Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

29

nov
2010

Crianças que leem para cães

Estudo conclui que crianças que leem para cães desenvolvem melhor a leitura e a fala se beneficiam da atividade por não se sentirem julgadas ou pressionadas para acertar.

Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que avaliou quanto os animais de estimação podem influenciar a familiaridade dos pequenos com as palavras. Durante a pesquisa, meninos e meninas foram incentivados a ler em voz alta para cachorros e, a cada semana, repetiam a tarefa, aumentando o tempo de leitura que passou de dez para 20 minutos ao longo de quatro meses. Após a experiência, houve melhora de até 30% na fluência verbal, ressalta o veterinário Martin Smith, autor do trabalho. Os motivos para isso, no entanto, não foram completamente esclarecidos. Sabemos que o ambiente tranquilo e a certeza de que o cão não vai julgar o desempenho da criança são fatores importantes, segundo elas próprias, conta Smith.

75% das crianças que participaram da pesquisa passaram a ler com mais confiança após os testes.

30 palavras por minuto foi quanto a velocidade de leitura aumentou.

* Matéria de Lúcia Nascimento, originalmente  publicada na edição de outubro de 2010 da revista Saúde!

comentários[0]

24

nov
2010

Notícia Internacional

As escolas adventistas superam suas concorrentes

Desde 2006, como parte do estudo Cognitive Genesis (estudo da Gênese Cognitiva), dois colegas e eu reunimos dados sobre mais de 50 mil alunos matriculados nas escolas adventistas do sétimo dia. (Desconhecida para muitos, a Igreja Adventista opera um sistema escolar cristão que, em tamanho, fica atrás somente das escolas paroquiais católicas romanas.) Enquanto temos acreditado há muito tempo na efetividade da abordagem holística que as escolas adotam, queremos quantificar, empiricamente, quão bem os alunos das escolas adventistas se saem.

Mesmo nós ficamos surpresos com os resultados. Nosso estudo de quatro anos e com financiamento independente mostrou que os alunos em escolas adventistas superaram seus pares na média nacional em cada área.

Entre 2006 e 2010, meus colegas e eu analisamos pontuações de testes de 51.706 alunos, baseados no Iowa Test of Basic Skills para as séries 3-8, no Iowa Test of Educational Development para as séries 9 e 11, e o Cognitive Test Abilities para todas as séries, assim como pesquisas preenchidas pelos alunos, pais, professores e administradores escolares.

Em cada categoria, os alunos que frequentam as escolas adventistas pontuaram mais alto que a media nacional. Eles também pontuaram mais alto que seu êxito esperado baseado na habilidade individual - um fator que poucas escolas medem.

Um dos achados mais dramáticos é que os alunos que se transferiram para escolas adventistas viram uma melhora marcante no desempenho acadêmico. Quanto mais anos um aluno frequentou a escola adventista, mais seu desempenho melhorou.

Leia a notícia na íntegra em dowloads ou no original em inglês, clicando no link logo abaixo.

(Elissa Kido é professora de educação na Universidade La Sierra, The Christian Science Monitor)

comentários[0]

24

nov
2010

Convite

Encerrado o projeto no dia de ontem, queremos convidá-lo desde já para a cerimônia de premiação dos vencedores às 17h do dia 1º de Dezembro de 2010, aqui no colégio. Ao todo serão premiados 9 alunos mais a turma vencedora! Até Lá!!!

comentários[0]

23

nov
2010

Evidências do Dilúvio e a Bíblia

Nesta apresentação o Dr. Carlos Viera (professor de geociências da UFSC) expõe a perspectiva bíblica do dilúvio com base na ciência e suas descobertas. Palestra ministrada no CAF-C em 04/11/2010.

comentários[0]

20

nov
2010

Quem é a Garota da Fotografia?

