Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

4

out
2012

Mantendo a Forma

image

     É possível ficar de bem com a balança e ter uma vida normal, sem deixar de consumir os alimentos que gosta. Com simples mudanças de hábitos, podemos ter uma vida mais saudável. Para isso, o importante é aprender a consumir os alimentos de uma forma equilibrada e sem exageros.
Pessoas com hábitos alimentares errados, horários desregulados para as refeições e que consomem alimentos nada saudáveis exageradamente, ficam com o organismo desestabilizado. Isso acaba por prejudicar a saúde, podendo ocasionar problemas como colesterol, hipertensão e até mesmo excesso de peso. Mas para evitar que isso aconteça, deve mudar os hábitos alimentares e certos comportamentos devem ser feitos imediatamente com uma reeducação.
O que é reeducação alimentar?
Com a reeducação alimentar não é preciso apenas comer frutas, verduras e legumes. Podemos comer tudo o que desejamos, mas de uma forma controlada e em pequenas porções.
A reeducação alimentar nada mais é que adotar uma rotina regular, obedecendo aos horários correctos das refeições e controlar certos vícios e exageros. Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde, reeducar os hábitos alimentares ajuda a perder os quilinhos extras e fugir daquele engorda-emagrece provocado pelo efeito sanfona.
Mas para que a reeducação alimentar tenha resultados, o processo deve ser acompanhado com orientação de um nutricionista, pois para cada um há uma forma adequada de alimentação, principalmente quando surgem problemas de saúde e o excesso de peso.

Dicas para fazer reeducação alimentar
Algumas dicas simples e que podem ser colocadas em prática no dia a dia ajudam a reeducar o organismo, como por exemplo, consumir de oito a dez copos de água por dia, evitar ao máximo comidas industrializadas e fast-food, substituir ou diminuir o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas por sucos naturais, consumir em quantidades pequenas doces, fritos, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga e praticar exercícios com frequência.
Para comer sem engordar e combater o excesso de peso, o é essencial fazer até cinco refeições moderadas ao dia, dando intervalos de duas a três horas. Caso sinta fome durante esse tempo, nos intervalos das refeições troque os lanches pesados e alimentos industrializados por alimentos leves e saudáveis como, frutas, verduras e cereais.

 

comentários[0]

4

out
2012

Imagens Engraçadas

imageimageimageimageimageimageimageimageimageimage

comentários[1]

4

out
2012

Namoro Cristão

Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é muito fácil! Hora após horas nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio "convidativo", mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com toda as suas forças; sãos as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir novelas ou filmes pornô); os programas humorísticos, são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas mulheres seminuas são tratadas como mercadorias à venda na feira e nas propagandas o nudismo vende de arroz a carros importados; na escola é o assunto das rodinhas de "amigos" que influenciam a muitos que se dizem "crentes"; no trabalho, é o assunto preferido dos companheiros e até na igreja os relacionamentos entre os jovens são imorais à semelhança do mundo.

A resposta de como ser puros neste mundo e:

"Guarda-te para que não sejas também tentado". Gl 6.1

Este é o mandamento deixando por Deus a todos, sejam jovens ou anciãos!
É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno, este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai, nos colocará em algumas situações difícil, em relação à vida social ou mesmo profissional.

"Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça..." Mt 6.33

"Ninguém pode servir a dois senhores; ... Não podeis servir a Deus e às riquezas."       Mt 6.24

Amados do Senhor, melhor é servir a Deus exclusivamente, buscando colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos de nossa vida. Primeiro a vontade de Deus, em seguida a nossa! Assim deve ser a vida do Servo.

Servo de Deus:  Padrão, Modelo  (1Tm 4.12 e Tt 2.7)

O diabo sabiamente através de muitos canais tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida, curti-la ao máximo; e nessa idéia louca, muitos pratos são apresentados, em seu interior manjares com aromas agradáveis e aparência que enche os olhos tem seduzido a muitos, destruindo totalmente as vidas.

Infelizmente é a conseqüência do pecado, da inobservância das orientações do Senhor; que
ensina-nos a dizer não ao mundo.

O maligno tem sabido manipular com grande astúcia aos homens e dissimuladamente planta em suas mentes, vazias do Espírito Santo, a aparência do mundo. Leva ao homem a pensar segundo os princípios da terra e a assimilar suas práticas. É comum encontrarmos nas igrejas pessoas que se dizem "crentes", porém, tão envolvidos com o mundo e seus costumes que infelizmente é impossível vê-los como padrão ou modelo de alguma coisa boa. Sãos homens com longos cabelos e mulheres tosquiadas; piercing; tatuagens; roupas, músicas, linguagem comuns aos filhos das trevas; mente depravada; adeptos da masturbação e de relacionamentos nos quais a sensualidade vem à tona; seguidores de homens e de seus costumes. Meu Deus, é uma juventude dura, fria e doente.

