Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

17

mar
2013

Gincana de Aniversário

Novidade, Responda aqui e concorra a brindes, só nesta semana no aniversário da cidade.
  1. Florianópolis é a capital de que estado brasileiro?
  2. Em qual região do país, Florianópolis se localiza?

comentários[25]

5

jul
2012

Curiosidades

image

A mais antiga cidade brasileira

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, quando Portugal começou efetivamente a colonizar o Brasil porque aqui precisava implantar a produção de açúcar.

Deserto do Saara é o mais extenso da Terra

O deserto mais extenso da Terra é o Saara. Cobre uma área de 7 milhões 780 mil quilômetros quadrados, desde o Mar Vermelho até o Mediterrâneo. Apresenta desníveis espetaculares. Alguns trechos situam-se a 134 metros abaixo do nível do mar; outros registram altura de até 3.300 metros.

Por que sentimos cócegas?

Sentir cócegas é uma reação de pânico que o homem adquiriu para defender-se, respondendo rapidamente ao perigo. Por isso, gera sempre uma risada nervosa e desconfortável. Quando uma aranha tentava escalar as pernas de um de nossos antepassados, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho sem precisar entender exatamente o que acontecia. De certa forma, podemos dizer então que as aranhas, escorpiões e insetos em geral são os responsáveis pelos ataques de histeria que alguns de nós sentem hoje ao ser cutucados pelos outros.

Férias fazem bem à saúde

Se você é do tipo workaholic e não pára nunca, aqui vai um bom motivo para você não mais deixar as férias de lado. Períodos de descanso de tempos em tempos não são apenas agradáveis, como também fazem um grande bem à saúde. Estudos da Universidade de Nova Iorque feitos com 12 mil homens com tendências a problemas cardíacos durante nove anos mostraram que aqueles

comentários[0]

12

jun
2012

Você Sabia

 Machado de Assis era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina (Carolina Augusta Xavier de Novaes).

 

comentários[0]

1

jun
2012

Profissão em Alta

image

Muitas pessoas pensam em uma profissão vendo apenas o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Claro que isso deve ser levado em conta, mas não é tudo. Nem sempre uma profissão que está em alta hoje permanecerá daqui a 10 anos. Além disso, não é garantido que uma carreira de prestígio trará o dinheiro esperado. Entretanto, com base no mercado e suas necessidades é possível prever quais serão as profissões que deslancharão no País. Confira abaixo oito áreas que prometem ser promissoras:

Agronegócio

O setor é muito amplo, visto que abrange todas as atividades e empresas ligadas à produção de grãos e alimentos. A indústria de máquinas agrícolas, fertilizantes e rações e as próprias plantações fazem parte dessa gama de oportunidades que os profissionais podem atuar. Com o aumento da população mundial a busca por alimentos será maior e, portanto, o Brasil promete se destacar como um grande produtor de alimentos. Com isso, os formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca prometem ter mais oportunidade de trabalho.

 Construção Civil

O setor está aquecido tanto pelo investimento de obras feito pelo governo por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) quanto pela escolha do Brasil como o país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado aumentará. Uma boa chance para os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.

Energia

Para crescer qualquer país precisa de energia. As duas principais fontes hoje são petróleo e fontes de energia renováveis. Com a descoberta da camada pré-sal, que promete deixar o Brasil na lista dos dez países com maior reserva do planeta, novas oportunidades surgirão. A busca por fontes de energia limpa também promete aquecer o setor, visto que todos os países buscam não depender mais do petróleo, fonte de energia que libera muitos gases poluentes. Profissionais aptos para buscar novas maneiras e utilizar as já existentes serão necessários. Haverá vagas para os graduados em Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química.

Ensino

Com o aumento do poder de consumo da população não apenas é apenas o comércio que fica aquecido, mas a educação também. Com isso, novas oportunidades são criadas para os formados em cursos como Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática, Letras e outras licenciaturas. Dois segmentos precisarão de funcionários, tanto a formação de professores quanto profissionais para desenvolver e fornecer novos serviços educacionais, especialmente para educação a distância.

Meio Ambiente

O tema está em pauta na grande maioria das empresas que com o tempo passaram a buscar o desenvolvimento sustentável. Essa modalidade de negócio pretende que a natureza seja explorada de forma consciente e responsável e consiga gerar riquezas às empresas, que precisam dos materiais disponíveis no ambiente. A área cresce e o profissional que estiver inserido nesse cenário poderá ajudar empresas a se adequarem nesses padrões, controlar a poluição e elaborar formas de reaproveitar os resíduos produzidos. Profissionais graduados em cursos como Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental terão chance nessa área.

