Portal da Educao Adventista

*Astronomia *

29

mai
2013

NGC 6960: A Nebulosa Vassoura da Bruxa

image

Dez mil anos atrás, antes da aurora da história humana, uma nova luz teria de repente apareceram no céu à noite e desapareceu depois de algumas semanas. Hoje sabemos que esta luz era de uma supernova, ou estrela explodindo, e registrar a nuvem de detritos em expansão como a Nebulosa Veil, um remanescente de supernova. Esta visão telescópica afiada é centrada em um segmento ocidental da Nebulosa Veil catalogada como NGC 6960, mas menos formalmente conhecido como Vassoura da Bruxa Nebulosa. Arrancada na explosão cataclísmica, a onda de choque através do espaço interestelar ara varrer eo material interestelar emocionante. Trabalhada com filtros de banda estreita, os filamentos brilhantes são como ondas longas em uma folha de visto quase vantagem sobre, muito bem separada em hidrogênio atômico (vermelho) e oxigênio (azul e verde) de gás. O remanescente de supernova completo fica a cerca de 1.400 anos-luz em direção à constelação Cygnus. Vassoura da Bruxa Este fato se estende por cerca de 35 anos-luz. A estrela brilhante no quadro é de 52 Cygni, visível a olho nu a partir de um local escuro, mas sem relação com o antigo remanescente de supernova.

...

comentários[0]

27

mai
2013

PanSTARRS Anti-Cauda cresce

image
Como o planeta Terra se aproximou do plano da PanSTARRS cometa (C/2011 L4) da órbita em 23 de maio, o cometa observadores foram tratados com esta visão de seu magnífico anti-cauda. Os longos e estreitos trechos anti-cauda para a direita em todo este quadro há quase 4 graus ou cerca de 8 vezes o tamanho angular da lua cheia. Poeira formando as trilhas anti-cauda ao longo órbita do cometa, uma vez que deixa o sistema solar interior para trás. Uma perspectiva quase de lado a partir de próximo plano orbital da saída do cometa aumenta a visão do anti-cauda e torna parecem apontar na direção sunward, só aparentemente contrário ao comportamento de caudas de poeira do cometa empurrado para fora pela pressão da luz solar. Varrendo extremo norte nos céus do planeta Terra, o cometa é acordado a noite toda para a maior parte do hemisfério norte, mas agora luar brilhante interfere com a sua visibilidade. PanSTARRS anti-cauda é uma das mais longas desde o aparecimento do cometa Arend-Roland em 1957.

...

 

comentários[0]

24

mai
2013

Estrutura de Richat

 

imageO que na terra é isso? A Estrutura de Richat no deserto do Saara da Mauritânia é facilmente visível a partir do espaço, pois é cerca de 50 quilômetros de diâmetro. Uma vez pensado para ser uma cratera de impacto, meio liso da Estrutura de Richat e falta de rocha choque alterado indica o contrário. A possibilidade de que a estrutura de Richat foi formado por uma erupção vulcânica também parece improvável devido à falta de uma cúpula de rocha ígnea ou vulcânica. Pelo contrário, a rocha sedimentar em camadas da estrutura Richat agora é considerado por muitos ter sido causado por rocha erguida esculpida pela erosão. A imagem acima foi capturada pelos instrumentos ASTER a bordo do satélite Terra, em órbita em órbita. Por que a estrutura Richat é quase circular permanece um mistério.

...

comentários[0]

23

mai
2013

Sol azul Estourando

image

Nosso Sol não é um mirtilo gigante. Nosso Sol pode ser feito para parecer com a fruta diminutivo, no entanto, pela imagem em uma cor específica de luz violeta extrema chamado CAK que é emitida pela própria ligeira abundância de cálcio ionizado na atmosfera do Sol, e, em seguida, falsa cor-inversora a imagem. Esta representação solar é realmente esclarecedor cientificamente como um nível de cromosfera do Sol parece bastante proeminente, mostrando uma superfície texturizada rachada, manchas solares frias aparecem claramente brilhante, e em torno de regiões ativas quentes que aparecem nitidamente escuro. O Sol está perto do nível máximo de atividade em seu ciclo de 11 anos, e emitiu chamas poderosas durante a semana passada. Durante os períodos de alta atividade, correntes de partículas energéticas da Sun pode afetar magnetosfera e partiu auroras espetaculares da Terra.

...

comentários[0]

21

mai
2013

A Cachoeira e o Mundo à Noite

 

Acima dessa paisagem boreal, o arco da Via Láctea e do fluxo auroras brilhantes durante a noite. Como um eco, abaixo deles está Godafoss espetacular da Islândia, a Cachoeira dos Deuses. Brilhando logo abaixo da Via Láctea, brilhante Júpiter está incluído na panorâmica noturna gravada em 9 de março. Tênue e difusa, a galáxia de Andrômeda (M31) aparece imerso no brilho auroral. O ponto digital dos quatro quadros é um vencedor do primeiro lugar em 2013 Terra Internacional e Concurso de Fotografia Sky on Céus escuros Importância organizado pela World at Night. Um registo evocativo da beleza do céu nocturno do planeta Terra, todos os trabalhos vencedores do concurso são apresentados neste vídeo.

 

 

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.