoria não foi aceita porque a Lua é menos densa e tem um conteúdo de ferro bem menor que o da Terra.

Já segundo a teoria de Thomas Jefferson Jackson, de 1909, a Lua teria se formado em outra parte do sistema solar e teria sido capturada pelo campo gravitacional da Terra. Essa teoria também foi descartada.
Teorias à parte, o que realmente sabemos sobre a Lua é que ela é a grande atração das noites de céu aberto.

comentários[0]

29

ago
2012

Mensagem

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor...

(RODRIGO BENTES DINIZ)

 

comentários[1]

29

ago
2012

Dica de livros

image A oração, em sua verdadeira expressão, significa amizade, convivência e diálogo com Deus. Não é uma parte da vida cristã; é a própria vida cristã. Sem a prática constante da oração genuína, a religião se torna superficial e vazia. Mas como praticar a oração de forma eficaz se, por inclinação natural, somos contrários às coisas espirituais? O objetivo deste livro é justamente ajudar você a fazer da oração uma realidade constante, uma fonte de poder e alegria em seu viver diário. Experimente!

 

 

 

image

Este livro pretende mostrar às crianças a importância de ser o que são. Uma das características da sociedade moderna é o ritmo acelerado do desenvolvimento das crianças. Elas não apenas amadurecem mais cedo, como são expostas desde pequenas a informações de todo tipo. Assim, são levadas a se preocupar com questões concretas e complexas, e acabam dedicando menos tempo ao que verdadeiramente interessa: ser simplesmente crianças.

 

comentários[0]

27

ago
2012

Rato de Biblioteca

image

comentários[0]

23

ago
2012

Um fruto nada proibido

image

 

Hoje vou falar sobre a maçã. Uma das frutas mais consumidas no mundo, é deliciosa, prática para levar dentro da bolsa, deixar no carro, ou em cima da mesa no escritório. Não mela, não escorre na hora de comer, alimenta, e tem um sem número de benefícios, que eu faço questão de enumerar aqui.

Excelente para o sistema digestivo e imunológico, a maçã elimina toxinas, dissolve o ácido úrico e evita cálculos nos rins e vesícula. Reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, alergias e doenças crônicas de pele. Excelente desinfetante bucal, elimina o mau hálito, a prisão de ventre e distúrbios intestinais em geral. Ajuda no tratamento de herpes e eczema. Ainda combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática. Calmante por natureza, proporciona um sono relaxante.

Comer maçãs também é importante para o tratamento da obesidade, já que a fruta promove saciedade. Verdadeiro depurador sanguíneo, a fruta previne o infarto do miocárdio. É excelente para combater infecções de garganta, fortalecer o cérebro e os ossos ou facilitar o funcionamento do fígado. Ainda é indicado no tratamento de tuberculose, bronquite e asma. Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura, sem prejudicar.

Quer que sua casa tenha um cheiro gostoso? Deixe um pote com maçãs na sala. Além de lindas e decorativas, dão um perfume agradável e natural ao ambiente.

Te convenci a comer pelo menos uma maçã por dia? Troque as barrinhas de cereal diárias, que até quebram um galho, são cheias de açúcar e engordam. Opte pelo que nasce em árvore. Coloque a maçã na sua rotina e depois me conta se não valeu a pena!

(Patricya Travassos)

comentários[0]

23

ago
2012

Alguém que sofre

Senhor, meu Deus.
Pai bondoso, busco-O com esperança de que o seu amor seja capaz de acalmar-me agora.
Busco o colo e o aconchego de quem me conhece desde sempre e sabe bem os motivos das minhas dores e do meu desespero.
Pai de justiça e de amor envolva meu coração dolorido em Seu afeto infinito, para que meu desânimo arrefeça e que eu não desista da luta.
Ampare-me em seus braços, dando-me a certeza de que jamais estarei sozinho, mesmo quando o silêncio for meu único companheiro e a estrada da vida me parecer deserta.
Dá-me forças e coragem para seguir meu caminho, por mais duras que sejam as provas e por mais distantes que meus amores possam estar de meus olhos.
Peço, Senhor, que suas palavras ecoem em minha intimidade, guiando meus passos e curando as feridas que sangram em minha alma.
Feridas causadas por minha incúria, por meu egoísmo e pela minha falta de capacidade de perdoar.
Envolva-me em um abraço afetuoso, capaz de estancar essas lágrimas que insistem em rolar de meus olhos e de molhar minha face.
Não pretendo que o sofrimento que ora vivo seja simplesmente arrancado de meus dias.
Se ele está presente em mim hoje é porque o semeei no passado, bem sei.
Peço apenas humildemente, Senhor, para suportá-lo com dignidade.
Peço que me auxilie a me manter em pé, nesses momentos tão duros, em que sinto os joelhos cedendo ao peso do cansaço e do desalento.
Não permita, pai, que a tristeza tome, de vez, conta de meu pensamento, impedindo-me de ver com clareza e de acreditar no amanhã.
Não deixe, Senhor, que o remorso e o arrependimento pelos meus erros sejam desculpa para novos deslizes e maiores enganos.
Fortaleça meu desejo de suportar as dificuldades que me possibilitarão ser uma criatura melhor, um dia.
Que a paixão seja alavanca de progresso e não mais motivação para novos equívocos.
Ajude-me, Senhor, a trilhar o caminho do bem, por mais estreita que seja a sua porta, por mais pesado que seja o meu fardo.
Que a revolta e o desespero não preencham meus dias e nem povoem minhas noites.
Ilumine, com a sua verdade, Senhor, meus atos e minhas palavras.
Pois, sinto-me tão só e tão perdido, nesse mundo de desterro e de exílio, onde a felicidade é fugaz e passageira.
Somente a certeza da sua presença constante em minha existência pode me trazer a paz e o conforto que meu espírito infeliz tanto almeja.
Abra meus olhos para as verdades eternas da vida e conceda-me a graça de confiar sempre, sem hesitação e sem esmorecimento.
Auxilia-me, Pai bondoso, para que eu possa seguir em frente, de uma vez por todas, deixando para trás meu passado equivocado, construindo, a partir de hoje, bases de amor e de felicidade para o futuro.

