Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

25

mai
2012

A mesa do velho avo

Um fragil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As maos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante.
A familia comeu junto mesa. Mas as maos tremulas do avo anciao e sua visao falhando, tornou dificil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chao. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunca irritou fortemente seu filho e nora:

"Nos temos que fazer algo sobre o Vovo," disse o filho.
"Ja tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chao".

Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala.

La , Vovo comia sozinho enquanto o resto da familia desfrutava do jantar.

Desde que o Avo tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a familia olhava de relance na direcao do Vovo, so vezes percebiam nele uma lagrima em seu olho por estar so.

Ainda assim, as unicas palavras que o casal tinha para ele eram advertencias acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.

O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silencio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chao com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a crianca, "O que voce esta fazendo? "Da mesma maneira docil , o menino respondeu: " Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para Voce e Mamae comerem sua comida quando eu crescer." O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar.
As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Ento lagrimas comearam a fluir em seus rostos.

Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mo do Vovo e com suavidade o conduziu para a mesa familiar.
Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a familia. E por alguma razao, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.

As criancas sao notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos veem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarao aquela atitude para o resto de suas vidas.
O pai sabio percebe isso diariamente, que o alicerce esta sendo construido para o futuro da crianca.

comentários[0]

22

mai
2012

Dica de Leitura

image

Adulto: O Mestre da Sensibilidade.

Autor: Augusto Cury.

 Em o Mestre da Sensibilidade, Augusto Cury apresenta um estudo sobre as emoções de Jesus e explica como ele foi capaz de suportar as maiores provações em nome da fé.

 Infantil: Nós, os cegos enxergamos longe.

Autor (A): Franz-Joseph Huainigg  Verena Ballaus

Era um dia de liquidação de roupas na cidade. Catarina se perdeu de seus pais na multidão. Ninguém parecia ver a menina. Der repente um rapaz cego chamado Matias se aproximou e se dispôs em ajudá-la.Confusa e admirada Catarina percebeu que do seu jeito Matias era capaz de enxergar melhor do que muita gente mesmo sendo cego.

comentários[0]

22

mai
2012

Ser ou Ter!

image

Nossa correria diária não nos deixa parar para perceber se o que temos já não é o suficiente para nossa vida. Nos preocupamos muito em TER: ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo. Os anos vão passando, quando nos damos conta, esquecemos do mais importante que é VIVER e SER FELIZ! Muitas vezes para ser Feliz não é preciso Ter, o mais importante na vida é SER. As pessoas precisam parar de correr atrás do Ter e começar a correr atrás do SER: Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente. Tenho certeza de que, quando SOMOS, ficamos muito mais Felizes do que quando Temos. O SER leva uma vida para se conseguir e o Ter muitas vezes conseguimos logo. O SER não se acaba nem se perde com o tempo, mas o Ter pode terminar logo. O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a Felicidade... E é aí que vem o vazio na vida das pessoas... Por isso, tente sempre SER e não Ter. Assim você sentirá uma Felicidade sem preço! Espero que você deixe de cobrar o que fez e o que não fez nos últimos anos e que você tente o mais importante: SER FELIZ.

 Reflexão:

E você, o que está sendo mais importante o ser ou o ter? Pense nisso e lembre sempre nesta vida estamos apenas aguardando nosso Jesus e devemos querer TER bens  aqui sim, mas acima de tudo queremos  TER a vida eterna e se não colocarmos em pratica o nosso SER aqui, estaremos nos distanciando de  TER a mansão celestial.

 

comentários[0]

22

mai
2012

Pensador

image

Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe:"Que tamanho tem o universo?"Acariciando a cabeça da criança,ele olhou para o infinito e respondeu:"O universo tem o tamanho do seu mundo."Perturbada,ela novamente indagou:"Que tamanho tem meu mundo?"O pensador respondeu:"Tem o tamanho dos seus sonhos."Se seus sonhos são pequenos,sua visão será pequena,suas metas serão limitadas,seus alvos serão diminutos,sua estrada será estreita,sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.Os sonhos regam a existência com sentido.Se seus sonhos são frágeis,sua comida não terá sabor,suas primaveras não terão flores,suas manhãs não terão orvalho,sua emoção não terá romances.A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis,faz dos idosos,jovens,e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos.Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história,fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.Sonhe!"

"Augusto Cury"

 

comentários[0]

18

mai
2012

Sábado

O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27

comentários[0]

18

mai
2012

Sábado

image

comentários[0]

16

mai
2012

Dica de Leitura

 

imageInfantil: O dia em que a água Acabou.