Como ser modelo assim?  Onde estão os "Timóteos" da casa do Senhor? Tm 1.18

Servos de Deus: Santos  (1Co 6.13b; Cl 3.5; Sl 119.9)

Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento:
 "sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16)

A vida "santa" (segundo preceitos da lei divina) é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor,  protegendo-nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-O incondicionalmente até às últimas conseqüências. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida!
Ame o Senhor acima de todas as coisas!

Servo de Deus: Puro no Namoro  (Dt 7.3,4; 2Co 6.14)

A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável, quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina. É preciso que tenhamos em mente, que o Senhor nos conhece e tem um carinho especial para com cada um de Seus servos. Nada acontece por acaso; acasos não existem para Deus!  Bom e sabermos esperar, pois,  no devido tempo,  conforme a Sua vontade será providenciada a pessoa certa para companheiro(a). Esta busca louca, desenfreada pela "cara metade" é uma distorção da vontade de Deus. É um meio de alimentar a carne com os atos impuros que normalmente há nos namoros; vergonhosamente isto acontece entre os cristãos.
Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios. "Ficar" (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível ao servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne, a impureza e sensualidade exacerbada são comuns.

Cada vez é mais comum, encontrarmos em congressos e acampamentos de jovens os casais relâmpagos, que se formam e separa-se em apenas algumas horas! Na vida do verdadeiro servo de Deus não há lugar para isso.

Pais amados ensine e aconselhe seus filhos a andarem nos caminhos da santidade!

Servos de Deus: Fiel ao Senhor  (Rm 8.39)

Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio, encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. O apelo a pecar é muito
forte e muitos falham, deixa-se levar.

A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria? A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem.

Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões "sociais" e algumas idéias insanas que as afastam do Pai.

Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13). Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação (1Co 7.2; 6.9; Gl 5.19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.

Servo de Deus: Foge (2Tm 2.22)

Paulo cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade".   É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado!  Foge!

O Espírito de Deus está dizendo: Evite as companhias que não edificam e o induzem ao pecado! Não freqüentes lugares, onde o Senhor não entraria!

Uma auto-pergunta: "O Senhor Jesus agiria assim?"

 

comentários[0]

4

out
2012

Dica de Livros

image 

Cada um dos envolvidos nessas histórias foi diretamente influenciado por Ellen White e suas visões. Eles viram por si mesmos o poder de Deus que acompanhava o trabalho dela. Alguns continuaram a rejeitar suas mensagens. Para muitos, porém, o resultado foi uma confirmação poderosa de sua confiança no ministério da serva do Senhor. 

 

 

 

image

Apesar de tudo, uma esperança...
Edileusa tem apenas dez anos. Dez anos de favela, de vida dura, de um monte de irmãos para cuidar. Dez anos de esperança de uma vida melhor, uma vida da artista. Artista como o velho Borzeguim, palhaço aposentado, que todos os dias dá espetáculo para a criançada da favela. Uma história pungente, verdadeira, cheia de força. Cheia da força da vida.

 

comentários[0]

28

set
2012

Sábado

image

comentários[0]

28

set
2012

Amizade

imageQuando verdadeira este sentimento tão nobre,

É envolvente quanto o ar que respiramos,

Ele não ajusta qual a uma peça de um sistema qualquer,

ou da mesma forma que a pupila obedece automaticamente

a intensidade de luz que nela é projetada.

É como a raríssima flor que nasce num solo árido

e depois, sem nenhuma recompensa,

oferece a singularidade de seu perfume,

Ao vento inquieto,

Ao viajante apressado...

Aos amores apaixonados...

A amizade...

Este substantivo fecundo que ladeia a alma

e o coração dos seres humanos

não surge apenas pela confiança...

É infinitamente mais doce que o melhor dos vinhos...

Se verdadeira não se limita entre fronteiras,

É carinho e sorriso no olhar,

É presença para todos os momentos,

O calor nas palavras que superam uma carência,

É estar sempre com as mãos estendidas,

Amizade é poder abraçar,

Ter amizade é o prazer de ouvir:

Obrigado por você existir!

Te amo.

comentários[0]

20

set
2012

Pai e Filho.

image

Que queres filho? Procuras-me com tanta insistência.

- Quero riquezas, meu Pai. Desejo possuir largos cabedais, muitas fazendas, ouro e prata. Aspiro a ser um Creso.

- Dar-te-ei o que pretendes, filho; porém, previno-te de que de novo me buscarás, porque não te sentirás satisfeito.

- Aqui estou, filho, que desejas de mim, uma vez que me buscas com tanto interesse?

- Quero saúde, força, vigor físico, resistência. Invejo os Hércules, os Ursos, os Titãs.

- Terás o que solicitas de mim, filho. Não obstante advirto-te: de novo me procurarás, porque não te sentirás satisfeito

- Eis-me aqui, filho. Porque estás assim aflito e me chamas com tamanha impaciência?