Quando as duras provas da vida trouxerem para o seu coração amargura e dor, lembre-se que a prece é o meio mais eficaz que nos liga a Deus.
Lembre-se de que nada, nem ninguém, pode trazer maior alívio para nossos sofrimentos do que a presença divina em nossas vidas.
Deus, Pai bondoso e justo, jamais nos abandona ou desampara.
Confie e persista, sempre.

comentários[0]

23

ago
2012

Dica de Leitura

image

 

Nova Chance: Autor (A) Carolyn Sutton

 A marcante experiência de uma mulher que venceu o câncer e aprendeu a descansar no coração de Deus.

 

 

Que Frio: Autor: Rony dos Santos Oliveira

 Apesar do frio o patinho desta história não se importa em de divertir na água gelada. Os outros patos  até tentam imitá-lo, mas logo desistem.E quando o sol começar a surgi,o que acontecerá com esse patinho.

 

 

comentários[0]

21

ago
2012

Premiação

Segue abaixo a lista de prêmios do projeto Rato de biblioteca. Não percam tempo, participem e concorram a estes valiosos prêmios.image

comentários[0]

14

ago
2012

Caminho da Luz

image

Se queres ser feliz, auxilia.

Se desejas que te ouçam, ouve.

Se queres ser amado, ame.

Quando descobrires o verdadeiro caminho, e, ao, indicá-lo fores desacreditado; crê em ti e segue, pois algum dia vislumbrarás bem distante à despontar pequenas luzes na estrada.

 Assim é a vida meus amigos. Um longo caminho, um grande aprendizado, onde o correto, o verdadeiro por vezes começa só.

Mas um dia perceberá um séquito a seguí-lo. Portanto não te afastes de tuas verdadeiras convicções pautadas pelo teu Deus Superior e, não questiones se fostes ouvido, seguido, amado!

Esta estrada precisa ser achada e a descoberta é individual. É longa, cheia de percalços e para muitos, ainda está bloqueada.

Procura afastar as pedras, as tuas pedras e se conseguires afastam também as do teu próximo.

E, se for de teu alcance, transforme-as em grãos diminutos, por onde tu e ele possam transitar. Sem que ele perceba propicia-lhe um atalho sólido. Deixa o caminho pronto e segue.

Completa a tua Obra e crê em Deus sempre.

comentários[0]

14

ago
2012

Dicas de Livros

image

Bom dia, todas as cores! Autor (A): Ruth Rocha

Neste livro Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.

 

 

image

 

O livro conta a história do executivo Roger que teve sua vida mudada após encontros com o faxineiro Bob, Roger um CEO da empresa Admiral que passara por momentos difíceis em sua vida empresarial até que um belo dia encontra Bob que ia até a sua sala toda segunda-feira para executar a limpeza do seu escritório, até que um belo dia Roger ouve Bob cantarolar pelos corredores da empresa uma bela ópera italiana e Roger bate um papo com Bob, daí em diante os dois passam a se encontrarem todas as segundas-feiras eis que um belo dia Bob conta a Roger que sua esposa Alice já falecida em vida acreditava em 6 diretrizes nas quais Bob estava reescrevendo, que poderiam mudar a vida de qualquer pessoa. Roger bastante interessado resolve ouvi-lo, Bob resolve não passar todas as diretrizes de uma só vez, mas sim uma a uma para ter um tempo para que Roger ás absorve-se melhor. Descubra quais são estas diretrizes e mude tua vida!

comentários[0]

Campanha de Doação