 Afinal, a água é renovável ou estável? Você já pensou nisso? Já ficou sem água algum dia? Dois irmãos gêmeos já haviam pensado nisso, mas tinham opiniões diferentes. Um achava que o mundo em que vivemos deveria se chamar planeta água, pois 70% da sua superfície estão cobertos pelos oceanos.O outro pensava que ao considerar que a maior parte dessa água é salgada, uma pequena porção esta congelada e que o que resta para consumo é muito pouco.E não é que um dia a água acabou e os irmãos partem numa aventura para descobrir por quê? Qual era o segredo escondido por aquela fabrica próxima á principal fonte de água da cidade?

 Adulto: O Fim do Começo.

Infelicidade, angústia, ambição, morte e tantos outros problemas afetam diariamente a humanidade. Parece que nada pode ficar pior do que já está. Mas isso é apenas o começo. Através da historia de um pequeno grupo de pessoas, o destino da humanidade está sendo traçado até que venha o fim.Um estudante de medicina. Uma esposa Infeliz. Um dono de restaurante. Uma professora idealista. Um pescador. Uma estudante de psicologia. Uma jornalista ambiciosa. Uma dona de casa...

 

 

 

comentários[0]

16

mai
2012

Nunca pare de sonhar

image

Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros.

 A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus.

 Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos.

 Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz.

 O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE!

 Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você.

"Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."

 (Autor Desconhecido)

comentários[0]

16

mai
2012

Florianópolis possui um dos mais ricos acervos rupestres.

image

Florianópolis possui um dos mais ricos acervos rupestres do mundo, com uma numerosa quantidade de pedras com gravações milenares. Para levar conhecimento da expressão artística e cultural dos povos antigos à comunidade da Grande Florianópolis e aos turistas o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), com incentivo do Fundo Estadual de Turismo, está promovendo exposições itinerantes de Arte Rupestre e Arqueoastronomia em Santa Catarina. A tenda itinerante de 12 x12 metros, foi montada pela primeira vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já agendou a próxima na praia a praia do Santinho em parceria com o empreendimento Costão do Santinho, e nos meses seguinte vai se deslocar a praia de Jurerê ou Canasvieiras.

Também está agendando com o Shoping Itaguaçu para março de 2010. A partir de abril o projeto itinerante prevê exposições nas escolas e universidade de Santa Catarina e posteriormente para outros estados do Brasil e em 2011 o IMMA prevê exposições internacionais.

Em lugares de difícil acesso no litoral catarinense estão guardados os registros de uma sabedoria milenar, para facilitar o acesso e a interatividade com o acervo o IMMA conta com a mais completa coleção de arte rupestre em tamanho original, com um relógio solar, com dois painéis de 3x2m, um com fotos do Sambaqui de Ypuã em Laguna onde foi achado o relógio solar e no outro com foto aérea do promontório da Barra da Lagoa até a Ponta do Gravatá, estão inseridas as fotos dos monumentos megalíticos com seus respectivos alinhamentos astronômicos. Também conta com uma coleção de artefatos líticos encontrados em sítios arqueológicos e doados ao IMMA e para completar as atividades o público poderá conferir também a exposição "Paisagens Cósmicas - da Terra ao Big-Bang" que mostra uma viagem no tempo e no espaço, ricamente ilustrado com imagens de planetas, nebulosas, estrelas e galáxias. Trata-se de um verdadeiro exercício de "arqueologia cósmica".

As obras desta exposição fazem parte do acervo do Instituto, que vem sendo formado desde 2005 quando passou por Santa Catarina o mestre em Belas Artes Rodrigo Santiago Plata, difusor da técnica de frotagem utilizada para reproduzir os painéis da mostra. O trabalho de pesquisa e conscientização é coordenado pelo antropólogo Adnir Ramos, de Florianópolis, e conta com a assessoria do professor Germano Afonso, arqueoastrônomo da UFPR, e de Alexandre Amorim, astrônomo do GEA, grupo de estudos do Planetário da UFSC.

A técnica "frotagem" consiste em colocar tecido natural sobre a inscrição rupestre e friccionar com filme de carbono marcando no tecido a textura da pedra e da gravura registrando o estado do grafismo e da rocha sem agredir a inscrição rupestre copiada. Estas reproduções são trabalhadas posteriormente com cores como será mostrada na exposição.

