Portal da Educao Adventista

*Caixinha de Descobertas *

6

fev
2010

Como fazer um Plano de aula!

Como fazer um Plano de aula!

 

Vamos por etapas:

comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: faz-lo para si prprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!

Como assim?! Voc deve estar se perguntando...

simples: o centro de um Plano de aula , sem dvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que voc est propondo.

preciso fazer com que o aluno estude para aprender e no para "passar de ano" e voc s conseguir isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) o "tema central".

Mas o que eu, como professor(a), penso no conta?

claro que sim, pois ns, educadores, somos os responsveis por propiciar situaes em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno no um ser que no sabe nada e vai escola para aprender tudo com o professor, que o detentor do saber.

Agora que j "sabe" que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, voc deve preocupar-se em criar situaes interessantes para sua aula. Como so seus alunos? Do que mais gostam? Ouvir histrias, cantar...?

Evite pensar: "Como vou ensinar isto turma?" e pense: "Como meus alunos iro aprender isto?". O processo de ensino-aprendizagem uma troca gostosa: voc aprende com seus alunos e eles com voc, pois cada criana j chega escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor...

Os alunos no so todos iguais, logo no aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinio...

Vamos para a prtica!

Primeiro - TEMA GERADOR: Sua aula ser sobre o qu?

Segundo - OBJETIVO: O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER?

FAZER - o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Danar? Escrever? Recortar? Colar?

SABER - a atividade que seu aluno desenvolveu o levou a saber o qu? O que ele "aprendeu"?

 

SER - a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentar nele (o aluno) como pessoa, cidado?

Terceiro - PROCEDIMENTOS: como ser desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAA, SAIBA e SEJA?!

Quarto - AVALIAO: como voc avaliar seu aluno? (No fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, possveis, dvidas. Elogie, estimule, avalie!).



Algumas idias!

Monte um Plano de aula em que o aluno participe. Promova debates, oua-os e faa com que ouam a voc (eu utilizo muito a frase: Quando um fala o outro escuta!").

Criana gosta de se sentir til, promova brincadeiras para escolher o AJUDANTE DO DIA (em minhas aulas o ajudante conta uma histria ou narra um fato que aconteceu em sua vida, para a turma!). Decore a sala com enfeites confeccionados por eles mesmos.

Evite abstrair em suas aulas (principalmente na Educao Infantil) quando falar em "algo" leve "este algo" para que a turma veja. Se no puder levar, consiga fotos e mostre eles.

No crie situaes complicadas demais, oferea desafios pertinentes idade de seu aluno. Fale de situaes que lhe sejam familiares, cite o nome de algumas crianas e pea, se estas se sentirem seguras para tal, que contem como foi seu dia, ou como foi sua ltima festa de aniversrio... A partir da conduza a aula de acordo com o TEMA GERADOR e v inserindo os contedos propostos

 

  

PLANO DE AULA (sugesto - Faixa etria 6 anos)

TEMA GERADOR: Noes de lateralidade

OBJETIVOS:

Danar a msica "Roda, roda, roda e no saia do lugar"


Pintar, recortar e montar um boneco;

Trocar de lugar com colegas de turma observando quem est ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO;

Escrever o nome do colega que se senta sua ESQUERDA e sua DIREITA (fazendo interdisciplinaridade com Portugus);

Falar de situaes que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia;

Saber distinguir o DIREITO do ESQUERDO, aps desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula;

Compreender que a lateralidade est em sua vida, associando o que est sendo proposto com situaes de seu dia-a-dia.

PROCEDIMENTOS:

Iniciar a aula abordando o TEMA GERADOR atravs de um debate com a turma respeitando suas experincias prvias;

Trocar de lugar com os colegas (corrida do bonde), observando quem est ao seu lado DIREITO e ESQUERDO;

Aps a brincadeira pintar, recortar e montar o boneco;

O ajudante do dia, ou outra criana que o queira, contar uma Histria (ou alguma situao que tenha acontecido em sua casa) sobre o Tema gerador;

Escrever no caderno (atividades propostas no quadro-de-giz) o nome dos colegas que se sentam ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO"".



AVALIAO:

Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos;

Registrar os avanos da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criana. Desta forma acompanhando o desenvolvimento dos alunos.

 

S ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos e se prepara para chegar l!

A atividade de planejar considerada complicada, chata e burocrtica por boa parte dos professores!

Planejar simples... Defina os objetivos e o caminho para alcan-los. preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave para o sucesso! Quer saber mais? Clique aqui.


OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR!

1) ESQUEA A BUROCRACIA

Antes o Plano vinha pronto, em pacotes. Hoje quem leciona tem espao para criar!

2) CONHEA BEM DE PERTO O SEU ALUNO

Pergunte-se sempre: "O que meu aluno deve e pode aprender?".

3) FAA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)

O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM

Uma pessoa s pode ensinar aquilo que sabe, porm preciso, tambm, saber como ensinar.


5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE

Voc deve saber se os temas trabalhados em sala so importantes do ponto de vista do aluno.

6) DEFINA O QUE MAIS IMPORTANTE

Os critrios para estabelecer o que mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.

7) PESQUISE EM VRIAS FONTES

Toda aula requer material de apoio. Busque informaes em livros, em revistas, na Internet...

8) USE DIFERENTES MTODOS DE TRABALHO

Mtodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas so excelentes aliados!

9) CONVERSE E PEA AJUDA

Converse com os colegas! Aproveite as reunies!

10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA

Compre um caderno e anote, no fim do dia, tudo o que voc fz em classe. Esta uma forma de voc analisar o que est ou no dando certo em seu trabalho!

 

(autor desconhecido - recebido por e-mail)

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

22

abr
2013

eliane

estou comeando no magisterio e preciso montar um plano de aula ja fiz estagio no jardim agora vou comear nas series inciais desde ja agradeo a ajuda

22

abr
2013

eliane maria gonalves

estou comeando no magisterio e preciso montar um plano de aula ja fiz estagio no jardim agora vou comear nas series inciais desde ja agradeo a ajuda

22

abr
2013

eliane maria gonalves

estou comeando no magisterio e preciso montar um plano de aula ja fiz estagio no jardim agora vou comear nas series inciais desde ja agradeo a ajuda

22

mar
2013

Elisabete

Valeu por estas ricas informaes. estou prescisando de socorro. Meus alunos conversa muito em sala de aula no consigo atrair para as aulas, no sei o que fazer.

16

fev
2013

Natasha

Se eu anotar tudo o que fiz na aula, no farei outra coisa na vida!

12

jun
2012

HELEN REGINA

FOI OTIMO E MUITO UTIL P MIM

12

jun
2012

HELEN REGINA

FOI OTIMO E MUITO UTIL P MIM

17

abr
2012

RELNA FAGUNDES

adorei as dicas foram muito uteis, agora vou visitar sempre

12

fev
2012

n santos

adorei este mandamentos, estao corretissimos,obrigada por uma luz sobre planejar;

13

jun
2011

Lcia

Muito bom encontrar esse site.

Visitinhas...

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.