31
jul
2011
Professora recém-aposentada do curso de biblioteconomia da Universidade de BrasÃlia, Walda de Andrade Antunes é uma das principais estudiosas brasileiras sobre bibliotecas escolares. Já foi coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, e do programa Salas de Leitura/Biblioteca Escolar, do MEC (atual Biblioteca da Escola). Atualmente, é consultora do Instituto Ayrton Senna e do Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (Ipece).
Para a estudiosa, a lei que torna obrigatória a existência de bibliotecas em todas as escolas, aprovada neste ano, constitui um grande avanço, ainda que o tempo previsto para a adequação seja grande e o acervo mÃnimo, pequeno. Defende, também, a função pedagógica do profissional responsável pela biblioteca, cargo para o qual deve receber formação especÃfica.
Segundo a professora Walda uma das grandes lutas que se tem no Brasil hoje é fazer com que as secretarias e os governos entendam que a função da biblioteca é tão didática e pedagógica quanto a da sala de aula.
"A biblioteca deve permear todo o plano pedagógico da escola, os professores de todas as disciplinas devem ter relação com ela, pois um aluno não consegue desenvolver um problema de matemática se não for bom leitor, não souber interpretar questões."
Incentivar o educador e complementar o seu trabalho deve ser parte da polÃtica das bibliotecas.
Leia, a seguir, a entrevista concedida à subeditora Marina Almeida.