Sobre o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia

O IMMA é uma ONG, com sede na Fortaleza da Barra da Lagoa de Florianópolis, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e execução de projetos em sítios arqueológicos e arqueoastronômicos visando à proteção dos monumentos megalíticos, dos sambaquis e da arte rupestre.

Envolvendo ações com abordagem multidisciplinar, associa um grupo de pessoas com interesses comuns nas áreas de desenvolvimento sócio-ambiental sustentável e na arqueoastronomia, ciência que busca entender a ancestral sabedoria dos povos originários que conheciam a ligação intrínseca do céu e da terra.

Suas principais atividades são cursos, palestras, entrevistas, visitas guiadas e exposições que visam divulgar e preservar os sítios arqueoastronômico e o meio ambiente.

Realizou em parceria com a empresa Biosfhera o projeto do "Parque Arqueoastronômico da Barra da Lagoa", iniciativa que visa à proteção dos monumentos megalíticos e inscrições rupestres e de todo potencial turístico encontrados neste local.

Promove o Projeto Teatro e Educação Ambiental, com o objetivo de incentivar a educação ambiental através das artes cênicas, envolvendo crianças da rede pública municipal dos seguintes bairros: Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, e Retiro da Lagoa.

O IMMA, aproveitando o momento em que a comunidade vem tomando consciência dos danos que as sacolas plásticas causam a natureza está buscando recurso já aprovado através do FEPEMA por meio de convênio para manter o curso de confecção de sacolas Retornáveis.

O curso foi criado para ensinar senhoras da comunidade e donas de casa em geral a confeccionarem sacolas de materiais recicláveis para substituir as sacolas plásticas e aumentar sua renda familiar. Hoje a maiorias das sacolas plásticas dos supermercados não possui um destino certo e demoram centenas de anos para serem absorvidas pela natureza.

Atualmente também lidera a iniciativa para erradicação dos pinus elliotes do Parque da Galheta, reflorestamento e implantação de infra-estrutura nas trilhas públicas de acesso às praias e aos sítios arqueológico do parque e seu entorno.

Curiosidade

Pesquisas desenvolvidas desde a década de 1980 revelaram que a Capital do Estado de Santa Catarina tem um dos mais ricos acervos rupestres do planeta. A numerosa quantidade de pedras com gravações milenares, além de brunidores e monólitos, fez com que os pesquisadores do IMMA, Germano Bruno Afonso, Adnir Ramos e Keler Lucas, definissem Florianópolis como um dos grandes centros rupestres do hemisfério sul.

 

comentários[0]

16

mai
2012

Exercício Físico

O Exercício Físico

image

O exercício físico é hoje mais um ato social. Um estímulo atrativo para crianças, adolescentes e adultos, que, além disso, proporciona um maior bem-estar tanto físico como mental. Conheça as vantagens de praticar esporte.

O que é?

Pode-se definir o Exercício Físico como todo movimento do corpo, com freqüência contínua, que produz um gasto energético. Todo exercício físico vem determinada por duas variáveis: uma referida à energia necessária para realizar o exercício, e outra relacionada com o tipo de atividade e o propósito com o que vai se realizar.

A atividade física surge, por outro lado, como um estilo de vida segundo o âmbito no que se realiza. Assim, esta pode estar vinculada à atividade trabalhista, às tarefas domésticas, aos sistemas educativos (a educação física) ou ao ócio e a recreação.

 Exercício físico, muitos benefícios para saúde!

Por outra parte, o exercício físico também se concebe de acordo ao propósito com o que se realize. As razões mais freqüentes que levam às pessoas a melhorar sua condição física são:

-Alcançar um ótimo estado de saúde.
- Mostrar uma aparência física, estética e corporal atrativa.
- Socializar-se e obter sensações prazerosas.

Benéfico para a saúde

Os benefícios da atividade física não dependem só de sua prática, mas também dos numerosos fatores que a condicionam, entre os que destacam especialmente o âmbito no que se realiza e o propósito.

Em qualquer caso, no que existe unanimidade é em considerar que cada pessoa precisa realizar algum tipo de exercício físico para melhorar os aspectos que mais lhe interessam. Neste sentido, um exercício saudável deve cumprir uma série de requisitos:

  • Ser personalizado e de fácil compreensão para quem o pratica.
  • Que a iniciação se ocorra pelos níveis de intensidade mais baixos.
  • Que em sua execução intervenha o maior número possível de músculos e de articulações.
  • Que se pratique duas ou três vezes por semana, e ao menos durante 30 minutos em cada sessão.

http://www.teucorpo.com.br/o-exercicio-fisico/

comentários[0]

Campanha de Doação