Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

29

mar
2011

A Verdadeira História de Florianópolis

Data controvertida - Admitindo embora a controvérsia sobre o dia da fundação de Florianópolis, o Professor Evaldo Pauli defende a hipótese segundo a qual o fato ocorreu numa primavera, num sorridente dia de sol de 1673.

As dúvidas sobre o ano da fundação de Florianópolis já foram maiores. Neste sentido deve-se distinguir entre os documentos de origem local e os de origem paulista. Os primeiros a escreverem, como Paulo José Miguel de Brito, dispunham apenas de informações vagas sobre o ano do povoamento por Francisco Dias Velho. Especulando em torno de um cruzeiro encontrado em 1727, no qual se encontrava a data de 1651, calcularam que fosse aquele o ano da fundação. Como esta data parecia muito antiga para ligar a fundação a Dias Velho, imaginaram-se outros que houvesse um defeito, caso corrigido, daria o ano de 1681.

Leia Mais...

 

comentários[0]

22

mar
2011

Instruções Importantes

Estamos muito felizes pela adesão de todos vocês no projeto deste ano! Não temos dúvidas de que muita leitura, produção de texto, aprendizagem, surpresas, diversão e prêmios serão o resultado. Bem, estamos prevendo o surgimento de dúvidas, por isso criamos o Blog do Rato, que tratará exclusivamente do projeto. Tudo que for relacionado ao projeto estará ali. Você poderá por exemplo tirar suas dúvidas sobre as tarefas exigidas e também fazer sua inscrição se ainda não fez!!!!!! Já íamos esquecendo, você também deve ler o regulamento do projeto pra ficar por dentro de tudo o que vai rolar. Sem dúvida podemos dizer que, se no ano passado foi bom, esse ano será ainda melhor! Acesse aqui o Blog do Rato  e salve-o nos seus favoritos para acompanhar diariamente as novidades, um abraço!

Equipe do Rato

 

comentários[0]

21

mar
2011

Inscrevam-se

Ratos, não se esqueçam de fazer sua inscrição, colocando seu nome e série no comentário logo aqui abaixo e ler o regulamento também ok?

 

 

comentários[0]

17

mar
2011

Lançamento do Projeto Ratos de Biblioteca 2011

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA RATO DE BIBLIOTECA

(se preferir baixe e leia o arquivo no seu micro- acesse dowloads/rato de biblioteca)

 

 

Critérios para alunos dos níveis Fundamental II e Ensino Médio

 

  • Cronograma: O desafio terá início em 17 de março de 2011 com o lançamento das inscrições e oficialização em capela e se estenderá até o dia 20 de Novembro de 2010 com a premiação em programa especial aos pais e alunos chamado de "Academia dos Ratos de Biblioteca do CAF-C".

 

  • Pontuação: O desempenho dos participantes será avaliado pelos livros lidos relacionados às produções de texto apresentadas como resultado desta leitura, dentro de cada categoria. Cada categoria abrigará os alunos por uma faixa etária específica como segue:

a)      Leitores Sintéticos: 6ºs e 7ºs anos;

b)      Leitores Críticos: 8ºs e 9ºs anos e

c)      Leitores Complexos: Todo o Ensino Médio

 

  • Descrição das Categorias. Cada categoria produzirá textos de determinados gêneros lingüísticos, de acordo com o grau de dificuldade, em número de três (3) cada, assim denominados:

a)      Leitores Sintéticos: Poesias, crônicas e Histórias em Quadrinho;

b)      Leitores Analíticos: Teatros, Entrevistas com Personagens e Música e

c)      Leitores Complexos: Resenhas Críticas, Cartas Argumentativas e Papers.

 

  • Criação do Livro. As melhores produções de cada gênero irão compor um livro escrito pelos alunos, livro este que publicado, fará parte das comemorações do 60º aniversário desta escola, passando cada aluno premiado a fazer parte da história da escola como co-autor do livro.

 

·         Participantes: Todo aluno estará automaticamente inscrito, desde que acesse o blog da biblioteca e escreva seu nome e série nos comentários da postagem "Lançamento do Projeto Ratos de Biblioteca 2011" atestando que leu o regulamento incluso aqui neste documento.

 

·         Outros Participantes: Haverá uma modalidade formada por professores, que concorrerão entre si, com premiação e critérios específicos, que será abordada mais a frente.

 

  • Verificação da leitura: Ao final da leitura de cada livro (100% do conteúdo obrigatoriamente), o participante deverá preparar uma produção de texto que valide esta leitura. Só terão validade as páginas de livros pertencentes ao acervo da Biblioteca da escola. Cada participante lerá quantos livros quiser, porém o vencedor pode não ser necessariamente o que tiver lido a maior quantidade de livros, mas sim o que produzir os melhores textos em combinação com a leitura dos livros.

