Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

20

jun
2012

INÍCIO DO INVERNO

image

Em que dia começa a juventude? Em que dia começa a velhice? Difícil

dizer, não é? Dia 21 de Junho é o dia em que começa o inverno. Como muitas experiências da vida, o inverno, como o dia ou a noite, não acontece repentinamente. Intromete-se em nossa vida calmamente, vagarosamente. Vamos sentindo os sinais, mas não podemos precisar o exato momento em que começa a juventude ou a velhice, mas os cálculos astronômicos marcam a data limite do outono e do inverno.Você já teve dias de frio e ainda terá dias de calor, mas o inverno já está aí. O interessante é que no Brasil o inverno no sul é com muito frio, mas no norte é com chuva. Nem todo inverno é igual no planeta terra. A velhice é comparada, na Bíblia, ao inverno da existência humana. Deus mesmo declarou:"Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite" (Gn 8:22). São limites de tempo oportunos a determinadas atividades. Jesus aconselhou seus discípulos dizendo: "Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado" (Mt 24:20).Determinados acontecimentos tem maior impacto na vida humana se acontecem no inverno.

Agora não é tempo de reclamar do frio ou da chuva, mas de alterar hábitos e ajustar planos. Essas mudanças, planejadas por Deus serão bênçãos na sua e na minha vida se lembrarmos que o Pai Celestial estabeleceu para um propósito santo. Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno. Louve a Deus e experimente da graça e amor de Deus nesse novo tempo que se inicia. Aprenda a conhecer melhor a Deus nesses três meses de inverno que se iniciam. Este é o dia que o Senhor fez.

 

www.umbet.org.br

comentários[0]

12

jun
2012

Dica de Leitura

image

Infantil: O Lápis e a Menina. (Miriam Aparecida da Rocha)

 A amizade entre uma menina e um lápis é o fio condutor desta história, que de forma lúdica faz uma crítica a todo tipo de preconceito. Á medida que o toco de gente vai crescendo, seu companheiro vira um toco de lápis. Muito tempo depois a menina realiza o sonho de se tornar escritora, mas não esquece do seu amigo de infância.

 Adulto: A Beleza esta nos olhos de quem vê (Camila Cury)

 Quantas vezes você se olhou no espelho e queria que seu nariz fosse um pouco menor, sua aparência fosse outra. Provavelmente você se sentiria mais feliz. No entanto o que impede sua felicidade são estes defeitos que você enxerga em seu corpo. A psicóloga Camila Cury vai ensinar você a redefinir sua autoimagem e resgatar sua autoestima, ajudando a compreender que seu valor como pessoa esta dentro de você e não do lado de fora.

comentários[0]

16

mai
2012

Dica de Leitura

 

imageInfantil: O dia em que a água Acabou.

 Afinal, a água é renovável ou estável? Você já pensou nisso? Já ficou sem água algum dia? Dois irmãos gêmeos já haviam pensado nisso, mas tinham opiniões diferentes. Um achava que o mundo em que vivemos deveria se chamar planeta água, pois 70% da sua superfície estão cobertos pelos oceanos.O outro pensava que ao considerar que a maior parte dessa água é salgada, uma pequena porção esta congelada e que o que resta para consumo é muito pouco.E não é que um dia a água acabou e os irmãos partem numa aventura para descobrir por quê? Qual era o segredo escondido por aquela fabrica próxima á principal fonte de água da cidade?

 Adulto: O Fim do Começo.

Infelicidade, angústia, ambição, morte e tantos outros problemas afetam diariamente a humanidade. Parece que nada pode ficar pior do que já está. Mas isso é apenas o começo. Através da historia de um pequeno grupo de pessoas, o destino da humanidade está sendo traçado até que venha o fim.Um estudante de medicina. Uma esposa Infeliz. Um dono de restaurante. Uma professora idealista. Um pescador. Uma estudante de psicologia. Uma jornalista ambiciosa. Uma dona de casa...

 

 

 

comentários[0]

16

mai
2012

Florianópolis possui um dos mais ricos acervos rupestres.

image

Florianópolis possui um dos mais ricos acervos rupestres do mundo, com uma numerosa quantidade de pedras com gravações milenares. Para levar conhecimento da expressão artística e cultural dos povos antigos à comunidade da Grande Florianópolis e aos turistas o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), com incentivo do Fundo Estadual de Turismo, está promovendo exposições itinerantes de Arte Rupestre e Arqueoastronomia em Santa Catarina. A tenda itinerante de 12 x12 metros, foi montada pela primeira vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já agendou a próxima na praia a praia do Santinho em parceria com o empreendimento Costão do Santinho, e nos meses seguinte vai se deslocar a praia de Jurerê ou Canasvieiras.