 

Esta foto foi tirada há 12 anos, quando a biblioteca era no pátio, onde está a  monitoria e o Xerox hoje. Responda abaixo quem é a menina no destaque! O primeiro a acertar ganha um marca página da biblioteca.

comentários[1]

19

nov
2010

Aviso Final

Ratos, não esqueçam que suas leituras só poderão ser apresentadas até terça-feira dia 23 de Novembro.  Após esta data a biblioteca só receberá devoluções de livros, mesmo de quem não participa do projeto!

comentários[0]

18

nov
2010

Final do Prazo

Atenção Ratos! Empréstimo de livros só até dia 23 de Novembro, terça-feira que vem! Para os participantes do projeto e alunos em geral! Seja qual for o empréstimo estaremos efetuando somente até esta data!

Aproveite para fazer o seu empréstimo antes que acabe !

Com isto fica automaticamente adiado até dia 23 o final do " Ratos de Biblioteca".

comentários[0]

12

nov
2010

Doação de Livros

Como Doar Livros?

 

O projeto "Rato de Biblioteca" tem como objetivo principal incentivar o hábito da leitura entre alunos desde a Educação Infantil  até o Ensino Médio e isto está acontecendo em forma de  concurso cultural entre classes e alunos do Colégio Adventista de Florianópolis (Projeto na íntegra  WWW.cafc.org.br).

 

Durante o ano de 2010 a Educação Adventista está engajada em ações solidárias, para tanto unimos os objetivos  nesta campanha de doação de livros em prol da Escola Básica de Gaspar  Alto (município de Gaspar/SC) que ainda não possui sua biblioteca. Você também pode ser um "Rato de Biblioteca" basta fazer a sua doação. Os livros doados poderão ser entregues na Influx  Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros) nº 30  ou na Rua Visconde de Ouro Preto, 347 Centro, Florianópolis/SC ou  recolheremos no local que desejar. Telefones para informação: (48) 3207 6007 ou  (48) 3039- 8200.

Parcerias:

comentários[0]

11

nov
2010

Semana Criacionista

Com o objetivo de mostrar que existe uma grande quantidade de evidências naturais para o "Dilúvio Bíblico" ter ocorrido e que estas evidências nos dão base pra crer na Criação Divina do Mundo, sendo válidas e visíveis até os dias de hoje, aconteceu dos dias 3 a 10 de Novembro no Minicentro White da Biblioteca Dalka Bergold a "1ª Semana Criacionista do CAF-C".

O tema foi discorrido entre alunos do ensino fundamental ao médio, professores e convidados de várias formas, entre elas: Exposição de artefatos representativos do dilúvio como a arca de Noé, dinossauros em miniatura e livros; palestras sobre o dilúvio e a arca; visitas ao Minicentro White pelas turmas; apreciação do DVD Impressões Digitais da Criação e edição da 1ª Folhinha Criacionista do CAF-C.

 

Segundo a aluna Kyara Souza Oliveira do 9º ano A, a palestra foi muito interessante chamando sua atenção os argumentos apresentados de que o mundo antediluviano proporcionava uma expectativa de vida muito maior aos seres vivos do que hoje, algo sobre o qual não havia parado pra pensar! Seria esta mais uma evidência da perfeição criada por Deus e perdida aos poucos como conseqüência do pecado?

Entre os convidados destacou-se o Dr. Carlos Vieira, professor de geociências da UFSC Pós-Doutorado em Geomática na Universidade de Melbourne Austrália.

Também os alunos menores se divertiram com as maquetes da arca de Noé. Muito curiosos fizeram perguntas intrigantes e vibraram com as curiosidades vistas.

Ficou em aberto para o próximo ano um evento de maior abrangência aberto aos pais e comunidade geral com a presença de especialistas da Sociedade Criacionista Brasileira, que tal?

Por Malton de O. Fuckner

comentários[2]

8

nov
2010

Folhinha Criacionista

 Clique aqui para baixar  a 1º edição da folhinha criacionista do CAF-C no seu computador!

comentários[0]

Campanha de Doação