 

·         Validação: Para que a produção de texto do aluno concorra, será necessário que o aluno entregue pelo menos uma de cada tipo ou gênero (ver categorias acima) em número de três por categoria, redigidas em computador e impressas em formulário próprio que será retirado e entregue na biblioteca aos atendentes da mesma.

 

·         Quantidade: Cada participante entregará apenas uma produção de texto de cada gênero exigido por bimestre, mesmo que faça várias produções, irá selecionar a melhor para concorrer naquele bimestre e, se selecionada, somar pontos.

 

·         Critérios Avaliados: Os critérios avaliados em cada tipo de produção literária serão amplamente explicados em sala de aula, sendo os mesmos já definidos pelo sistema de avaliação do respectivo professor (a) de língua portuguesa.

 

·         Zelo pelo livro: Será valorizado o zelo para com as obras (não dobrar os cantos das folhas para marcar a página onde parou a leitura, não escrever, não sublinhar, não rasgar, etc.).  Em caso de estragos a leitura correspondente será desconsiderada e exigida a reparação.

·         Classificação: A classificação dos vencedores será feita de acordo com a maior pontuação individual, 1º e 2º lugares e para a classificação da turma será somado o total de pontos dos alunos participantes da respectiva turma.

 

·         Premiação dos alunos e divulgação: As notas das produções no projeto serão as mesmas usadas para cálculo da média do boletim na disciplina de língua portuguesa. Os alunos participantes concorrerão a prêmios de valor, em lista que será divulgada no blog da biblioteca a partir do dia 28 de março de 2011. Entre os participantes serão sorteados chaveiros alusivos ao personagem do projeto denominado Afonso em miniatura e brinquedos em forma de rato com som e movimento.

 

·         Atribuição de Pontos: As notas das produções no projeto serão as obtidas pela correção efetuada pelo professor respectivo e também serão usadas para o cálculo da média do boletim na disciplina de língua portuguesa.

 

·         Ficha de Verificação de Leitura: Cada livro retirado será acompanhado de um formulário de controle chamado de "Ficha do Rato de Biblioteca" onde constarão os dados do participante e onde estará impressa a produção de texto  feita pelo aluno. Esta ficha deverá ser devolvida com o livro, assinando uma declaração de que leu o livro e qual o tipo de produção de texto escolhida. Não serão aceitas produções entregues em arquivos digitais.

 

  • Débitos com a Biblioteca.  O participante do concurso deverá estar em dia com seu cadastro na biblioteca (devoluções e multas) caso contrário ficará impedido de retirar o livro até regularizar a situação.

 

  • O ranking.  O ranking dos participantes será divulgado em dois momentos apenas, a saber: Por ocasião da noite literária no dia 20 de Junho (ranking Parcial) e no final do projeto em 20 de Novembro de 2011.

 

  • Bônus: Poderão ser atribuídos pontos-bônus, a critério dos organizadores, como a criação do logotipo do Projeto Rato de Biblioteca, valendo 500 pontos ou a ilustração do livro "As Aventuras do Afonso" a ser escrito pelos alunos do fundamental I e Educação Infantil da Escola, valendo 300 pontos a ser divulgados no blog da biblioteca e aos alunos em sala de aula.

 

  • Comissão julgadora.  Uma comissão julgadora, composta dos professores de Língua Portuguesa da escola, coordenadoras pedagógicas, orientador educacional, tesoureiro, diretor escolar e atendentes da biblioteca, serão responsáveis por verificar a leitura e atribuir os pontos/notas correspondentes.  Outras modalidades poderão ser apreciadas pela comissão julgadora e expostas durante a noite literária ou no programa da academia dos ratos ao final do ano, já citados. Fica estabelecido que a mesma comissão julgue os casos não previstos neste documento.

 

Critérios para alunos dos níveis Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

  • Cronograma. O desafio terá início dia 17 de março de 2011 com o lançamento e oficialização em capela, e se estenderá até o dia 20 de Novembro de 2011 com a premiação em programa especial aos pais e alunos chamado de "Academia dos Ratos de Biblioteca do CAF-C".

 

·         Pontuação. A classificação dos vencedores será feita de acordo com a quantidade de livros lidos da educação infantil ao 1º ano, levando-se em conta os empréstimos feitos pelo sistema da biblioteca, não podendo ser pego o mesmo livro mais de uma vez. Cada livro contará 10 pontos para a educação infantil e 1º ano do Ensino fundamental. Do 2º ao 5º ano será de acordo com o número de páginas do livro, independente do tipo do livro, um ponto por página lida.

