Portal da Educao Adventista

*Biblioteca Dalka Bergold *

7

mai
2012

Dica de Livro

Adulto: O Amanhã começa Hoje

Todo mundo quer vencer na vida. Uns ficam esperando que as oportunidades apareçam e acabam  se conformando com o que conseguem. Outros vão ao encontro delas e geralmente são lembrados pelo sucesso que alcançara. Este livro é escrito para você que não acredita em formulas mágicas para o sucesso, mas acredita em si mesmo e não se conforma com a mediocridade. Toda pessoa tem um tremendo potencial e cabe a ela explorá-la da melhor forma possível A perseverança, a inconformidade com o comum, o esforço adicional, aqui e agora,podem ser a chave para o sucesso profissional.

Pense Nisso, afinal, seu amanha começa hoje. O que ele será depende de você

Infantil: Qual é a cor do amor?

Um elefante faz uma pergunta importante: Qual é a cor do amor?  Todos os animais da floresta tentam ajudá-lo, mas ele não fica muito satisfeito com as respostas, até voltar para junto de sua mãe, que lhe da a melhor resposta de tudo.

comentários[0]

10

jan
2012

A AMÉRICA E OS LIVROS


                                          CASTRO ALVES

Filhos do sec'lo das luzes!
Filhos da Grande nação!
Quando ante Deus vos mostrardes,
Tereis um livro na mão:


O livro %u2014 esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Eólo de pensamentos,
Que abrira a gruta dos ventos
Donde a Igualdade voou

 

Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber...

 


Oh! Bendito o que semeia
Livros... Livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!                
O livro caindo n'alma
É germe %u2014 que faz a palma,
É chuva %u2014 que faz o mar.

 

comentários[0]

31

jul
2011

Poder de Irradiação

Professora recém-aposentada do curso de biblioteconomia da Universidade de Brasília, Walda de Andrade Antunes é uma das principais estudiosas brasileiras sobre bibliotecas escolares. Já foi coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, e do programa Salas de Leitura/Biblioteca Escolar, do MEC (atual Biblioteca da Escola). Atualmente, é consultora do Instituto Ayrton Senna e do Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (Ipece).

Para a estudiosa, a lei que torna obrigatória a existência de bibliotecas em todas as escolas, aprovada neste ano, constitui um grande avanço, ainda que o tempo previsto para a adequação seja grande e o acervo mínimo, pequeno. Defende, também, a função pedagógica do profissional responsável pela biblioteca, cargo para o qual deve receber formação específica.

Segundo a professora Walda uma das grandes lutas que se tem no Brasil hoje é fazer com que as secretarias e os governos entendam que a função da biblioteca é tão didática e pedagógica quanto a da sala de aula.

"A biblioteca deve permear todo o plano pedagógico da escola, os professores de todas as disciplinas devem ter relação com ela, pois um aluno não consegue desenvolver um problema de matemática se não for bom leitor, não souber interpretar questões."

Incentivar o educador e complementar o seu trabalho deve ser parte da política das bibliotecas.

 

Leia, a seguir, a entrevista concedida à subeditora Marina Almeida.

comentários[0]

Campanha de Doação