 Negócios

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing têm vagas de estágio para escolher. O motivo de todas as empresas procurarem por estudantes ou graduados nesse curso é decorrente da globalização, que fez com que todas as companhias necessitassem de pessoas capazes de cuidar dos negócios e se comunicar com o mundo inteiro.

 Tecnologia

A inovação e a competitividade entre as empresas fazem com que a demanda por profissionais que lidem com tecnologia e informática só aumentem. O ritmo com que novas ferramentas e necessidades surgem não é tão rápido quanto o de profissionais que se formam no mercado. Portanto estudantes graduados em cursos como Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação tem oportunidades garantidas.

Saúde

A preocupação com a qualidade de vida só aumenta, assim como a expectativa de vida no país. A procura por profissionais especializados em cuidado com os idosos tende a aumentar bem como novos produtos e serviços para a população preocupada em envelhecer com qualidade. O setor público está carente de mão de obra e com o aumento do poder de compra mais pessoas buscam planos de saúde, o que aquecerá a área também. Haverá oportunidades para graduados em Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia.

comentários[0]

11

mai
2012

Uma Mulher

image

 

 

image

Uma mulher  foi renovar a sua carteira de motorista. 

 Pediram-lhe para
 informar qual era a sua profissão. 

 Ela hesitou, sem saber bem como se
 classificar.

 "O que eu pergunto é se tem um trabalho",  Insistiu o funcionário.  "Claro que tenho um trabalho", exclamou.  "Sou mãe".   "Nós não consideramos "mãe" um trabalho.

Vou colocar "Dona de casa",  disse
o funcionário friamente. Não voltei a lembrar-me desta história
Até o dia em que me encontrei em
situação idêntica.

A pessoa que me atendeu era obviamente  uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação,  perguntou: Qual é a sua ocupação?
Não sei o que me fez dizer isto,
as palavras simplesmente saltaram-me da
boca para fora "Sou Doutora em Desenvolvimento 
Infantil e em Relações Humanas. "

A funcionária fez uma pausa,  a caneta de tinta permanente a apontar para o
ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.

Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. então reparei, maravilhada, 

Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente? Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz,  ouvi-me responder:  "Desenvolvo um programa em longo prazo (qualquer mãe faz isso), em
laboratório e no campo experimental 
(normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe  (minha família), e já recebi quatro projetos (todas as meninas). 

 

Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?),  o grau de exigência é em nível de 14
horas por dia (para não dizer 24  horas).
como ela ia escrevendo, com tinta preta, no
questionário oficial.

Houve um crescente tom de respeito  na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levanto e, pessoalmente me abriu a porta.

Quando cheguei a casa, com o título  da minha carteira erguida, fui
recebida pela minha equipe: uma com 13 anos,
 outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo  experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz.

Senti-me triunfante! maternidade... que carreira gloriosa!.Asim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sênior em Desenvolvimento Ifantil e em Relações Humanas". As Bisavós Executiva- Sênior". Eas tias:   Assistente".
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães,esposas, amigase companheiras.

Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!

 

(Roberta Bigucci)

 

 

 



 



 



 

comentários[0]

7

mai
2012

O olho humano aumenta de tamanho?

image A resposta é sim. Ocorre com mais freqüência até os três anos de idade, após isso o crescimento continua até a fase da puberdade, porém em ritmo mais lento.

Depois da puberdade  os olhos param de crescer, mas até lá eles devem aumentar de tamanho entre 7 e 25 milímetros.

Caso o globo ocular cresça mais do que o normal, podem ocorrer problemas de visão, como miopia - dificuldade em enxergar de longe. Mas caso o efeito seja contrário, ou seja, os olhos não cresçam, o que pode surgir é a hipermetropia - dificuldade em enxergar de perto.

comentários[0]

14

jul
2011

Por que não recomendamos a leitura de romances?

A coluna Mulher 7 x 7, no site da revista Época comenta um artigo publicado no Journal of Family Planning and Reproductive Health Care, segundo o qual a leitura de romances água com açúcar pode gerar problemas de relacionamento, criar expectativas irreais sobre sexo e levar a relações sexuais sem camisinha e a gravidez indesejada. A autora, a psicóloga Susan Quilliam, diz que muitas mulheres que chegam ao seu consultório baseiam suas decisões nesse tipo de literatura - e não na realidade. Para Susan, as mulheres estão muito mais expostas aos romances do que à educação sexual formal. Em alguns países ocidentais, os romances são quase a metade de todos os livros de ficção vendidos.