- Pai, tenho sede de domínio, de poder, de autoridade. Meu desejo é governar, é conquistar reinos, dominar nações, imperando sobre povos e raças. Tenho por modelos - Napoleão e Júlio César.

- Será deferida a tua petição, filho. Contudo, permite que te observe: de novo me demandarás, porque não te sentirás satisfeito.

- Porque bates assim sofregamente nos tabernáculos eternos, filho? Sossega, acalma-te e fala.

- Pai, sou ávido de glórias; a fama me fascina, a notoriedade me arrebata. Nenhuma alegria terei, enquanto não lograr este meu intento. Quero perceber sobre a fronte a coroa de louros que ostentaram os sábios, os grandes poetas, os escritores célebres. Anelo ser Camões, Cícero, Hipócrates.
- Serás atendido, alcançando o que tanto ambicionas. Todavia, aviso-te de que de novo voltarás à minha procura, por isso não te sentirás satisfeito.

- Aqui estou, filho, pede o que desejas, dizei o que pretendes de mim.

- Pai, quero amar e ser amado. Sinto incontido anseio de expandir o meu coração. Vejo-me constrangido em uma atmosfera asfixiante. Meu sonho é amar amplamente, incomensuravelmente. Meu maior desejo é sentir palpitar em mim a vida de todos os seres. Quero amar com toda a capacidade do meu coração, assim como os pulmões sadios respiram na floresta, nos montes, nos campos e nos bosques! Meu ideal, Pai, é o Filho de Maria, o Profeta de Nazaré, aquele que morreu na cruz por amor da Humanidade.

- Sê bendito, meu filho. Terás aquilo a que tão sabiamente aspiras. Não me procurarás mais, porque sentirás em ti a plenitude da vida: de ora em diante serás uno comigo...



comentários[0]

20

set
2012

O Dano Causado por Refrigerantes em Seu Corpo

image

Este é um tema amplamente discutido por muitos nutricionistas e autores diversos.

Há muitos estudos que descrevem uma relação entre o consumo de refrigerantes e problemas de saúde, há também estudos em que foi demonstrado que há relação entre bebidas e obesidade.

Há um estudo recente apresentado por um autor norueguês que se refere à ligação entre refrigerantes e doenças cardíacas.

Devido ao seu elevado teor de açúcar, o refrigerante contribui para aumentar os níveis de glicose no sangue, o que por sua vez provoca uma insuficiência de múltiplos órgãos, incluindo o rim que pode ser o mais afetado.

Também este alto teor de açúcar, dá ao corpo uma overdose de calorias, como resultado tem-se um ganho de peso rápido.

Uma conseqüência desse aumento rápido de peso é que pode causar insuficiência cardíaca devido ao esforço excessivo cardíaco.

Estas bebidas têm um elevado teor de carbonato, isto leva a um amolecimento a longo prazo das estruturas ósseas e, portanto, podem causar problemas de ossos, tais como a artrose, a osteoporose e a artrite.

Tudo em excesso é ruim e prejudicial, eu recomendo que você não exagere no consumo dessas bebidas, assim como eu posso dizer que um consumo ocasional destas bebidas não causam muita confusão em seu corpo, lembrando mais uma vez que o excesso é ruim.

Uma boa dica é praticar esportes ocasionalmente para desintoxicar seu corpo.

 

comentários[0]

20

set
2012

Versículo Biblico

image

comentários[0]

20

set
2012

Dica de Leitura

O resgate da esperança:  Autor (a) : Giselda Laporta Nicolelis

 O Livro "O Resgate da Esperança" fala sobre os Índios da "Grande Nação" que sempre são perseguidos pelos homens brancos. Mas tudo há um lado positivo,eles conhecem o "Quatro Olhos" que os ajuda a salvar a "grande nação". Mas isso não acontece somente só pelo Quatro Olhos, uma jovem determinada e seu marido desobedecem a regra de nunca terem filhos. Mas a determinação dos dois salva a grande nação...

 Eu perdôo, mas ... Por que é tão difícil?  Autor (a) Lourdes e Morales -Gudmundsson

Você menciona uma ofensa a um amigo, lembra-se como o incidente afetou sua vida e, depois, sente-se culpado. Por que? Esta literatura é direcionada às pessoas que entendem o significado da palavra perdoar, mas, que na prática, não conseguem consentir o verdadeiro perdão. Produzido com o objetivo de auxiliar pessoas que possuem algum tipo de ressentimentos e não sabem como enfrentá-lo, o livro ressalta a importância do perdão e serve como um manual para crianças, jovens, adultos e idosos evitarem alguns tipos de transtornos e até complicações na saúde por causa de situações desagradáveis que não foram resolvidas e passaram a ser alimentadas com o tempo.

comentários[0]

Campanha de Doação