jan
2014

Galáxia espiral M83: The Southern Pinwheel

M83 é uma das galáxias mais próximas e brilhantes espirais no céu. Visível com binóculos na constelação de Hidra, majestosos braços espirais levaram seu apelido como o sul do Pinwheel. Embora descoberto há 250 anos, só que muito mais tarde foi apreciado que M83 não era uma nuvem de gás nas proximidades, mas uma galáxia espiral barrada muito parecida com a nossa Via Láctea. M83, na foto acima pelo Telescópio Espacial Hubble em uma imagem recém-lançado, é um membro proeminente de um grupo de galáxias que inclui Centaurus A e NGC 5253, os quais se encontram cerca de 15 milhões de anos-luz de distância. Várias explosões de supernovas brilhantes foram registrados em M83. Um intrigante anel duplo circumnuclear foi descoberto no centro da M83.

jan
2014

Lovejoy no Ano Novo

Um rival para vencidos Comet ISON em 2013, o Cometa Lovejoy (C/2013 R1) ainda varre o céu da manhã, capturados nesta cena estrelado no dia de Ano Novo. O quadro se estende cerca de 3,5 graus (cerca de 7 luas cheias) através de um fundo de estrelas fracas na constelação de Hércules. Só apenas visível a olho nu a partir de sites escuras antes do amanhecer, Lovejoy continua a ser um bom alvo para binocular equipado skygazers do hemisfério norte. Mas esta exposição profunda mostra belas caudas de Lovejoy e tentadora coma esverdeada melhor do que vistas binoculares. Não é um Sungrazer, este cometa Lovejoy fez sua maior aproximação ao Sol em torno de 22 de dezembro de looping acima do plano da eclíptica. Agora indo para o Sistema Solar exterior, Lovejoy começou o novo ano cerca de 6,7 minutos-luz do planeta Terra.