Segundo Época, recentemente, outra psicóloga, Juli Slattery, escreveu que os romances "desequilibram de forma perigosa" a vida das leitoras. "Tendo a acreditar no poder de influência da cultura, como a literatura e o cinema nas nossas vidas. E acho que, para algumas pessoas, os romances e as comédias românticas são obstáculos a uma vida mais real - e feliz", escreve Letícia Sorg, autora do texto da coluna.

leia mais...

Retirado do Blog de Michleson Borges

comentários[0]

15

mar
2011

O Que É Alfabetização e Letramento

Saber o que é cada um dos conceitos,

Pediu-nos a professora.

E a importância dos mesmos

Para uma vida promissora!

Lançamo-nos ao trabalho,

Analisando do teto ao soalho

A nobre tarefa pareceu tentadora.

 

Primeiro vimos sem rodeio

O que é Alfabetização!

É a aquisição dos meios,

Dos meios de comunicação.

Dominar a leitura e a escrita

Pode ser a definição.

 

Já Letramento é mais amplo,

Porque envolve a inclusão.

Tem que olhar o sujeito de outro ângulo

Nos processos de ler e escrever a sua participação.

O uso que faz da língua,

Mesmo que esteja morrendo à míngua,

Determina do letramento a sua compreensão.

 

Por fim se faz necessário,

Os conceitos comparar.

Quer pobre ou milionário

Não se pode separar!

Simplesmente pelo estudo,

Ou Alfabetização ou letramento, enfim vivência de mundo.

Se um ou se ambos, importa sim, através da Educação aprender a se comunicar!

 

Malton

comentários[0]

15

fev
2011

Ex Presidente Lula Recebe Livro Adventista

Por Felipe Lemos

Em sua primeira viagem, nesta quarta-feira, dia 9, pela aviação comercial brasileira, como ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva foi cortejado por vários passageiros em busca de fotografias e abraços. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Lula posou para mais de 30 fotos e autografou dezenas de bilhetes no voo de número 1.206 da empresa aérea Gol. No mesmo voo, entre São Paulo e Brasília, o ex-presidente brasileiro recebeu um exemplar do livro Ainda Existe Esperança, de autoria de Enrique Chaij. O diretor do Centro de Mídia da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Tenison Shirai, foi quem entregou o livro ao ex-presidente. "Quando eu vi a oportunidade de ter contato com ele, pensei no que poderia fazer. Lembrei, então, dos livros que sempre carrego dentro da mochila e resolvi entregar um deles", comenta. A entrega do livro foi mencionada em reportagem da Folha, além de ser comentada por colunistas de vários sites e blogs.

A expectativa dos adventistas, em 2011, é de entregar aproximadamente 11 milhões de exemplares do livro Ainda Existe Esperança, que fala do ministério de Jesus Cristo neste mundo e de Seus ensinamentos de maneira simples e reflexiva.


comentários[0]

29

nov
2010

Crianças que leem para cães

Estudo conclui que crianças que leem para cães desenvolvem melhor a leitura e a fala se beneficiam da atividade por não se sentirem julgadas ou pressionadas para acertar.

Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que avaliou quanto os animais de estimação podem influenciar a familiaridade dos pequenos com as palavras. Durante a pesquisa, meninos e meninas foram incentivados a ler em voz alta para cachorros e, a cada semana, repetiam a tarefa, aumentando o tempo de leitura que passou de dez para 20 minutos ao longo de quatro meses. Após a experiência, houve melhora de até 30% na fluência verbal, ressalta o veterinário Martin Smith, autor do trabalho. Os motivos para isso, no entanto, não foram completamente esclarecidos. Sabemos que o ambiente tranquilo e a certeza de que o cão não vai julgar o desempenho da criança são fatores importantes, segundo elas próprias, conta Smith.

75% das crianças que participaram da pesquisa passaram a ler com mais confiança após os testes.

30 palavras por minuto foi quanto a velocidade de leitura aumentou.

* Matéria de Lúcia Nascimento, originalmente  publicada na edição de outubro de 2010 da revista Saúde!

comentários[0]

Campanha de Doação