Energia misteriosa no Universo

Os cientistas norte-americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt queriam, com suas pesquisas, comprovar a tese de que o Universo estaria desacelerando em sua expansão. No entanto, com base nos dados obtidos, tiveram duas surpresas: a primeira foi a conclusão de que, na verdade, o Universo estaria acelerando em sua expansão, e a segunda foi a premiação com o Nobel de Física de 2011, graças justamente à descoberta que eles não esperavam fazer.

VEJA O RESTANTE DO ARTIGO AQUI.

No brilho de Alpha Centauri

O brilho de Alpha Centauri, uma das mais brilhantes estrelas na noite do planeta Terra céu inundações, o lado esquerdo desta skyscape sul. A apenas 4,3 anos-luz distante, Alpha Centauri, na verdade consiste de duas estrelas componentes similares em tamanho ao Sol, trancado em uma órbita mútua.

Muito mais pequena e fria, um terceiro membro do sistema mesma estrela, Proxima Centauri, encontra-se fora deste campo de visão. Ainda assim, a cena telescópica não revelam muitas vezes esquecido habitantes do avião lotado da Via Láctea galáctica que se encontram além do brilho de Alpha Centauri, incluindo uma nebulosa planetária catalogados como Hen 2-111, um estimado 7.800 anos-luz de distância.

O sudário gasosa de uma estrela moribunda, mais brilhante núcleo da nebulosa e halo ténue de tempo de gás ionizado avermelhado mais de vinte anos-luz, visto apenas à direita do centro de imagem.

Mais ao direito são dois notáveis %u200B%u200Baglomerados abertos de estrelas, a Pismis compacto 19 também cerca de 8.000 anos-luz de distância, cuja luz é avermelhada, intervindo pó, eo mais solto, mais perto NGC 5617.

Apenas visível no brilho de Alpha Centauri é o brilho ofuscante de um remanescente de supernova shell-like, acima e à direita do núcleo brilhante do sistema mais próximo da estrela.

No brilho de Alpha Centauri

Quando formam as estrelas, reina pandemônio. Um caso particularmente colorido é a estrela formando 188 Simeis região que abriga um arco nuvem incomum e brilhante catalogado como NGC 6559.

Acima visíveis são vermelhas nebulosas de emissão brilhantes de hidrogênio, nebulosas de reflexão azuis de pó, nebulosas de absorção escuras de poeira, e as estrelas que se formaram a partir deles.

As primeiras estrelas massivas se formaram a partir do gás denso irá emitir luz energética e ventos que corroem, fragmento, e esculpir sua terra natal. E então eles explodem.

O pântano resultante pode ser tão bonita quanto ela é complexa. Depois de dezenas de milhões de anos, os furúnculos poeira, o gás é eliminada, e tudo o que resta é um aglomerado aberto de estrelas nu. Simeis 188 é localizado a cerca de 4.000 anos-luz de distância e pode ser encontrado cerca de um grau nordeste do M8, a Nebulosa da Lagoa.

Via Láctea pela noite

Às vezes, se você esperar o tempo suficiente para uma noite clara e sem lua, as estrelas vão sair com uma vingança. Uma dessas ocasiões ocorreu no início deste mês no Piton de l'Eau sobre Reunion Island. Em primeiro plano, cercado por arbustos e árvores, encontra-se uma cratera cheia de água vulcânica serenamente refletindo a luz das estrelas. Uma inspeção cuidadosa perto do centro da imagem irá localizar Piton des Neiges, o pico mais alto da ilha, situado a vários quilómetros de distância. No fundo, bem acima do lago, brilha a luz de centenas de estrelas, a maioria dos que estão dentro de 100 anos-luz, mesmo em nossa vizinhança estelar. Ao longe, arqueando majestosamente em cima, é a faixa central da nossa galáxia Via Láctea casa, brilhando sob a luz de milhões de estrelas cada uma localizada tipicamente milhares de anos-luz de distância. O astrofotógrafo relata esperando por quase dois anos para o céu e as nuvens de ser apenas o direito de tirar a foto acima.

Última Missão Apolo na Lua

Em dezembro de 1972, Apollo 17 os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt passaram cerca de 75 horas na Lua, no vale Taurus-Littrow, enquanto colega Ronald Evans orbitava em cima. Esta imagem nítida foi tomada por Cernan como ele e Schmitt percorriam o fundo do vale. A imagem mostra Schmitt à esquerda com o rover lunar na borda da cratera Shorty, perto do local onde geólogo Schmitt descobriu o solo lunar  laranja. A tripulação da Apollo 17 retornou com 110 kg de amostras de rochas e do solo, mais do que foi devolvido a partir de qualquer dos outros locais de pouso lunar. Agora, quarenta anos depois, Cernan e Schmitt ainda são o último a pisar na lua.