China tentará Acoplagem Espacial

China prepara nova missão tripulada

ao espaço ainda este ano

Astronautas tentarão acoplar nave ao módulo de estação lançado em 2011

2012

Planeta GJ 1214b (exoplaneta)

Existência de planeta água

é confirmada por astrônomos

GJ 1214b tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e temperaturas superior a 200º C

Ilustração do GJ 1214b, orbitando uma estrela-anã vermelha
 AFP

RIO - Astrônomos confirmaram a existência de uma nova classe de planeta: um planeta água com uma espessa atmosfera.

O exoplaneta GJ 1214b é uma espécie de "Super Terra"  maior que nosso planeta, mas menor do que gigantes gasosos como Júpiter.

Observações com o telescópio Hubble parecem agora confirmar que uma grande fração do planeta é composta de água. Suas altas temperaturas sugerem, também, a existência de materiais exóticos.

GJ 1214b não é parecido com qualquer planeta que conhecemos  afirmou Zachory Berta, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica.

O planeta foi descoberto em 2009 com telescópios terrestres. Tem cerca de 2,7 vezes o diâmetro da Terra  mas pesa cerca de sete vezes mais.

Ele orbita uma estrela-anã vermelha a uma distância de apenas 2 milhões de quilômetros, o que significa que a temperaura do GJ 1214b é provavelmente superior a 200 graus Celsius.

fonte: O GLOBO CIÊNCIA - 21/02/12 - 15h39

...................................................................

ASTRONOMIA - ASTROFÍSICA

O que é a Astronomia? E a Astrofísica?
A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. A Astronomia moderna, utiliza muitas vezes a Física para compreender os fenómenos que se observam no Universo, designando-se então Astrofísica.

O que fazem os astrónomos?
Os astrónomos utilizam telescópios e sondas espaciais para efectuar observações e o computador para tratar os dados obtidos e fazer estudos teóricos. O dia a dia de um astrónomo é normalmente passado à frente de um computador. Por vezes desloca-se a observatórios astronómicos para fazer observações ou a conferências internacionais para apresentar os resultados dos seus estudos aos outros astrónomos.

Onde se encontra a esfera celeste?
A esfera celeste é o local onde vemos projectados as estrelas, planetas e restantes corpos celestes.

As estrelas movem-se na esfera celeste?
As estrelas movem-se muito pouco na esfera celeste e a sua posição relativa não varia muito ao longo dos anos, nem mesmo ao longo dos séculos.

Os planetas movem-se na esfera celeste? image
Como os planetas se encontram muito mais próximos de nós do que as estrelas e porque orbitam o Sol, parecem mover-se dia após dia em relação ao fundo de estrelas.

O Sol move-se na esfera celeste?
À medida que a Terra precorre a sua órbita em torno do Sol, este parece mover-se em relação às estrelas. O Sol precorre a eclíptica num ano.

O que é a eclíptica?
É a curva formada pela intersecção do plano da órbita da Terra com a esfera celeste.

Como se define o equador da esfera celeste?
O equador celeste é definido pelo círculo resultante da intersecção do plano definido pelo equador da Terra com a esfera celeste.

Qual é a estrela mais próxima do pólo Norte celeste?
A estrela mais próxima do pólo Norte celeste é a Estrela Polar.

O que é a ascenção recta e a declinação?
A ascenção recta e a declinação são equivalentes na esfera celeste à longitude e à latitude, respectivamente, sobre a superfície da Terra.

Como se chama o ponto do equador da esfera celeste onde o Sol se encontra a 21 de Março?
O Sol passa pelo ponto Vernal em 21 de Março.

Em que unidades se mede a ascensão recta de uma estrela? E a declinação?
A ascenção recta de uma estrela mede-se normalmente em horas, minutos e segundos. O valor da ascenção recta varia entre 0h0m0s e 23h59m59s. A declinação de uma estrela mede-se em graus, minutos de arco e segundos de arco. O valor da declinação varia entre -90º0'0" e 90º0'0".

O que é a paralaxe estelar?
A paralaxe estelar é a variação de posição de uma estrela em relação a outras mais distantes devido ao movimento da Terra em torno do Sol.

imagePorque é que as paralaxes estelares são tão difíceis de medir?
Porque mesmo as estrelas mais próximas estão muito longe. Por este motivo, as paralaxes são normalmente muito pequenas, inferiores a 1 segundo de arco.

Vistas da Terra as estrelas parecem nascer a Leste ou a Oeste? E a Lua e os planetas?
Devido ao movimento de rotação da Terra, as estrelas, a Lua, o Sol e os restantes planetas parecem nascer a Este.

Porque é que Vénus nunca é visto a nascer logo após o pôr-do-sol?
Vénus encontra-se mais perto do Sol do que a Terra. Visto da Terra, Vénus nunca aparece mais afastado do Sol do que cerca de 90 graus.

Se a Terra gira em torno do Sol, porque é que Aristóteles não detectou as paralaxes estelares?
As estrelas estão muito mais distantes do que Aristóteles pensava.

O que é o parsec?
Unidade de medida de distâncias astronómicas igual a 206 265 unidades astronómicas (cerca de 3,26 anos-luz). O imageparsec é a distância à qual nos teríamos que colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco.

Qual a diferença entre período sideral e período sinódico?
O período sideral é o tempo que leva até as estrelas distantes serem vistas na mesma posição. O período sinódico é o tempo que decorre até o Sol voltar à mesma posição.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.