Ultima Acoplagem da Atlantis

Pela última vez, o ônibus espacial dos EUA tem se aproximou da Estação Espacial Internacional (ISS). Depois de um lançamento dramática de Cabo Canaveral, na semana passada, que foi testemunhado por cerca de um milhão de pessoas, Space Shuttle Atlantis na missão STS-135 levantou uma pequena equipe para um encontro de boas-vindas, há três dias com a estação orbital. Embora a NASA está a suspensão da frota de ônibus de envelhecimento, os astronautas da NASA em um futuro próximo será capaz de visitar a ISS em voos espaciais russos. Na foto acima, Atlantis sobe em direção à ISS com as portas do compartimento de carga aberto, mostrando um brilhante metálico Raffaello Módulo de Logística Multi-Purpose. Mais de 200 quilômetros abaixo encontram-se as águas frias azuis do planeta Terra. A tão esperada última planar de volta à Terra para o vaivém espacial está programada para a próxima quinta, 21 de julho.

Como um diamante no céu

Um dom escura pairava sobre Queensland, Austrália, na manhã de quarta-feira durante um muito aguardado eclipse solar total. Nuvens de tempestade ameaçou estragar a vista ao longo da costa norte, mas minutos antes da totalidade as nuvens se abriram. Transmissão passado borda da Lua, os últimos raios de sol diretos produziu um efeito lindo anel de diamantes nesta cena de Ellis Praia entre Cairns e Port Douglas. Piscando em um momento, o diamante não durou para sempre embora. A área foi mergulhado na escuridão por cerca de 2 minutos como a sombra da Lua varreu off-shore para Corais da Austrália Grande Barreira de e para o Pacífico sul. Variando de 1/4000 a 1/15 segundos de duração, cinco exposições separadas foram misturadas na imagem para criar uma apresentação semelhante à experiência de tirar o fôlego visual do eclipse.

NGC 6357: Catedral de estrelas massivas

Como maciça pode ser uma estrela normal? Estimativas feitas a partir de brilho, distância e padrão modelos solares tinha dado uma estrela no Pismis aglomerado aberto 24 mais de 200 vezes a massa do nosso Sol, quase tornando-se o recordista. Esta estrela é o objeto mais brilhante localizada logo acima da frente de gás na imagem acima. Inspeção cuidadosa das imagens tiradas com o Telescópio Espacial Hubble, porém, têm demonstrado que Pismis 24-1 deriva seu brilhante luminosidade não de uma única estrela, mas de pelo menos três. Estrelas componentes ainda permaneceria perto de 100 massas solares, tornando-os entre as estrelas mais massivas atualmente no registro. Na parte inferior da imagem, as estrelas ainda estão em formação na nebulosa de emissão associado NGC 6357. Aparecendo talvez como uma catedral gótica, estrelas energéticas perto do centro parecem estar rompendo e iluminando um casulo espetacular.

2012

Cientistas descobrem faixa de antimatéria envolvendo a Terra

imageCientistas fazem uma descoberta empolgante: uma faixa fina de partículas de antimatéria, chamadas antiprótons, envolvendo a Terra.

Esse flagra inédito confirma o trabalho teórico que prevê que o campo magnético da Terra pode "capturar" antimatéria.

Os antiprótons foram vistos pelo satélite Pamela (uma sigla em inglês que significa, em português, 'carga paga para exploração de antimatéria e astrofísica de núcleos leves'), lançado em 2006 para estudar a natureza das partículas de alta energia do sol e de além do nosso sistema solar, os chamados raios cósmicos.

A equipe diz que um pequeno número de antiprótons está "preso" entre matéria normal também presa dos cinturões de Van Allen. Segundo os pesquisadores, lá pode haver o suficiente para implementar uma nova tecnologia que utilize antimatéria para abastecer futuras naves espaciais.

Partículas de raios cósmicos podem bater em moléculas que compõem a atmosfera da Terra, criando chuveiros de partículas. Muitas das partículas de raios cósmicos, ou "filhas" de partículas que eles criam, são apanhadas nos cinturões de Van Allen, regiões em forma de rosquinha onde o campo magnético da Terra as prende.

Entre as metas do Pamela, estava procurar especificamente um pequeno número de partículas de antimatéria entre as partículas mais abundantes de matéria normal, como núcleos de átomos de prótons e de hélio.

A nova análise mostra que, quando Pamela passa por uma região chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul, vê milhares de vezes mais antiprótons do que seria esperado pelo decaimento normal de partículas, ou em outras partes do cosmos.

Segundo os cientistas, isso é uma evidência que as faixas de antiprótons, análogas aos cinturões de Van Allen, seguram a antimatéria no lugar - pelo menos até que ela encontre a matéria normal da atmosfera, e se "aniquile" em um flash de luz.

"A faixa é a fonte mais abundante de antiprótons próxima da Terra", disse um coautor da pesquisa, Alessandro de Bruno.

"Antiprótons capturados podem ser perdidos nas interações com elementos atmosféricos, especialmente em baixas altitudes, onde a aniquilação torna-se o principal mecanismo de perda. Acima de altitudes de várias centenas de quilômetros, a taxa de perda é significativamente mais baixa, permitindo uma grande oferta de antiprótons", explica Bruno.

O cientista disse que, além de confirmar o trabalho teórico que há muito previu a existência dessas faixas de antimatéria, as partículas podem também se tornar uma nova fonte de combustível para futuras naves espaciais, uma ideia explorada pela NASA. [BBC]

fonte: http://hypescience.com/cientistas-descobrem-faixa-de-antimateria-envolvendo-a-terra/

2012

Escuras cascatas de areia em Marte

Eles podem parecer com árvores em Marte, mas eles não são. Grupos de estrias marrons escuros foram fotografados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter em derretendo dunas rosadas cobertas com luz geada. A imagem acima foi tirada em abril de 2008 perto do Pólo Norte de Marte. Naquele tempo, a areia escura no interior de dunas marcianas se tornou mais e mais visíveis, como o sol da primavera derreteu o gelo de dióxido de carbono mais leve. Ao dar-se perto do topo de uma duna, areia escura pode cascata da duna deixar riscos superfície escura - estrias que podem aparecer à primeira vista, as árvores em pé em frente às regiões mais claras, mas não produziam sombras. Objetos de cerca de 25 centímetros de diâmetro são resolvidos nesta imagem que mede cerca de um quilômetro. Close-ups de algumas partes desta imagem mostram plumas ondulantes, indicando que as lâminas de areia foram ocorrendo mesmo quando a imagem foi sendo tomadas.