Também está agendando com o Shoping Itaguaçu para março de 2010. A partir de abril o projeto itinerante prevê exposições nas escolas e universidade de Santa Catarina e posteriormente para outros estados do Brasil e em 2011 o IMMA prevê exposições internacionais.

Em lugares de difícil acesso no litoral catarinense estão guardados os registros de uma sabedoria milenar, para facilitar o acesso e a interatividade com o acervo o IMMA conta com a mais completa coleção de arte rupestre em tamanho original, com um relógio solar, com dois painéis de 3x2m, um com fotos do Sambaqui de Ypuã em Laguna onde foi achado o relógio solar e no outro com foto aérea do promontório da Barra da Lagoa até a Ponta do Gravatá, estão inseridas as fotos dos monumentos megalíticos com seus respectivos alinhamentos astronômicos. Também conta com uma coleção de artefatos líticos encontrados em sítios arqueológicos e doados ao IMMA e para completar as atividades o público poderá conferir também a exposição "Paisagens Cósmicas - da Terra ao Big-Bang" que mostra uma viagem no tempo e no espaço, ricamente ilustrado com imagens de planetas, nebulosas, estrelas e galáxias. Trata-se de um verdadeiro exercício de "arqueologia cósmica".

As obras desta exposição fazem parte do acervo do Instituto, que vem sendo formado desde 2005 quando passou por Santa Catarina o mestre em Belas Artes Rodrigo Santiago Plata, difusor da técnica de frotagem utilizada para reproduzir os painéis da mostra. O trabalho de pesquisa e conscientização é coordenado pelo antropólogo Adnir Ramos, de Florianópolis, e conta com a assessoria do professor Germano Afonso, arqueoastrônomo da UFPR, e de Alexandre Amorim, astrônomo do GEA, grupo de estudos do Planetário da UFSC.

A técnica "frotagem" consiste em colocar tecido natural sobre a inscrição rupestre e friccionar com filme de carbono marcando no tecido a textura da pedra e da gravura registrando o estado do grafismo e da rocha sem agredir a inscrição rupestre copiada. Estas reproduções são trabalhadas posteriormente com cores como será mostrada na exposição.

Sobre o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia

O IMMA é uma ONG, com sede na Fortaleza da Barra da Lagoa de Florianópolis, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e execução de projetos em sítios arqueológicos e arqueoastronômicos visando à proteção dos monumentos megalíticos, dos sambaquis e da arte rupestre.

Envolvendo ações com abordagem multidisciplinar, associa um grupo de pessoas com interesses comuns nas áreas de desenvolvimento sócio-ambiental sustentável e na arqueoastronomia, ciência que busca entender a ancestral sabedoria dos povos originários que conheciam a ligação intrínseca do céu e da terra.

Suas principais atividades são cursos, palestras, entrevistas, visitas guiadas e exposições que visam divulgar e preservar os sítios arqueoastronômico e o meio ambiente.

Realizou em parceria com a empresa Biosfhera o projeto do "Parque Arqueoastronômico da Barra da Lagoa", iniciativa que visa à proteção dos monumentos megalíticos e inscrições rupestres e de todo potencial turístico encontrados neste local.

Promove o Projeto Teatro e Educação Ambiental, com o objetivo de incentivar a educação ambiental através das artes cênicas, envolvendo crianças da rede pública municipal dos seguintes bairros: Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, e Retiro da Lagoa.

O IMMA, aproveitando o momento em que a comunidade vem tomando consciência dos danos que as sacolas plásticas causam a natureza está buscando recurso já aprovado através do FEPEMA por meio de convênio para manter o curso de confecção de sacolas Retornáveis.

O curso foi criado para ensinar senhoras da comunidade e donas de casa em geral a confeccionarem sacolas de materiais recicláveis para substituir as sacolas plásticas e aumentar sua renda familiar. Hoje a maiorias das sacolas plásticas dos supermercados não possui um destino certo e demoram centenas de anos para serem absorvidas pela natureza.

Atualmente também lidera a iniciativa para erradicação dos pinus elliotes do Parque da Galheta, reflorestamento e implantação de infra-estrutura nas trilhas públicas de acesso às praias e aos sítios arqueológico do parque e seu entorno.