  • Categorias. Os alunos serão divididos em categorias de acordo com a faixa etária e série como abaixo:

A- Educação Infantil e 1º ano.

B- 2º e 3º ano.

C- 4º e 5º ano.

 

  • Verificação da leitura. A verificação de leitura de todas as categorias será acompanhada e registrada pela respectiva professora da turma. De acordo com a categoria do participante (a, b ou c) o mesmo fará atividades diferentes para verificar a leitura, da seguinte maneira:

A- Desenho do Livrinho "Projeto do Rato de Biblioteca Pequeno Leitor" (educação infantil e 1º ano).

B e C- História em Quadrinho ou Resumo (2º ao 5º ano);

 

·         Construção do Livro "As Aventuras do Afonso": Cada cinco livros retirados e lidos pelos alunos destas categorias darão ao participante a chance de escrever um livro contando a sua versão do personagem Afonso (será divulgado no blog da biblioteca o roteiro básico) sob a supervisão de uma professora de redação do colégio, os melhores livros serão escolhidos pela comissão julgadora para serem editados.

 

·         Premiação para alunos: A tabela contendo os prêmio será divulgada a partir do dia 28 de março de 2011, no blog da biblioteca e também nos murais da escola. Entre os participantes serão sorteados chaveiros alusivos ao personagem do projeto denominado Afonso em miniatura e brinquedos em forma de rato com som e movimento.

 

·         Débitos com a Biblioteca.  O aluno participante do projeto deverá estar em dia com sua ficha/cadastro da biblioteca (devoluções e multas) caso contrário ficará impedido de retirar o livro até regularizar a situação. Será possível retirar até três livros por vez/por aluno, não apenas dois como de costume.

 

  • Livros Válidos. Só terão validade os livros pertencentes ao acervo da Biblioteca da escola.

 

  • Ranking. A lista dos participantes será divulgada no blog da biblioteca, e o ranking de pontuação será divulgado somente ao final do projeto.

 

  • Comissão Julgadora. Para sanar qualquer dúvida surgida durante o concurso será formada uma comissão julgadora, composta pela administração da escola, respectiva coordenação pedagógica, responsáveis pela biblioteca e o(s) professore(s) doalunos(s) envolvidos(s).

 

  • Reservas. Não serão feitas reservas de livros de qualquer espécie. O aluno terá a disposição os livros existentes nas estantes e ou indicados pelos funcionários da biblioteca.

 

 

Observações

 

  • Para a atribuição da média bimestral de língua portuguesa aos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio cada professora desta disciplina fará uso de outras notas também, como de costume, por exemplo: Notas de provas, exercícios avaliativos ou outros. Ou seja, embora as produções de texto somem pontos para o presente projeto elas não serão a única nota bimestral do aluno na disciplina de língua portuguesa.   

 

 

 


 

comentários[8]

15

mar
2011

Chegou a Hora!

 

Finalmente Chegou a Hora!

As Aventuras do Afonso Estão de Volta!

Prepare-se, é nesta semana... muitas surpresas... livros pra valer... produções...  prêmios... será show!

comentários[0]

15

mar
2011

O Que É Alfabetização e Letramento

Saber o que é cada um dos conceitos,

Pediu-nos a professora.

E a importância dos mesmos

Para uma vida promissora!

Lançamo-nos ao trabalho,

Analisando do teto ao soalho

A nobre tarefa pareceu tentadora.

 

Primeiro vimos sem rodeio

O que é Alfabetização!

É a aquisição dos meios,

Dos meios de comunicação.

Dominar a leitura e a escrita

Pode ser a definição.

 

Já Letramento é mais amplo,

Porque envolve a inclusão.

Tem que olhar o sujeito de outro ângulo

Nos processos de ler e escrever a sua participação.

O uso que faz da língua,

Mesmo que esteja morrendo à míngua,

Determina do letramento a sua compreensão.

 

Por fim se faz necessário,

Os conceitos comparar.

Quer pobre ou milionário

Não se pode separar!

Simplesmente pelo estudo,

Ou Alfabetização ou letramento, enfim vivência de mundo.

Se um ou se ambos, importa sim, através da Educação aprender a se comunicar!

 

Malton

comentários[0]

10

mar
2011

Historinha divertida!

Histórinha do Zé Bu, com áudio!

comentários[0]

10

mar
2011

Historinha infantil pra curtir!

História do "Exagerado", com áudio!

comentários[0]

10

mar
2011

Curta uma história bem legal com som e tudo!

História do Camaleão com áudio, ouça aqui! 

Outra versão da mesma história

Clique para baixar e ler sem som!

 

 

 

 

comentários[0]

Campanha de Doação