Curiosidade

Pesquisas desenvolvidas desde a década de 1980 revelaram que a Capital do Estado de Santa Catarina tem um dos mais ricos acervos rupestres do planeta. A numerosa quantidade de pedras com gravações milenares, além de brunidores e monólitos, fez com que os pesquisadores do IMMA, Germano Bruno Afonso, Adnir Ramos e Keler Lucas, definissem Florianópolis como um dos grandes centros rupestres do hemisfério sul.

 

comentários[0]

16

mai
2012

Exercício Físico

O Exercício Físico

image

O exercício físico é hoje mais um ato social. Um estímulo atrativo para crianças, adolescentes e adultos, que, além disso, proporciona um maior bem-estar tanto físico como mental. Conheça as vantagens de praticar esporte.

O que é?

Pode-se definir o Exercício Físico como todo movimento do corpo, com freqüência contínua, que produz um gasto energético. Todo exercício físico vem determinada por duas variáveis: uma referida à energia necessária para realizar o exercício, e outra relacionada com o tipo de atividade e o propósito com o que vai se realizar.

A atividade física surge, por outro lado, como um estilo de vida segundo o âmbito no que se realiza. Assim, esta pode estar vinculada à atividade trabalhista, às tarefas domésticas, aos sistemas educativos (a educação física) ou ao ócio e a recreação.

 Exercício físico, muitos benefícios para saúde!

Por outra parte, o exercício físico também se concebe de acordo ao propósito com o que se realize. As razões mais freqüentes que levam às pessoas a melhorar sua condição física são:

-Alcançar um ótimo estado de saúde.
- Mostrar uma aparência física, estética e corporal atrativa.
- Socializar-se e obter sensações prazerosas.

Benéfico para a saúde

Os benefícios da atividade física não dependem só de sua prática, mas também dos numerosos fatores que a condicionam, entre os que destacam especialmente o âmbito no que se realiza e o propósito.

Em qualquer caso, no que existe unanimidade é em considerar que cada pessoa precisa realizar algum tipo de exercício físico para melhorar os aspectos que mais lhe interessam. Neste sentido, um exercício saudável deve cumprir uma série de requisitos:

  • Ser personalizado e de fácil compreensão para quem o pratica.
  • Que a iniciação se ocorra pelos níveis de intensidade mais baixos.
  • Que em sua execução intervenha o maior número possível de músculos e de articulações.
  • Que se pratique duas ou três vezes por semana, e ao menos durante 30 minutos em cada sessão.

http://www.teucorpo.com.br/o-exercicio-fisico/

comentários[0]

11

mai
2012

Pensamento Biblíco

Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Salmos 127: 03

comentários[0]

7

mai
2012

Pensamento

imageExistem três principais motivos pelo qual deves acreditar que qualquer sonho seu pode se tornar realidade: estás vivo, és feliz e tens amor. Com esses motivos tudo pode se tornar real e possível de ser alcançado, basta somente saber viver sua felicidade com amor que o resto vem como conseqüência.
 (Eduardo Orlando Holopainen)

comentários[0]

21

nov
2011

Blog da Orientação Educacional

Aluno, acesse o novo blog da orientação educacional, é o "Oriente-se CeAeFeCe", temos dicas para se dar bem aqui na escola. Não perca tempo, Oriente-se!

comentários[0]

7

out
2011

Convite

comentários[0]

15

set
2011

Mais Interatividade na Escrita

A geração Z extinguirá o manuscrito?

15/09/2011 às 10:00 | Por Lilian Larroca

Ao comparar a própria Bíblia recém-adquirida com a do rei Carlos VII, ambas impressas por Gutenberg, e perceber que tinham a mesma quantidade de páginas, compostas por 48 linhas iniciadas e finalizadas com as mesmas palavras, o arcebispo da França exclamou que isso só poderia ser obra do diabo (GAZETA, 2000). Sua reação ingênua e alarmista, provocada pela ignorância a respeito do então recente e revolucionário invento, suscita o riso em nossos dias. Se analisada atentamente, no entanto, a reação do arcebispo não difere muito da militância antitecnológica por vezes presente na sociedade atual.


Uma medida recente do estado de Indiana (EUA), que pode ser adotada em outros 40 estados americanos que seguem o mesmo currículo, tende a acirrar o debate. Em decisão inédita, o governo desse estado desobrigou as escolas de ensinar a escrita cursiva e recomendou o uso de teclados de computador para a realização de atividades escolares (BARRUCHO, 2011). O objetivo seria preparar os estudantes para a sociedade contemporânea, na qual o domínio das ferramentas digitais mostra-se mais significativo para o exercício profissional e atividades comunicativas em geral que a apresentação de uma boa letra.Leia Mais...

 

 

comentários[0]

Campanha de Doação